Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, segunda-feira, 26 de junho de 2017. Atualizado às 23h31.

Jornal do Comércio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Fernando Albrecht

Começo de Conversa

Notícia da edição impressa de 27/06/2017. Alterada em 26/06 às 21h33min

Mudanças na Lima e Silva

Movimento de bares na rua Lima e Silva

Movimento de bares na rua Lima e Silva


MARIANA CARLESSO/MARIANA CARLESSO/JC
Seja por causa de aluguéis caros, seja pela crise ou até mesmo em função de ampliação com o sucesso dos negócios, o fato é que as mudanças são constantes nas operações comerciais de ruas como a Lima e Silva, principal artéria do bairro Cidade Baixa em Porto Alegre. A cada ano ou mesmo em seis meses, é possível perceber uma dúzia de novidades em um espaço curto, de algumas quadras, como no trecho da Lima entre as avenidas Venâncio Aires e Loureiro da Silva.

Novidades...

Pelas fachadas, dá para ver que a farmácia virou salão de beleza, o bar fechou as portas e deu lugar a um sushi, a sorveteria não deu certo e por ali se instalou um restaurante que serve buffet no almoço. A Lima e Silva não para. Outras mudanças são um estúdio de tatuagem que também funciona como bar (foto) e, do outro lado da rua, a ampliação do Dirty Old Man.

...e baixas

Uma das baixas recentes foi nos estabelecimentos mais antigos, o bar Copão. Outros seguem a pleno, como o Parangolé, onde há oferta de boa música diariamente. Imóveis em obras/reformas mostram que mais novidades vem aí na boêmia Lima e Silva. Isso sem falar nos prédios mistos em construção ao lado do Zaffari.

Gelo quente

O BarraShoppingSul traz de volta a partir de hoje a Pista de Patinação no Gelo, montada na Praça Rosa dos Ventos. São disponibilizados 165 pares de patins com opções do número 28 a 47. Não é algo novo em Porto Alegre. Nos anos 1960, chegou a ser febre, com duas pistas de gelo, uma na avenida Carlos Gomes e outra na Osvaldo Aranha. Assim como veio, a moda se foi.

O chifre do cavalo

Para quem não entende de campo e como opera a aviação agrícola nas lavouras, é fácil acreditar que uma das propriedades do ministro da Agricultura, Blairo Maggi, servia para o tráfico de drogas. Toda a área tem 11 pistas registradas na Anac que são usadas pela aviação agrícola e pequenas aeronaves de terceiros. Não são aeroportos controlados, são campos de pouso. Mas a mídia tem disso. Blaggi já foi rotulado, julgado e condenado porque viram chifre em cabeça de cavalo.

Ombro a ombro

A Mercur, produtora de borrachas de Santa Cruz do Sul, transformou diretores em facilitadores e até diminuiu o horário de trabalho. Como ela conseguiu essa proeza é tema de palestra do facilitador da Mercur, Breno Renato Strüssmann, hoje às 8h, promoção da Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA).

Ainda bem

O governo federal sancionou lei que permite ao comércio cobrar mais barato em pagamentos à vista (matéria nesta edição). Era outra daquelas aberrações modernas que careciam de lógica, salvo se analisada pelos ganhos financeiros nas operações de compra. Pechinchar volta a valer a pena.

Em compensação...

...o fim do e-sedex dos Correios vai resultar em mais custo para o e-commerce. As compras on-line podem ficar até 30% mais caras com o fim do serviço, que tinha preços diferenciados.

Miúdas

  • BURACOS nas ruas da Capital deixaram de ser meros buracos, são poços profundos e estão impunes há horas.
  • EM alguns deles, como na Vasco da Gama proximidades do viaduto, cabe uma roda inteira. Outros cortam pneus com facilidade.
  • PUBLICITÁRIO gaúcho Tom Soraire lidera a equipe de criação que ganhou Leão de Prata de Cannes para aktuellmix/Hershey's.
  • DA série "Sai dessa": pelo Datafolha, Lula (PT) lidera a pesquisa presidencial com 30% das intenções de voto.
  • JAIR Bolsonaro (PSC) figura em segundo ou terceiro, com 16%, mas com rejeição de 30%.

Finais

  • AMBEV realiza hoje/14h30min a "Caminhada com a Comunidade" de preservação ambiental no entorno da Maltaria Navegantes, em Porto Alegre.
  • IBGC - Instituto Brasileiro de Governança Corporativa promove a palestra Governança da Família Empresária amanhã/8h/Hotel Deville Prime Porto Alegre.
  • SECRETÁRIO estadual do Desenvolvimento, Márcio Biolchi será o palestrante da reunião-almoço da Abimaq-RS nesta quinta-feira/Fiergs.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia