Porto Alegre,

Anuncie no JC
Assine agora

Publicada em 22 de Maio de 2017 às 17:53

Vinho e suco de uva são aliados da saúde

Coordenadora de pesquisa na área, Caroline destaca incremento na produção de suco de uva, com investimentos em tecnologia e qualidade, além do aumento do consumo

Coordenadora de pesquisa na área, Caroline destaca incremento na produção de suco de uva, com investimentos em tecnologia e qualidade, além do aumento do consumo

MARCELO G. RIBEIRO/JC
Compartilhe:
JC
JC
A ciência está comprovando, por meio de diferentes estudos em todo o mundo, o que os moradores da serra gaúcha já sabem há décadas: os principais derivados da uva, como o vinho e o suco, são grandes aliados da saúde.
A ciência está comprovando, por meio de diferentes estudos em todo o mundo, o que os moradores da serra gaúcha já sabem há décadas: os principais derivados da uva, como o vinho e o suco, são grandes aliados da saúde.
O consumo de suco de uva no Brasil ainda é muito baixo. São cerca de 0,7 litro por pessoa ao ano. O de vinho é de aproximadamente 2 litros per capita no mesmo período. Para comparar: o refrigerante tem uma média de consumo de 30 litros per capita, uma lavada. Por essa razão, a indústria está convencida de que a melhor forma de alavancar o consumo e, por consequência, as vendas é investir em pesquisa e na divulgação dos benefícios dos derivados da uva.
Se depender do mundo cada vez mais conectado na prevenção e boa forma e nos resultados de estudos científicos respeitados, a tarefa não será difícil. Esse propósito norteia a realização do Simpósio Internacional Vinho e Saúde, que ocorre de 1 a 3 de junho, em Bento Gonçalves. O evento, em sua terceira edição, também faz parte das comemorações do Dia do Vinho.
O simpósio reunirá 11 palestrantes brasileiros e seis internacionais entre os principais pesquisadores do mundo sobre derivados de uva, entre eles uma das responsáveis por um dos trabalhos mais completos da área, o Predmed, a médica Rosa Lamuela-Raventos. O projeto científico, iniciado há alguns anos na Europa, analisou os benefícios da dieta mediterrânea. Rica em vegetais, com predominância de pescados e outras carnes brancas às carnes vermelhas, e do azeite de oliva, também se caracteriza pelo estímulo ao consumo moderado de vinho. Como a bebida é apreciada na região do estudo há séculos, foi possível aferir, juntamente com a dieta, os efeitos da bebida por meio de questionários. O trabalho envolveu mais de 7 mil pessoas.
E uma de suas conclusões confirmou uma das fontes de juventude da nossa serra. "O consumo do suco de uva e do vinho com moderação está relacionado à prevenção de doenças cardiovasculares, redução da pressão arterial, diminuição do risco de aparecimento de enfermidades neurológicas, prevenção de envelhecimento precoce e auxílio na redução de peso", relaciona a mestre e doutora em Biotecnologia e pós-doutora pela Georgetown University Medical Center, Caroline Dani.
Professora do Centro Universitário Metodista IPA, ela vai além e mostra que, em números, essa proteção é mais impressionante. "O consumo de até 300 ml para homens e 150 ml para mulheres de vinho, e de até 400 ml de suco de uva para adultos, por dia, protege em até 80% contra os riscos das doenças cardiovasculares."
Outro estudo, desenvolvido no IPA e coordenado por Caroline, revelou outro benefício dos polifenóis presentes na uva: a proteção do sistema nervoso central, com a melhora da cognição e da memória em um grupo de idosos que consumiu suco de uva por 30 dias. Há também trabalhos que revelam o aumento da atividade cerebral e de proteção contra o câncer de mama, além da redução do risco de diabetes e obesidade, com ganhos na prática de atividades físicas.
Segundo Caroline, mais de 20 mil famílias vivem da produção do suco de uva no Estado. Nos últimos 10 anos, essa produção teve um boom de mais de 500%. "As empresas passaram a investir em tecnologia e aumentaram a qualidade dos produtos", afirma. Na outra ponta, os consumidores estão cada vez mais conscientes da importância de conhecer melhor o que estão consumindo.

Simpósio Internacional Vinho e Saúde

O III Simpósio Internacional Vinho e Saúde, que ocorre paralelamente à programação do Dia do Vinho, é uma realização do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) com apoio da Associação Brasileira de Enologia, da Embrapa Uva e Vinho, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) - fundação do Ministério da Educação - e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs). O evento ocorre na Fundação Casa das Artes (rua Henry Dreher, 127 - Bairro Planalto, em Bento Gonçalves), entre os dias 1 e 3 de junho.
A última mesa redonda do evento "Como a descoberta dos benefícios dos derivados da uva à saúde promovem uma reação em cadeia" é aberta ao público em geral e gratuita. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no site simposiovinhoesaude.com.br.

A dieta do mediterrâneo

As populações das regiões próximas ao Mar Mediterrâneo adotaram uma estilo de alimentação baseado no consumo de frutas, legumes, amêndoas, azeite de oliva, frutos do mar e vinho conhecida como a Dieta do Mediterrâneo. Paralelamente, diminuíram o consumo de açúcar e carne vermelha. Essas populações têm sobrevida maior e livre de problemas cardiovasculares e esse é o ponto de partida do estudo espanhol Predmed: a associação dessa dieta com a redução do risco cardiovascular.
Publicado em 2013, o estudo envolveu 7.447 pacientes. O trabalho fornece informações que sustentam a dieta do mediterrâneo como prática saudável e capaz de reduzir o risco cardiovascular. Dele saíram diversos outras análises ligadas à prática dietética como redução da pressão e da glicemia, menor incidência de diabetes e regressão de síndrome metabólica.

Derivados fazem milagres

CADERNO VINHOS E ESPUMANTES 2013.
CADERNO GASTRONOMIA E VINHOS 2013.

VINÍCOLA GARIBALDI EM GARIBALDI

NA FOTO: VINÍCOLA APOSTA NO AUMENTO DA PRODUÇÃO DE SUCO DE UVA PRODUZIDOS PELA EMPRESA E ADQUIRIU NOVOS EQUIPAMENTOS PARA AUMENTAR A PRODUÇÃO. PROCESSO DE INDUSTRIALIZAÇÃO,  FÁBRICA,

CADERNO VINHOS E ESPUMANTES 2013. CADERNO GASTRONOMIA E VINHOS 2013. VINÍCOLA GARIBALDI EM GARIBALDI NA FOTO: VINÍCOLA APOSTA NO AUMENTO DA PRODUÇÃO DE SUCO DE UVA PRODUZIDOS PELA EMPRESA E ADQUIRIU NOVOS EQUIPAMENTOS PARA AUMENTAR A PRODUÇÃO. PROCESSO DE INDUSTRIALIZAÇÃO, FÁBRICA,

JOÃO MATTOS/JC
Confira alguns efeitos dos derivados da uva no seu corpo:
  • Diminui a pressão arterial;
  • Aumenta o colesterol bom;
  • Diminuiu, e muito, o risco de problemas cardiovasculares;
  • Ajuda na prevenção de alguns tipos de câncer, como o de mama, por exemplo;
  • Favorece as funções hepáticas do fígado; reduz risco de doença renal;
  • Ajuda no combate à obesidade;
  • Influi positivamente no desempenho de atividades físicas;
  • Ajuda a melhorar a saúde muscular e manter os músculos flexíveis;
  • Fortalece o sistema imunológico, já que possui ativos com poder anti-inflamatório e antimicrobiano;
  • Previne demências e doenças degenerativas do cérebro; melhora a memória;
  • O resveratrol presente na uva ajuda a combater o cansaço;
  • O resveratrol também reduz os efeitos do envelhecimento e pode ajudar a prevenir rugas;
É importante lembrar que o vinho, por ser uma bebida alcoólica, deve ser consumido com moderação.

Notícias relacionadas