Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, quinta-feira, 22 de junho de 2017. Atualizado às 10h21.

Jornal do Comércio

Apoio:
21/06/2017 - 19h42min.
Alterada em 22/06 às 10h24min
COMENTAR | CORRIGIR

Cliever faz demonstração de impressão 3D

Conhecida por fabricar a primeira impressora 3D totalmente nacional, a gaúcha Cliever Tecnologia esteve presente no lançamento do Mercado Digital. E realizou, ao vivo, a impressão do logotipo do blog e do Jornal do Comércio.
A impressão foi feita com uma impressora 3D Cliever CL2 Pro +, que utiliza a tecnologia de impressão por meio da deposição de filamento plástico fundido. Um profissional modelou o design do logotipo do Mercado Digital utilizando um software 3D e depois o enviou para a impressora, que processou digitalmente este arquivo e transformou de forma automática em uma linguagem de máquina.
A produção do modelo se deu de forma laminar. O equipamento funde um filamento plástico, controlando os movimentos do bico injetor que vai depositando o material em locais determinados. Uma vez concluída a camada, o equipamento parte para a próxima camada, e assim sucessivamente, até a conclusão do objeto. O material utilizado para a impressão foi um termoplástico chamado PLA, produzido de matérias renováveis.
“A grande vantagem deste processo é a liberdade criativa. Com a impressão 3D é possível desenvolver formas e modelos que não são possíveis de serem fabricados em outros processos, criando assim designs únicos”, destaca o CEO da Cliever, Rodrigo Krug.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia

Patricia Knebel

Ecossistemas de inovação, tendências globais para os negócios, marketing digital, as tecnologias que são os pilares da transformação digital (como mobilidade, Internet das Coisas e Big Data) e todas as novidades que impactam o comportamento dos consumidores e o futuro das empresas e das cidades estão na coluna Mercado Digital. Estou feliz por você estar aqui.