Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Municípios

- Publicada em 21 de Março de 2017 às 21:58

Região Metropolitana da Serra cobra regulamentação

A Região Metropolitana da Serra Gaúcha foi instituída por lei em 2013. Contudo, ainda não foi regulamentada. Esta é a principal demanda dos municípios que irão integrá-la - é a partir da implementação que poderá se instituir o grupo que será responsável pela elaboração de planejamento e poderá trabalhar na captação de recursos federais para projetos de interesse em comum.
A Região Metropolitana da Serra Gaúcha foi instituída por lei em 2013. Contudo, ainda não foi regulamentada. Esta é a principal demanda dos municípios que irão integrá-la - é a partir da implementação que poderá se instituir o grupo que será responsável pela elaboração de planejamento e poderá trabalhar na captação de recursos federais para projetos de interesse em comum.
Para viabilizar a regulamentação, vereadores do Parlamento Regional que integra municípios do Vale dos Vinhedos têm se articulado com o governo do Estado, que sinalizou que a regulamentação deve acontecer ainda no primeiro semestre deste ano.
A informação foi passada aos vereadores pelo secretário estadual de Planejamento, Governança e Gestão, Carlos Búrigo (PMDB).
Caxias do Sul é um dos municípios que integrarão a região previstos na lei. O presidente da Câmara Municipal, vereador Felipe Gremelmaier (PMDB), explica que o governo pediu prazo de 30 a 40 dias, que deve se estender até o fim do mês de abril, para realizar um estudo jurídico do caso. Essa análise servirá como base para a edição do decreto de regulamentação. A partir disso, caberá a cada Câmara aprovar uma lei autorizando a adesão. Gremelmaier acredita que não terá resistência por parte de nenhuma das administrações.
O deputado Vinícius Ribeiro (PDT), autor do projeto de lei que criou a Região Metropolitana da Serra Gaúcha, defende esse modelo por acreditar que "a racionalidade na prestação de serviço faz com que o poder público gaste menos, gerando melhor qualidade de vida para a população".
Como exemplo, ele cita uma medida já praticada a partir do reconhecimento, pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anate), dos municípios que integram a região. Com isso, as ligações interurbanas têm custo de ligação local.
 

Região Metropolitana da Serra Gaúcha

> Antônio Prado
> Bento Gonçalves
> Carlos Barbosa
> Caxias do Sul
> Farroupilha
> Flores da Cunha
> Garibaldi
> Ipê
> Monte Belo do Sul
> Nova Pádua
> Pinto Bandeira
> São Marcos
> Santa Tereza

Projeto prevê mesmo tipo de organização no Sul do Estado

Um projeto semelhante tramita na Assembleia Legislativa com o propósito de criar a Região Metropolitana Sul. De autoria da deputada Miriam Marroni (PT), reúne cinco municípios com características geográficas, sociais e econômicas semelhantes.
O Projeto de Lei nº 249/2013 foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça da Casa em fevereiro deste ano. "Políticas para regiões metropolitanas facilitam a tramitação de projetos com questões comuns", observa Miriam. Ela acredita que medidas como a duplicação da BR-392 e a ampliação do Polo Naval de Rio Grande estimularam o crescimento dos municípios, que pode facilitar o processo de criação da região.
A deputada, no entanto, demonstra preocupação sobre como se dará a implantação caso o projeto avance. Isso porque a Metroplan, órgão vinculado ao governo estadual responsável pela elaboração e coordenação de programas relacionados a regiões metropolitanas, teve sua extinção aprovada em dezembro de 2016 dentro do pacote de reestruturação do Estado. "Existe lei federal que estimula para que as regiões se organizarem dessa forma, e agora não teremos mais a Metroplan, responsável pelo gerenciamento", lamenta Miriam.

Região Metropolitana Sul

> Arroio do Padre
> Capão do Leão
> Pelotas
> Rio Grande
> São José do Norte