Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, terça-feira, 02 de maio de 2017. Atualizado às 14h26.

Jornal do Comércio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Carlos Pires de Miranda

Gastronomia

homem na cozinha

Notícia da edição impressa de 28/04/2017. Alterada em 02/05 às 14h27min

Um creme reconfortante

SHUTTERSTOCK TREBESCHI/DIVULGAÇÃO/JC
Com o frio que se apresentou aqui no Sul, nada mais apetitoso do que uma sopa, creme ou consomê. A receita a seguir é uma acalentadora sugestão!
Creme de tomates
Ingredientes (quatro porções):
  • 750g de tomates grandes e maduros
  • 6 colheres (sopa) de azeite de oliva extra virgem,
  • 6 dentes de alho
  • 1 cebola média picada
  • 2 folhas de louro (opcional)
  • 1 batata pequena picada
  • 1 litro de caldo de legumes
  • sal marinho e pimenta branca
  • 2 colheres (sopa) de manjericão picado
  • salsa ou manjericão fresco para decorar
Modo de preparar:
1- Mergulhar tomates em água fervente por 10 segundos, passar por água fria, retirar pele, cortar em quatro partes e remover sementes.
2- Aquecer azeite em uma caçarola, acrescentar dentes de alho inteiros até dourarem. Retirar alho e descartar.
3- Refogar cebola nesse azeite aromatizado com alho, por cinco minutos ou até amolecer. Adicionar tomates, folhas de louro e cozinhar em fogo baixo por 20 minutos, ou até o molho engrossar, mexendo de vez em quando.
4- Juntar batata, cozer por mais três minutos, acrescentar caldo de legumes e manter em fogo baixo por 15 minutos.
5- Temperar com sal e pimenta. Descartar folhas de louro, adicionar folhas de manjericão fresco e bater na própria panela, utilizando um mixer, ou transferir para um processador.
6- Quando adquirir a consistência de um creme liso, decorar com folhinhas de salsa ou de manjericão fresco e servir.

adega

adega - penúltima nota

WAGNER URBANO/DIVULGAÇÃO/JC
O Dia Mundial do Malbec foi comemorado em várias cidades por todo o mundo e ontem em Porto Alegre, por inciativa do consulado-geral da Argentina. Mais de 30 vinícolas mostraram seus melhores rótulos, ícones da produção argentina - na imagem o cônsul Carlos César García Baltar ergue um brinde ao Malbec.
A centenária Salton preferiu enviar enólogos à Argentina e elaborar seu Malbec em Mendoza, com a parceira Andean Vineyards. O varietal é da safra 2015 e integra a linha Classic.
Adolfo Lona traz ao mercado uma edição especialíssima de seu espumante Orus. É um Nature Rosé (foto) chamado Silvia 1972, homenagem do renomado enólogo à sua esposa. Informe-se: (51) 3022-4495.
Vinhos do Mundo caprichou no lançamento e trouxe para o Brasil os vinhos da chilena Calcu. É uma vinícola familiar, que cultiva em três áreas do Valle de Colchagua e elabora reservas especiais de Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon e Rosé, além do Winemaker's Selection 2011.
Está chegando ao final a colheita da safra 2017 na Villa Francioni. Estranho? Nada: na altitude do gélido município de São Joaquim (SC), as uvas Sauvignon Blanc (foto) são colhidas em meados de março, as tintas agora, quase em maio. A produção foi de 160 toneladas, que devem resultar em 160 mil garrafas de vinhos, alguns de longa guarda.
O Bah criou uma espetacular agenda de harmonização de culinária gaúcha com bons vinhos. Até domingo, carnes nobres do Pampa e vinhos latinos; em maio, a cozinha da Serra e rótulos italianos. A programação segue todas as noites, até agosto! Veja no Face do pressgastronomia.

As churrasqueiras do Brasil


AS BRASEIRAS/AS BRASEIRAS/DIVULGAÇÃO/JC
Será dia 10 de maio, das 19h às 23h, no Vermelho Burgers & Steaks (avenida Nilo Peçanha, 3.228), o primeiro jantar com "As Braseiras - Mulheres da Brasa Brasileira". A gaúcha Clarice Chwartzmann e a paulista Paula Labaki assumirão grelhas e braseiros, e prometem utilizar ingredientes da terra: tubérculos, raízes, bulbos, além do principal, carne de Angus certificada. Vinhos da Guatambu acompanharão o menu, tudo ao preço de R$ 120,00 ( R$ 12,00).
Para quem ficou curioso, o grupo reúne 10 mulheres de várias regiões do Brasil - além de São Paulo e Porto Alegre, Florianópolis e Belém do Pará estão representadas. O que elas pretendem? Levar a cultura da carne e do fogo aos interessados no tema, trocar experiências e conversar sobre assuntos ligados ao universo feminino, em clima descontraído e linguagem direta.
Habilite-se: convites em ingresse.com/asbraseirasterrafogo.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia