Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, domingo, 18 de junho de 2017. Atualizado às 21h22.

Jornal do Comércio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
José A. V. da Cunha

Intervalo

Notícia da edição impressa de 19/06/2017. Alterada em 16/06 às 18h45min

Debates que fazem a diferença...

Um balanço final do 21º Festival Mundial de Publicidade de Gramado mostra que a programação desta edição trouxe diferentes pontos de vista e conteúdos e provocações que podem ser considerados relevantes ao negócio da Comunicação. O tema geral já representou um forte desafio ao propor reflexões sobre as diferenças, sejam elas entre concepções e modelos de negócio, sejam referentes a pessoas e empresas. O público estimado em 2,5 mil participantes deu várias demonstrações de que gostou do que ouviu, a ponto de aplaudir em pé personagens como Regina Casé ou fazer fila para uma boa selfie com o publicitário Roberto Dualibi.

... com organização impecável

Agenda relevante: muitas provocações e aplausos

Agenda relevante: muitas provocações e aplausos


CLARISSA MENNA BARRETO/CLARISSA MENNA BARRETO/FAMECOS/DIVULGAÇÃO/JC
Houve críticas também, claro, como as direcionadas à pouca representatividade feminina na apresentação e condução de painéis. De qualquer forma, a iniciativa da Alap (Associação Latino-Americana de Publicidade) foi bem sucedida, graças em boa parte à organização perfeita, a cargo da Capacità Eventos, que teve a supervisão direta e permanente de sua diretora Eliana Azeredo. O atencimento à imprensa ficou a cargo da Enfato Comunicação, capitaneada pela sócia e diretora Mariana Turkenicz. Um ambiente reservado deu guarida aos mais de 100 jornalistas que se inscreveram para acompanhar o evento.

As contribuições de um evento...

O dirigente da Africa e presidente do festival, Sérgio Gordilho, esteve sempre presente nos eventos realizados nos salões do Serra Park, em Gramado. Ele disse que o incentivo e a ajuda à construção de pensamento sobre o tema central, as diferenças, são apenas algumas das contribuições deste evento. "O festival ajuda na construção de um pensamento em cima de um tema que é contemporâneo e atual, mas o legado a gente vai descobrir daqui a alguns anos, quando daqui saírem outros Nizans, outros Fábios Fernandes, outros Marcelos Serpa", afirmou o baiano, em entrevista ao Coletiva.net.

... que formam conhecimento

Gordilho: dos tempos de estudante

Gordilho: dos tempos de estudante


CLARISSA MENNA BARRETO/CLARISSA MENNA BARRETO/FAMECOS/DIVULGAÇÃO/JC
Gordilho veio ao festival de publicidade pela primeira vez ainda estudante de Arquitetura, e hoje diz que o evento foi responsável por mudar em muito a sua visão sobre o negócio da propaganda. Agora defende a ideia de que é preciso lembrar que a publicidade tem muito a oferecer. "A propaganda é uma indústria de muita relevância para o Brasil, ela é a base da liberdade de imprensa, é a base de reflexos de valores da sociedade."

Atendimentos batem ponto

O Grupo de Atendimento do Rio Grande do Sul (GA-RS) aproveitou a oportunidade do Festival de Gramado para realizar um encontro que reuniu cerca de 50 profissionais, que se dedicaram a debater a relevância de seu segmento no mercado publicitário. Foi a segunda edição do Encontro Nacional de Grupos de Atendimento, que desta vez trouxe os dirigentes dos grupos de São Paulo e do Paraná, Cláudio Kalim e Bruno Lunardon, respectivamente. Kalim fez questão de registrar que o debate foi extremamente válido: "Nossa função é muito criticada e temos que discutir nossa importância. Participamos das decisões e da cocriação, e temos informação para agregar no negócio e trazer resultado tanto para o cliente quanto para a agência".

Universitários atuantes

Equipes da ESPM, Feevale e Famecos atuaram durante o Festival de Publicidade de Gramado, executando ações que de alguma forma foram além da simples participação. Os da ESPM, em parceria com GNC Cinemas, fizeram registros das atividades que, no turno seguinte, eram transmitidos antes dos painéis. A equipe da Agência Experimental de Comunicação da Feevale acompanhou toda a programação. E uma equipe da Famecos desenvolveu conteúdos para redes sociais da Capacitá e entrevistou convidados dentro do estande da Pucrs.

Parceiros

PAES BITENCOURT & Associados, dirigida pelo especialista em Gestão de Relacionamento com a Mídia, Rogério Bitencourt, passa a prestar consultoria de Comunicação Integrada e Assessoria de Relacionamento com a Mídia para o escritório Escosteguy Advogados. Dirigido por Michel Escosteguy, a empresa tem entre seus clientes as chinesas Greengrid e Insigma e a centenária japonesa Fujikura Cabos. Já no portfólio da Paes Bitencourt estão grifes como Melnick Even, Altus, IBM, Petrobras, Sterling Software, ABRH-RS e PGQP.
CANAL DE TV BAH, ex-Canal 20, aproveitou os dias de agenda do Festival Mundial de Publicidade de Gramado para reforçar seu novo posicionamento junto ao mercado. Sob o comando dos sócios-diretores Aline e Zento Kulczynski, a emissora transmitiu drops de todas as atividades, durante o período de 7 a 9 deste mês.
 

Tá ligado

> A empresa de endomarketing HappyHouse Brasil apresentará cases sobre o assunto em seminário aberto ao público, quando sua diretora-presidente, Analisa Brum, irá ministrar o "Seminário Endomarketing - Uma Visão Estratégica". Material não falta: desde sua criação, no ano 2000, foram produzidas 17 mil campanhas e mais de 98 mil peças, além de uma média de 50 treinamentos por ano. Participarão também profissionais convidados de outros estados. Será dia 28, e mais informações podem ser obtidas pelo endereço [email protected].

By the way...

... é fácil deixar uma autoridade gramadense em estado de pânico: basta dizer que o Festival de Publicidade pode sair de lá em busca de outro porto.
 

Perfil

ale_cauduro coluna Intervalo divulgação coletiva


COLETIVA/DIVULGAÇÃO/JC
O perfil publicado nesta semana por Coletiva.net é do CEO da Huia, Alessandro Cauduro.
 
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia