Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, quarta-feira, 22 de março de 2017. Atualizado às 13h53.

Jornal do Comércio

Geral

COMENTAR | CORRIGIR

Cidadania

Notícia da edição impressa de 22/03/2017. Alterada em 22/03 às 13h55min

Prefeitura de Porto Alegre lança aplicativo para acesso a serviços e novo site

Versão "alfa" permite acesso a contas, guias de pagamento de tributos e consultas do SUS

Versão "alfa" permite acesso a contas, guias de pagamento de tributos e consultas do SUS


PATRICIA COMUNELLO/ESPECIAL/JC
Igor Natusch
A prefeitura de Porto Alegre disponibiliza, desde ontem, duas ferramentas que pretendem dinamizar o acesso da população a serviços públicos da esfera municipal. O site da prefeitura ganha uma versão "alfa", com foco no acesso à conta d'água, guias de pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), consultas do Sistema Único de Saúde (SUS) e transporte público. E os dispositivos móveis poderão baixar o aplicativo #EuFaçoPOA, que, no momento, permite uma série de consultas relacionadas ao SUS e aos serviços de saúde da Capital.
A apresentação das novas plataformas foi feita pelo diretor técnico da Companhia de Processamento de Dados do Município de Porto Alegre (Procempa), Michel Costa da Silva. O anúncio coincide com as atividades da Semana de Porto Alegre, promovida pela prefeitura para marcar os 245 anos da cidade.
Por meio do #EuFaçoPOA, o usuário poderá receber avisos antes da consulta agendada, saber em que posição está na fila de exames e quais pedidos aguardam agendamento, entre outras funções. A ideia, segundo Costa, é construir uma relação mais próxima entre governo e cidadão. "Muitas vezes, o paciente agenda uma consulta e acaba não comparecendo. Queremos também construir uma maturidade nessa relação, permitindo que o cidadão gerencie sua saúde de forma mais integrada."
No momento, o #EuFaçoPOA traz apenas funcionalidades relacionadas à saúde. Mas a ideia, explica Costa, é ampliar para outros ramos de serviços que impactam sobre os porto-alegrenses. Novas funcionalidades devem ser liberadas nos próximos dias, em uma escala semanal.
Na visão do prefeito Nelson Marchezan Júnior, o processo permite que os usuários se familiarizem com a operacionalidade do aplicativo. "Sabemos que a cidade não está como a população gostaria em várias áreas. Mas queremos aumentar a autoestima do cidadão e, ao mesmo tempo, reforçar a importância que ele tem no dia a dia da cidade e nos serviços que usa", disse.
O conceito de aproximar a população dos serviços que deseja obter reflete também na nova arquitetura da página da prefeitura. Na leitura da Procempa, o site anterior era confuso e dificultava a navegação. As principais buscas relacionadas ao domínio (como a segunda via da conta d'água e do IPTU) não apareciam na página inicial, ficando em áreas mais escondidas do site.
O site atual, com foco em conteúdo institucional e informativo, segue no ar. Mas a tendência é que, aos poucos, a nova página assuma o protagonismo na relação virtual do município com seus cidadãos. O novo design está disponível em alfa.portoalegre.rs.gov.br.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia