Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, segunda-feira, 29 de maio de 2017. Atualizado às 11h41.

Jornal do Comércio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
José A. V. da Cunha

Intervalo

Notícia da edição impressa de 22/05/2017. Alterada em 29/05 às 11h44min

Debate sobre diferenças...

Uma solenidade na noite de 7 de junho marcará o início da 21ª edição do Festival Mundial de Publicidade de Gramado, que leva desta vez como desafio o debate em torno do tema "Nunca a diferença fez tanta diferença". Os painéis foram estruturados seguindo uma ordem cronológica de raciocínio dividida em três conceitos: "Sem as diferenças a propaganda não faz mais a diferença. Verdade ou mentira?"; "Hoje a diferença vem dos lugares mais diferentes"; e "Gente que está fazendo a diferença". O destaque do primeiro painel é que abordará a publicidade produzida em países fechados, sem espaço para diferenças, como Coreia do Norte e Arábia Saudita.

... com espaço para homenagens

Delmar, um dos homenageados no Festival

Delmar, um dos homenageados no Festival


COLETIVA/COLETIVA/DIVULGAÇÃO/JC
Iniciativa da Alap (Associação Latino-Americana de Publicidade), o festival de Gramado se destacará por oferecer eventos paralelos, como o encontro da Abap (Associação Brasileira das Agências de Propaganda), a assembleia que criará a Associação Latino-americana de Diretores Comerciais de Jornais e Revistas e o 4º Fórum Nacional de Secretários de Comunicação Social. Na abertura serão homenageados publicitários e comunicadores, como Agnelo Pacheco, da Agnelo Pacheco Comunicação, de Brasília; Glaucio Binder, da Binder+FC Comunicação, do Rio de Janeiro; Pedro Cherem, da MDO Comunicação, de Santa Catarina; e Delmar Gentil, da Dez Comunicação.

Ritmo melhor

A Fenapro (Federação Nacional das Agências de Propaganda) lançou um indicador da atividade publicitária, denominado Visão de Ambiente de Negócios em Agências de Propaganda (Van Pro), cujo objetivo é acompanhar o desenvolvimento e as expectativas do setor este ano. A primeira pesquisa, realizada junto a 223 agências de todo o Brasil entre janeiro e março, apontou que, na avaliação de 45% dos entrevistados, o ritmo de negócios foi pior do que o verificado em igual período de 2016. Outros 38,54% consideraram melhor, e 16,63%, semelhante. Apesar disso, 43,23% das agências consideram que a perspectiva é de crescimento do investimento publicitário no atual trimestre.

Mídia em ação

Para debater sobre tendências de mídia e comunicação, reunindo anunciantes e profissionais de agências, a Associação Brasileira de Anunciantes promoverá no próximo dia 30 em Porto Alegre a segunda edição do ABA Mídia. Vem com o desafio de refletir sobre o fim das fronteiras no ambiente de comunicação e negócios, focando em pontos como a união de mídia on-line e off-line, a transformação dos meios essenciais e as ferramentas digitais. Um painel será sobre as características do povo brasileiro e sua influência no consumo, enquanto outro abordará as oportunidades e riscos de um plano de comunicação no cenário atual. Mais detalhes podem ser conferidos em www.aba.com.br.
 

Gente

Mariana e Raquel: alegrias na maturidade

Mariana Turkenicz e Raquel Boechat


COLETIVA/DIVULGAÇÃO/JC
Ampliar seus serviços foi a forma que as sócias Mariana Turkenicz e Raquel Boechat elegeram para comemorar o 18º aniversário de sua Enfato Multicomunicação. Como ressaltou Mariana, as duas festejam o fato de a empresa ter alcançado um nível de maturidade em suas relações: "Temos orgulho da nossa história que reúne muitos reconhecimentos, dedicação, pessoas e desafios". A Enfato tem serviços chancelados pelo Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade e exibe na galeria prêmios como melhor fornecedora por clientes como Senac e RGE. "Nossa maturidade permitiu estabelecermos vínculos de confiança e credibilidade", enfatizou Raquel.

Parceiros

  • ZEPPELIN FILMES produziu três filmes para a campanha do Festival Mundial de Publicidade de Gramado 2017, assinada pela Africa. Veiculam nas redes sociais e em canais da TV aberta e fechada, ressaltando a transformação do comportamento do consumo e incentivando o profissional do trade a pensar e fazer diferente na publicidade. Os filmes foram dirigidos por Fred Cabral e Bernardo Assis Brasil e exploram o mote de que "ideias diferentes não nascem de cabeças iguais".
  • ADEQUÁ COMUNICAÇÃO marcou seus 15 anos, completados em abril, com a apresentação de seu novo serviço, o Programa Gestor Comunicador. Consiste na organização, sistematização e automatização do processo de comunicação interna das organizações, tendo o gestor como principal canal. A diretora da Adequá, a jornalista e publicitária Jaqueline Lima, explicou que o software é uma ferramenta exclusiva da agência e nasceu de um planejamento estratégico que vem sendo estruturado desde 2012.

Tá ligado

Marcio Oliveira

Marcio Oliveira


COLETIVA/DIVULGAÇÃO/JC
  • O Grupo de Atendimento do Rio Grande do Sul (GA-RS) organizou a série de cursos "Yes, We Do!". No primeiro encontro, marcado para esta quarta-feira, o convidado será o presidente da Lew' Lara, Marcio Oliveira, que falará sobre o "Papel do Atendimento como Líder, Consultor e Influenciador dentro dos negócios das agências". Será no Espaço Voz, do Shopping Total, às 19h. As vagas são limitadas mais informações podem ser obtidas na página do GA no Face.
  • Começa hoje a sexta edição do Open ESPM, uma programação de cinco dias de atividades intensas, com palestras, workshops e apresentações de trabalhos acadêmicos voltados para os cursos de Administração, Relações Internacionais, Jornalismo, Design e Publicidade e Propaganda. A proposta do evento é proporcionar o compartilhamento de conhecimento, ideias e experiências para engajar universitários de diversas instituições de Ensino Superior, com professores e profissionais de mercado.

Agências

A multinacional JTI (Japanese Tobacco Internacional) elegeu a Condão como a nova responsável pela sua gestão publicitária no segmento Leaf. A empresa investirá R$ 80 milhões na construção de uma fábrica em Santa Cruz e passará a ter todas as fases de sua cadeia de produção no Brasil. "Teremos muito trabalho pela frente e um desafio que anima a toda nossa equipe", disse Tiago Brum, diretor da agência.
Agência Duplo reestrutura sua sociedade com a saída de Cristiano Miguel e Marcelo Lubisco. Seguirá sob o comando dos sócios-fundadores Augusto de Mattos e Luciano Tuti Marques. Augusto explicou ao Coletiva.net que a decisão foi tomada em conjunto e que se deu por divergências quanto à visão de futuro para os negócios da empresa.
 

Perfil

Ciça Kramer

Ciça Kramer


COLETIVA/DIVULGAÇÃO/JC
O perfil publicado nesta semana por Coletiva.net é da jornalista Ciça Kramer.

By the way...

... convém não esquecer uma máxima de dom Irno: Às vezes, a coisa mais difícil é saber qual ponte cruzar e qual implodir.
 
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia