Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, quinta-feira, 01 de junho de 2017. Atualizado às 11h28.

Jornal do Comércio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Dom Jaime Spengler

A voz do Pastor

Notícia da edição impressa de 01/06/2017. Alterada em 31/05 às 21h21min

Evangelizar, a partir de Jesus Cristo, na força do Espírito Santo

Tenhamos presente o mandato de Jesus Cristo aos seus discípulos pouco antes de voltar para junto do Pai: "Ide e fazei discípulos meus todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, e ensinando-os a observar tudo o que vos ordenei! Eis que eu estarei convosco todos os dias, até ao fim do mundo" (Mt 28,19-20). É a partir desse mandato que podemos compreender o objetivo das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, quando nos convoca a evangelizar, a partir de Jesus Cristo, na força do Espírito Santo (cf. Doc. Cnbb, 102).
Cristo será sempre o centro e a grande referência para a nossa vida cristã. É n'Ele e a partir d'Ele que vamos construindo nossa história pessoal, familiar, comunitária e social. Foi Ele mesmo quem disse: "Sem mim nada podeis fazer" (Jo 15, 5s). Isso supõe de nossa parte uma profunda intimidade com o Senhor vivida na oração pessoal e comunitária.
É a partir dessa intimidade que vai acontecendo em nós o verdadeiro discipulado e também a compreensão de que evangelizar é nosso dever. Por isso, devemos entender que o ser missionário não é questão de querer ou não, mas de identidade. Somos discípulos do Senhor e por isso temos que evangelizar. Dizia o apóstolo Paulo: "Ai de mim, se eu não anunciar o Evangelho!" (1Cor 9, 16).
Outra questão fundamental que devemos ter presente é a exigência de estarmos vivendo sempre em comunidade. Não existe verdadeiro discípulo do Senhor e muito menos missionário desvinculado da vida em comunidade. Assim nos dizem as Diretrizes atuais da ação evangelizadora: "ser verdadeiro discípulo missionário exige o vínculo efetivo e afetivo com a comunidade dos que descobriram fascínio pelo mesmo Senhor" (DGAE nº 13). Só vivendo em comunidade poderemos dar o verdadeiro testemunho que o Senhor nos pede.
Sabemos que tudo isso é muito exigente, sobretudo neste mundo em que vivemos, tão secularizado, onde o individualismo impera e a ganância por bens materiais move muitos corações. Insensibilidade, indiferença, viver centrado em si mesmo é uma tendência na cultura atual. Mas, como discípulos missionários, devemos buscar viver com o outro, mesmo que seja bem diferente de nós. E, além de viver com o outro, é necessário, sobretudo, vivermos para o outro. É o que o Senhor Jesus nos ensinou com a própria vida. Da mesma forma que ele viveu para o Pai e se entregou pela salvação da humanidade, assim também devemos fazer.
O que nos consola, dá esperança e confiança é saber que Ele nos deu o Espírito Santo. Disse Jesus: "Recebereis o poder do Espírito Santo que descerá sobre vós, para serdes minhas testemunhas" (At 1,8). É esse Espírito que nos mantêm firmes, perseverantes na caminhada. Sem Ele jamais poderíamos corresponder ao chamado do Senhor e sermos testemunhas de seu amor onde quer que estejamos.
Recordo o que nos diz o Papa Francisco: "Fiel ao modelo do Mestre, é vital que hoje a Igreja saia para anunciar o Evangelho a todos, em todos os lugares, em todas as ocasiões, sem demora, sem repugnâncias e sem medo. A alegria do Evangelho é para todo o povo, não se pode excluir ninguém" (EG. nº 23).
 
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Dorian R. Bueno 01/06/2017 10h46min
OBRIGADO JESUS AMADO !!! nLetra e música: Deus - Dorian Bueno - Sônia Bueno - nnGraças a Deus, a porta da Igreja foi aberta. nEm nome de Jesus, sejam todos bem vindos...nCom a paz do Senhor, seremos vencedor...nCom a paz do Senhor, seremos vencedor...nnFoi Ele que ensinou meu irmão, nPlantar o amor e viver em comunhão,nOrar e por tudo agradecer,nPor que o melhor ainda vai acontecer.nnGraças a Deus, nosso Pai o criador,nJesus Cristo, seu Filho é o salvador,nPelo Espírito Santo, nos abençoou, nCom o seu poder e todo o seu amor...nnSempre haverá quem queira Te ouvir, nHonrar o Teu Santo nome e logo Te seguir,nEm cada pedacinho deste chão,nVamos Te escutar,Te louvar e Te amar,nMeu Deus, vamos sempre adorar...nnObrigado Jesus Amado, por estar sempre ao nosso lado,nO que seria de nós meu Irmão, sem Ele aqui nosso coração.nObrigado Jesus Amado, por estar sempre ao nosso lado,nO que seria de nós meu Irmão, sem Ele aqui nosso coração.nnAmém !!! nn