Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Negócios corporativos

- Publicada em 20 de Junho de 2017 às 23:29

Teresópolis terá Hub da Saúde e um Bourbon

Empreendimento do Hub da Saúde será na avenida Aparício Borges, no bairro Teresópolis

Empreendimento do Hub da Saúde será na avenida Aparício Borges, no bairro Teresópolis


FREDY VIEIRA/JC
Principal ligação entre o Norte e o Sul de Porto Alegre, a Terceira Perimetral, uma via expressa de 12 quilômetros que passa por 20 bairros, vive grandes transformações desde a última década, especialmente no trecho Dom Pedro II - Carlos Gomes - Salvador França. Diversos empreendimentos residenciais e comerciais surgiram ou estão em gestação.
Principal ligação entre o Norte e o Sul de Porto Alegre, a Terceira Perimetral, uma via expressa de 12 quilômetros que passa por 20 bairros, vive grandes transformações desde a última década, especialmente no trecho Dom Pedro II - Carlos Gomes - Salvador França. Diversos empreendimentos residenciais e comerciais surgiram ou estão em gestação.
Com estímulos à construção civil previstos no Plano Diretor, a avenida é apontada como um novo eixo de centralidade da Capital. Entretanto, o desenvolvimento na Terceira Perimetral não é uniforme. Na área mais próxima à Zona Sul também se verificam mudanças, mas num ritmo mais lento.
A partir da avaliação de que a região é carente em equipamentos urbanos como shopping e serviços de saúde, a construtora Melnick Even, o Grupo Zaffari e o Hospital Moinhos de Vento decidiram lançar o primeiro projeto do chamado Hub da Saúde de Porto Alegre na avenida Aparício Borges, no bairro Teresópolis.
O complexo multiuso prevê um shopping Bourbon - será o quinto na Capital - com supermercado, unidade do Hospital Moinhos de Vento para diagnósticos, exames e atendimento médico de baixa e média complexidade, além de duas torres, uma residencial, com 140 lofts e apartamentos de 1 dormitório, e outra comercial, que terá 168 salas e consultórios, bem como seis unidades clínicas.
"É um empreendimento ousado, que induz o desenvolvimento da região e altera o mercado imobiliário", definiu o presidente da Melnick Even, Leandro Melnick. Ao lado da questão de mercado, isto é, atender a um público carente de alguns serviços, também influenciou a opção por lançar primeiro o complexo no Teresópolis as questões de licenciamento, que estão concluídas na prefeitura.
{'nm_midia_inter_thumb1':'http://jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2017/06/21/206x137/1_fv210617melnick023-1568888.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'594a96e2e3186', 'cd_midia':1568888, 'ds_midia_link': 'http://jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2017/06/21/fv210617melnick023-1568888.jpg', 'ds_midia': 'Foto de onde será o projeto do Hub da saúde', 'ds_midia_credi': 'FREDY VIEIRA/JC', 'ds_midia_titlo': 'Foto de onde será o projeto do Hub da saúde', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '533', 'align': 'Left'}Com o empreendimento na avenida Aparício Borges, próximo à avenida Oscar Pereira, o projeto Hub da Saúde totaliza cinco lançamentos - o primeiro foi o MaxPlaza em Canoas. Os outros quatro são na Capital: o do Teresópolis, apresentado ontem; o da Cavalhada (Zona Sul da cidade), um na avenida Grécia (Zona Norte) e o outro é o Pontal, na área do antigo Estaleiro Só, orla do Guaíba.
A localização dos cinco forma uma meia lua em torno do Hospital Moinhos de Vento, na rua Ramiro Barcelos, que segue como referência para atendimentos de alta complexidade. A escolha dos terrenos também levou em conta um estudo que prevê o atendimento de uma região que abrange cerca de 500 mil pessoas cada.
Todos ficam em grandes avenidas, atendendo ao conceito de centralidade, além de conectividade - união no mesmo local de vários serviços e comodidades como estacionamento, facilidade de acesso e segurança. O objetivo é evitar deslocamentos e resolver diversas tarefas no complexo.
Leandro Melnick explica que a ideia é lançar as próximas unidades do Hub da Saúde com, no máximo, um ano de diferença entre uma e outra. "Trabalhamos para apresentar outro projeto ainda neste ano", ressaltou.
O superintendente executivo do Hospital Moinhos de Vento, Mohamed Parrini, destacou que a iniciativa ajuda o sistema de saúde da cidade e que a decisão da parceria se deu após muitos estudos.

Temos outros projetos em licenciamento, informa Zaffari

Porto Alegre está bem atendida de centros comerciais grandes. A observação é do diretor do Grupo Zaffari, Claudio Luiz Zaffari, antes de falar sobre o novo Bourbon Teresópolis, que integrará o complexo Hub da Saúde no local. O projeto começou há 10 anos com a aquisição de imóveis na região. O shopping deve ter 12 mil metros de área bruta locável. "Para calibrar a informação, o Moinhos Shopping tem cerca de 10 mil m2", compara. Nesta entrevista ao Jornal do Comércio, o executivo confirma a inauguração de um hipermercado em Canoas, no shopping da Multiplan neste ano, e informa que tem vários projetos em licenciamento na Capital. Também comenta a sinergia de unir empreendimentos imobiliários, shopping e serviços da saúde.
Jornal do Comércio - Há projetos de outros Bourbon ou lojas Zaffari na Capital?
Claudio Luiz Zaffari - Sempre trabalhamos com planejamento de médio e longo prazo. Neste ano há mais uma inauguração em Canoas, no shopping novo (a outra foi o Zaffari Hípica, na Capital). Mas Porto Alegre tem projetos em andamento, este (o do Teresópolis) talvez seja o primeiro a iniciar as obras. Há outros projetos que estão licenciando, aprovando, em breve poderemos divulgar.
JC - Em Porto Alegre, algum mais neste ano?
Zaffari - Para inaugurar não, para tramitar, sim. Mas cada um com seu tempo e o seu momento.
JC - Um dos projetos do Hub da Saúde é na avenida Grécia e, naturalmente, não incluirá um novo Bourbon, deve se integrar ao shopping existente. Quais os atrativos do complexo para lá?
Zaffari - O empreendimento na avenida Grécia, ainda em tramitação, tem um espaço indicado para a ampliação dos serviços de saúde. Aliás, aquela região é um polo de saúde importante da cidade, com dois hospitais federais (Conceição e Cristo Redentor). Junto com o complexo que, inicialmente, deve ter cinco torres dedicadas ao múltiplo uso, também tem um centro de eventos e ainda a possibilidade de mais duas torres em um segundo momento. É um processo de etapas, que deve ser implementado ao longo do tempo, completando o empreendimento que está lá, o Bourbon Wallig.
JC - Esses lançamentos de novas lojas e shoppings em parceria com empreendimentos de outros setores é uma tendência?
Zaffari - Equipamentos com essas características são bastante comuns em outros países, nós é que estamos começando a caminhar com eles. Somente fazer a loja de varejo, às vezes é possível e necessário. Às vezes, não, temos que entender toda a potencialidade daquela região. Isso é enxergar a urbanidade necessária. Pode haver outras parcerias? Sim, sem nenhum problema, faz parte do processo normal de desenvolvimento da cidade e dos negócios que estamos envolvidos. É possível ter sinergias, porque tem estacionamentos, serviços, apoio, segurança, espaço, acesso... Sem dúvidas, outras alternativas surgirão dentro do mercado.

Obras viárias de contrapartida

Adequação de via e construção de retorno para quem vem da Zona Sul pela avenida Teresópolis, utilizando a Terceira Perimetral para retornar ao Sul.
Prolongamento da rua Luiza Rocco, que começa na avenida Oscar Pereira e agora vai ser estendida até a avenida Teresópolis.
Melhoria na avenida Oscar Pereira para conversão à Terceira Perimetral em direção à Zona Sul da cidade.
Melhorias nas paradas de ônibus.
Interligação do corredor de ônibus da avenida Teresópolis com o corredor da Terceira Perimetral.
Revigoração da iluminação pública, arborização e sinalização de trânsito.

Raio-x do Hub da Saúde Teresópolis

Iniciativa em parceria da incorporadora Melnick Even, Grupo Zaffari e Hospital Moinhos de Vento, o complexo multiuso localizado em um terreno de 14 mil metros quadrados na avenida Aparício Borges, em Porto Alegre prevê:
Bourbon Shopping com supermercado e 12 mil metros quadrados de área bruta locável em dois pavimentos e com 608 vagas de estacionamento.
Linked Teresópolis, empreendimento da Melnick com duas torres e R$ 105 milhões de valor geral de vendas. Um edifício é residencial, com 140 lofts e apartamentos de 1 dormitório; o outro é comercial, com 168 salas comerciais e consultórios e seis unidades clínicas.
Unidade do Hospital Moinhos de Vento com 660 metros quadrados para diagnóstico e atendimento de média e baixa complexidade.
As obras começam no segundo semestre e devem durar 38 meses, com inauguração prevista para o segundo semestre de 2020. Serão 500 empregos diretos e 2,5 mil empregos indiretos gerados durante a construção.