Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Turismo

- Publicada em 21 de Maio de 2017 às 21:57

Enoturismo impulsiona setor vitivinícola gaúcho

Casa Perini, em Farroupilha, preparou eventos enogastronômicos

Casa Perini, em Farroupilha, preparou eventos enogastronômicos


DIEGO FRIGO/DIVULGAÇÃO/JC
Considerado uma renda extra para produtores de vinho, o enoturismo vem crescendo no País, principalmente na serra gaúcha, enquanto o setor amarga queda de vendas, aumento de custos e fechamento de pequenas empresas. Não à toa, nos últimos anos a categoria tem se mobilizado para atrair turistas às regiões produtoras, com projetos integrados, a exemplo do festival Dia do Vinho, realizado de forma descentralizada e simultânea em dezenas de municípios de três regiões do Brasil (Sul, Sudeste e Nordeste).
Considerado uma renda extra para produtores de vinho, o enoturismo vem crescendo no País, principalmente na serra gaúcha, enquanto o setor amarga queda de vendas, aumento de custos e fechamento de pequenas empresas. Não à toa, nos últimos anos a categoria tem se mobilizado para atrair turistas às regiões produtoras, com projetos integrados, a exemplo do festival Dia do Vinho, realizado de forma descentralizada e simultânea em dezenas de municípios de três regiões do Brasil (Sul, Sudeste e Nordeste).
Realizado pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação do Rio Grande do Sul (Seapi-RS) e pelo Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria (Segh) - Região Uva e Vinho, o evento - que este ano se iniciou em 19 de maio e segue até 4 de junho - promove atividades em uma diversidade de lugares e empreendimentos, principalmente vinícolas, hotéis, pousadas, bares e restaurantes do Rio Grande do Sul, São Paulo, Bahia e Pernambuco.
"O Dia do Vinho é bastante importante porque atrai muita gente também para as vinícolas que estão em microrregiões ou rotas de enoturismo ainda em fase de consolidação", avalia o diretor de Marketing da Vinícola Perini, Pablo Perini. Localizada em Farroupilha, a empresa preparou ações voltadas para o empório na sede da vinícola, como eventos de enogastronomia voltados para o público em geral. "Estamos com descontos nos valores de degustação de vinho com produtos variados, que vão desde tábua de frios até biscoito típico toscano. Neste caso, o ideal é harmonizar com um vinho fortificado", comenta o gestor.
No dia 3 de junho, os visitantes da Vinícola Perini podem optar pela harmonização de hambúrguer gourmet com vinho. "A ideia é desenvolver receita específica para harmonizar com o tannat", explica o diretor de Marketing da empresa. Para o gestor, esta é uma oportunidade de desmistificar o consumo do vinho. "Algumas pessoas acham que esta é uma bebida inatingível, sofisticada demais. Por isso, a escolha do hambúrguer, que bem elaborado funciona muito bem com vinho."
Além de promover o setor, o evento oportuniza que turistas conheçam o trabalho das vinícolas, e comprem os produtos por valores mais acessíveis, uma vez que as empresas podem comercializar sem os custos de frete e de varejo. "Estamos nos primeiros ares de inverno, o que ajuda bastante na comercialização e consumo do vinho", avalia o presidente do Ibravin, Dirceu Scottá. O dirigente explica que este ano foi realizado um trabalho "acirrado" de engajamento em todas as comunidades da Campanha e da serra gaúcha, São Paulo e Vale do São Francisco (PE e BA).
"O enoturismo vem se tornando cada vez mais forte, principalmente para pequenas e médias empresas, que chegam a comercializar 100% da sua produção para visitantes em vinícolas", afirma Scottá. Enquanto os passeios e degustações nas empresas crescem, o setor vitivinícola, que nos últimos cinco anos viu o número de empresas cair pela metade (passando de 600 para cerca de 390 indústrias) ainda amargou, primeiro trimestre deste ano, uma queda de 30% na comercialização da produção (95% oriunda do Estado). Paralelo a isso, houve aumento de 50% da importação (em volume de vinhos de menor valor) no mesmo período e diminuição de 5% no consumo da bebida em 2016. "Sem contar o aumento dos custos para produtores, devido ao incremento do IPI, o aumento do ICMS e a substituição tributária", elenca o presidente do Ibravin.

Dia do Vinho incentiva visitações em todo o Brasil

Com foco na divulgação de especialidades do setor vitivinícola, o Dia do Vinho - evento que se estende por mais de uma semana nas regiões produtoras do País - busca ampliar o acesso dos consumidores e desenvolver o hábito de inclusão da bebida no dia a dia da população.
Este ano, ao todo 30 vinícolas estão promovendo descontos de 10% a 30% na compra dos produtos, além de atividades (80 no total) dentro das empresas, que vão desde cursos de degustação até jantares harmonizados, passando por feiras de rua, cavalgadas, trilhas e shows.
No fim de semana passada, foram contemplados tombos de polenta de 800 quilos, em Monte Belo do Sul, e haverá orquestra de sopros, apresentações de teatro e circo, e city tour a bordo de carros antigos, em Veranópolis, no dia 4 de junho. Antes disso, um curso de harmonização ocorre no Roteiro de São Roque (SP), e também degustação de espumantes às margens do Rio São Francisco, no Sertão nordestino, na divisa entre Bahia e Pernambuco, além de apreciação de vinhos do Vale Central Gaúcho, com o estímulo sensorial no distrito de Recanto Maestro, em São João do Polêsine.
Pela primeira vez, o evento contará com uma cavalgada por vinhedos - iniciativa que ocorre na Campanha gaúcha. E, além de um simpósio científico internacional, que abordará o tema Vinho e Saúde, e das atividades esportivas, ainda haverá atrações populares, como feiras de vinho em praças e ruas.
"É o produto dos nossos vinhedos e vinicultores ao alcance do grande público da maneira mais festiva e acessível possível", comenta o presidente do Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria Região Uva e Vinho (Segh), João Antonio Leidens.
Dois municípios que realizarão suas feiras neste este ano tiveram um excelente resultado em 2016: Farroupilha reuniu mais de 1,5 mil pessoas em dois fins de semana e Caxias do Sul vendeu 20 mil litros de vinho em três dias, para 25 mil pessoas.
Segundo Leidens, a expectativa é de que o público de visitantes cresça em torno de 80% em relação ao ano passado. "Acredito que estas ações deste ano devem atrair um maior número de pessoas", afirma o dirigente.
"O turismo é uma alternativa bastante significativa para algumas empresas. No entanto, nem todas estão na rota turística - pelo contrário: muitas funcionam em locais sem acesso", pondera o presidente do Segh. "Não podemos tapar o 'sol com a peneira`. A verdade é que o setor poderia aproveitar melhor o movimento de visitantes se não tivesse que pagar tantos impostos."
Os destinos do enoturismo no Estado estão localizados no Vale dos Vinhedos, e nas rotas dos municípios de Pinto Bandeira, Flores da Cunha, Farroupilha, Monte Belo do Sul, e Garibaldi. A maioria das empresas é de pequeno porte.
A lei que instituiu o Dia do Vinho no Rio Grande do Sul (comemorado no primeiro domingo de junho de cada ano) foi promulgada pela Assembleia Legislativa do Estado em 12 de dezembro de 2003.

Expectativa de empresários é otimista

Don Giovanni oferece pratos harmonizados aos sábados à noite

Don Giovanni oferece pratos harmonizados aos sábados à noite


/DON GIOVANNI/DIVULGAÇÃO/JC
O fundador e diretor da rede de restaurantes Di Paolo, Paulo Geremia, acredita que este é um bom momento para alavancar o setor, devido à melhoria de qualidade dos enólogos, e dos equipamentos para vinho no Estado. Integrando a programação do Dia do Vinho, a rede de restaurantes está com promoções de 30% de desconto para clientes que optarem por vinhos brasileiros. "Procuramos ter uma carta bem completa de vinhos nacionais, e nosso pessoal é muito bem treinado, pois levamos as equipes para conhecer as vinícolas, para saber indicar e ter conhecimento."
Localizada em Pinto Bandeira, a Vinícola Don Giovanni está oferecendo harmonizações aos sábados à noite. "Temos plantação de alcachofra, e inserimos no cardápio o prato mais solicitado da vinícola, que é um risoto de alcachofra, seguido de frango assado na cerveja com batata, alho e alecrim. De sobremesa, uma cassata com calda de espumante", lista o diretor da empresa, Daniel Panizzi. "É um cardápio da casa, que vira uma ação da semana do vinho", reforça. "A programação do Dia do Vinho sempre muito positiva. Fazemos ações específicas, para que os hóspedes degustem as bebidas da produção nacional dentro da hospedagem", afirma o diretor do Hotel Farina (localizado em Farroupilha), Eduardo Farina.