Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 30 de Maio de 2017 às 22:07

Anatel não vai prorrogar contratos de concessão de telefonia fixa

Agência Estado
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) não vai mais prorrogar a vigência dos contratos das concessionárias de telefonia fixa. De acordo com o presidente do órgão regulador, Juarez Quadros, os contratos, que vencem em 30 de junho deste ano, serão renovados de acordo com a legislação que está em vigor.
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) não vai mais prorrogar a vigência dos contratos das concessionárias de telefonia fixa. De acordo com o presidente do órgão regulador, Juarez Quadros, os contratos, que vencem em 30 de junho deste ano, serão renovados de acordo com a legislação que está em vigor.
A decisão envolve Telefônica, Oi, Embratel (Claro), Algar e Sercomtel. A principal implicação dessa decisão é que as empresas não poderão migrar do regime de concessões para o de autorizações, como previa o novo marco regulatório do setor, que acabou não sendo aprovado.
"Já fizemos várias prorrogações do contrato. Em junho, vence a última prorrogação. E o Conselho Diretor decidiu que não vamos mais fazer isso. Vamos sacramentar o contrato para o período entre 2016 e 2020 com base na regulação em vigor", afirmou Quadros. "Não dá para fazer a migração de concessão para autorização porque não há lei que dê base a isso", acrescentou.
No regime de concessões, a tarifa é estabelecida pela Anatel, e as empresas são obrigadas a cumprir obrigações como a universalização dos serviços. Já no de autorizações, as companhias praticam preços livremente e não precisam ofertar serviços nas regiões que não quiserem, a não ser que sejam as únicas operadoras em atuação nessas áreas.
Essa migração de regime é de interesse das empresas e é vista como fundamental para viabilizar a Oi, que é a maior concessionária do País.
O contrato de concessão dessas empresas venceu no fim de 2015 e foi prorrogado por três vezes, à espera da aprovação da nova lei de telecomunicações. Mas não há previsão de que o marco entre em vigor no curto prazo.
"Não podemos prorrogar indefinidamente. Vamos dar uma parada e assinar os contratos com base no quadro legal em vigor. Não podemos ficar em um ambiente de interinidade permanente", afirmou Quadros.
O projeto de lei que revia o marco foi aprovado na Câmara e no Senado no fim do ano passado, mas os senadores da oposição apelaram ao Supremo Tribunal Federal (STF), alegando que a proposta não tramitou nas comissões temáticas e, por isso, não poderia ter sido aprovada pelo Plenário. Assim, a proposta não foi sancionada pela Presidência da República e não pôde entrar em vigor.
As poucas alterações que serão possíveis nos novos contratos serão feitas com base na regulamentação sobre a universalização dos serviços. As novas regras foram aprovadas pela Anatel em dezembro do ano passado e podem entrar em vigor com a publicação de um decreto presidencial.
Essa regulamentação diz respeito a telefones públicos e estabelece como prioridade o atendimento a escolas, hospitais, delegacias, bibliotecas e museus, além de aeroportos e rodoviárias. A norma garante instalação de orelhões em localidades com mais de 100 habitantes, mas flexibiliza outras obrigações relacionadas ao uso desses telefones em grandes municípios.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO