Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 09 de Junho de 2017 às 13:30

Compra da The Body Shop é passo decisivo para internacionalização, diz Natura

Agência Estado
O presidente da Natura, João Paulo Ferreira, considera que a aquisição da rede The Body Shop representa um "passo decisivo" para a internacionalização da empresa, que passará a ter presença em 70 países. Em teleconferência com jornalistas nesta sexta-feira, o executivo deu poucos detalhes sobre os planos para o negócio cuja compra está em fase de conclusão, mas avaliou que a marca vai complementar a atuação da Natura.
O presidente da Natura, João Paulo Ferreira, considera que a aquisição da rede The Body Shop representa um "passo decisivo" para a internacionalização da empresa, que passará a ter presença em 70 países. Em teleconferência com jornalistas nesta sexta-feira, o executivo deu poucos detalhes sobre os planos para o negócio cuja compra está em fase de conclusão, mas avaliou que a marca vai complementar a atuação da Natura.
Além da internacionalização, Ferreira destacou como objetivos da transação a aquisição de uma marca cujo ideal de negócios converge com o da Natura. Ele mencionou aspectos quanto a crença de desenvolvimento social e sustentável. O presidente da Natura avaliou ainda que o negócio traz complementaridade de canais, com o desenvolvimento do varejo e relações com franqueados.
A Natura anunciou nesta sexta que pretende comprar 100% das ações da The Body Shop International e seu grupo de subsidiárias, com fechamento da operação ainda em 2017. A oferta vinculante foi apresentada para a L'Óreal em Paris e considera o valor (enterprise value) de 1 bilhão de euros.
Ferreira, que considerou o anúncio da negociação com a L'Oreal como "um dia histórico" para a Natura, disse que The Body Shop continuará como uma marca independente - assim como a australiana Aesop, comprada pela Natura em 2013.
A integração levará o grupo Natura a um faturamento consolidado de R$ 11,5 bilhões, com 3,2 mil lojas. Apenas no Brasil The Body Shop possui 133 lojas.
Aprovada pelo Conselho de Administração da L'Oreal, a proposta de aquisição da Natura está sujeita à consulta ao Conselho de Colaboradores da empresa francesa. Deve ainda passar pela aprovação de órgãos antitruste, como o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
A etapa do Conselho de Colaboradores, no entanto, é apenas consultiva, o que faz o negócio já estar em estágio considerado avançado.
A L'Oreal iniciou um processo competitivo para venda da The Body Shop no início deste ano. A rede tem enfrentado dificuldades e analistas consideram que a rentabilidade do negócio está aquém do desejável.
Questionado sobre uma necessidade de revitalização do negócio, Ferreira afirmou que a Natura "ficou positivamente impressionada" pela força da marca e planos de fortalecimento do negócio já existentes na The Body Shop.
"Acreditamos que as raízes em comum que temos no nosso trabalho poderão adicionar ainda mais valor para esses planos (de fortalecimento)", disse Ferreira, sem dar detalhes.
A Natura afirmou que já teve aprovada junto a bancos uma estrutura (funding) para a aquisição da The Body Shop. Em teleconferência com jornalistas, o vice-presidente de Finanças e Relações com Investidores da companhia, José Roberto Lettiere, disse que os recursos de financiamento serão parte em moeda estrangeira e parte em reais e que o prazo de amortização é "bastante razoável".
Lettiere afirmou que o pagamento à L'Oreal ocorrerá de forma integral no momento do fechamento do negócio.
Analistas do JPMorgan calcularam que a aquisição deve elevar a alavancagem da Natura. O endividamento líquido, de acordo com os cálculos do banco, pode sair do patamar atual de 1,2 vez o Ebitda para até 3,2 vezes.
Durante a teleconferência, Lettiere considerou que a Natura "acredita muito no potencial do negócio com a futura geração de caixa" das companhias combinadas. "A composição do serviço da divida é bastante competitiva em relação ao potencial desse negócio e estamos bastante confortáveis com nossa estrutura de funding", concluiu.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO