Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, quinta-feira, 22 de junho de 2017. Atualizado às 23h42.

Jornal do Comércio

Economia

COMENTAR | CORRIGIR

Consumo

Notícia da edição impressa de 23/06/2017. Alterada em 22/06 às 21h03min

Brasileiro é suscetível apromoções, diz pesquisa

O Brasil está entre os países com maior potencial de compras promocionais, segundo levantamento divulgado ontem pela Kantar Worldpanel, empresa global especializada em comportamento de consumo. O índice nacional é de 40,1%, à frente de Argentina (40%), Reino Unido (38%), Itália (34,5%), Holanda (20,6%), Alemanha (17,4%), Espanha (14,5%) e França (13,5%).
Em 25% das ocasiões de compra, a promoção é levada em consideração pelo consumidor, e 55% deles declaram que o preço reduzido é o principal fator de escolha da loja. Outro dado chama bastante a atenção: 80% dos consumidores brasileiros compraram itens em promoção no primeiro trimestre de 2017.
A amostra da Kantar Worldpanel aponta que os chamados "independentes maduros" (com mais de 50 anos) gastam ainda mais que os "independentes jovens" (com até 49 anos), porque encaram as compras como um programa, e não como uma obrigação. Os mais velhos foram, em média, 88 vezes ao ponto de venda em 2016 (abril de 2016 a março de 2017), enquanto os mais novos, nesse mesmo período, visitaram 78 vezes. Apenas os casais com filhos adultos superam os dois primeiros, com 93 idas ao ponto de venda.
"O brasileiro adora uma promoção. O que a gente viu e talvez não tenha mostrado aqui é que esse 'independente maduro' gasta ao menos 14% a mais em promoção do que os 'independentes jovens', nas próprias promoções on-line", afirma Manoela Bastian, diretora sênior de Soluções Comerciais e Especializadas da Kantar.
 
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia