Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, ter�a-feira, 23 de maio de 2017. Atualizado �s 21h35.

Jornal do Com�rcio

Panorama

COMENTAR | CORRIGIR

Acontece

Not�cia da edi��o impressa de 24/05/2017. Alterada em 23/05 �s 16h51min

Trocas est�ticas no palco

Diretores Alexandre Dill e Camilo de L�lis encenam texto de autor alem�o

Diretores Alexandre Dill e Camilo de L�lis encenam texto de autor alem�o


MARCELO G. RIBEIRO/JC
Michele Rolim
Dois diretores gaúchos, Alexandre Dill e Camilo de Lélis, encenam separadamente o texto As trevas risíveis (2015 - Die Lächerliche Finsternis no original), do alemão Wolfram Lotz. O projeto, intitulado Transit, visa estabelecer trocas entre continentes, estéticas e gerações e foi idealizado pelo Goethe-Institut Porto Alegre.
Os dois espetáculos, chamados pelos diretores de As trevas ridículas e Nas sombras do coração, respectivamente, fazem suas estreias dentro da programação oficial do 12º Festival Palco Giratório Sesc Porto Alegre.
As encenações gaúchas marcam a chegada do texto As trevas risíveis em palcos brasileiros. Considerado uma das revelações da dramaturgia e da poesia alemãs, Wolfram Lotz, 35 anos, foi escolhido Dramaturgo do Ano de 2015 na Alemanha justamente por esta obra.
O texto foi escrito originalmente na forma de radioteatro. É baseado no romance Coração das trevas, de Joseph Conrad, e em sua adaptação para as telas como Apocalipse now, de Francis Ford Coppola.
"O que estamos querendo dizer com esse espetáculo é: o quão grande é o buraco da globalização e da colonização, nós queremos discutir a grande questão que gera esses "ismos" - machismo, homofobismo - que é a dominação do homem branco, hétero, cis-gênero, colonizador, que nunca vai poder se colocar numa situação de gay, de negro, de lésbica, de minoria", avisa Dill, do GrupoJogo, que realiza apresentação hoje, às 20h, no Teatro do Goethe (24 de Outubro, 112).
Para Camilo de Lélis, da Cia Teatral Face & Carretos, "o texto apresenta um mundo que está globalizado, problematizado e no qual as pessoas têm dificuldade de aceitar e lidar com a diversidade cultural e ambiental e, principalmente, um mundo onde impera a falta de comunicação entre as pessoas", comenta o diretor, afirmando que o material se parece muito com o primeiro texto que montou do autor alemão, B. Traven, que resultou na peça Macário, o afortunado. A montagem Nas sombras do coração é a 11ª peça do diretor com textos de autores alemães e ocorre neste sábado e domingo, às 20h, no Teatro do Goethe.
A fim de ampliar o trânsito do projeto, o Transit trará até Porto Alegre uma crítica alemã, a jornalista Dorothea Marcus, para que acompanhar as estreias de As trevas ridículas e Nas sombras do coração no Palco Giratório. Está previsto um debate público (dia 28 de maio), às 17h, no Teatro do Goethe, durante o festival com ela e críticos do portal Agora Crítica Teatral - que acompanharam processo de criação dos dois espetáculos - e com os diretores. Ambos os espetáculos farão temporadas em junho.
 
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia