Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, terça-feira, 07 de março de 2017. Atualizado às 23h31.

Jornal do Comércio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Affonso Ritter

Observador

Notícia da edição impressa de 08/03/2017. Alterada em 07/03 às 21h26min

Empreendedorismo em favelas

O professor e administrador gaúcho, Vinicius Mendes Lima, vai lançar hoje, em evento no Centro Municipal de Cidadania Renaldo Lamare, no Rio de Janeiro, o livro A riqueza das favelas: o empreendedorismo entre morros e vielas. Ele é fruto de dois anos de pesquisas e traça um perfil de empreendedores em locais de vulnerabilidade social, utilizando como objeto de estudo e comparação a maior favela da América Latina, a Rocinha, no Rio de Janeiro, e a Villa 31, a mais antiga de Buenos Aires. Participaram do estudo 30 empreendedores que dividiram suas experiências e ajudaram a construir uma imagem de como se desenvolve o dia a dia de um empreendedor onde a presença do governo se limita quase só à polícia.
O medo do governo
Uma das conclusões do livro é que, em ambos os países, são quase nulas as políticas públicas. E quando há contato com algum incentivo governamental "os empreendedores não se sentem seguros para usá-los com medo de que o governo coloque em risco seu negócio".
Nenhuma surpresa
A divulgação oficial do PIB de 2016 do recuo de 3,6% não trouxe surpresa. Apenas a precisão dos dados. Projeções colhidas na véspera pela Bloomberg junto a 29 economistas e analistas de mercado deram 3,5% na média. Mas, uma sequência de quedas do PIB é inédita na nossa história. Aliás, a sequência completa começa antes, em meados de 2014.
Mês do Sesc Mulher
Pelo quinto ano seguido o Sistema Fecomércio-RS realiza o Sesc Mulher para homenagear as gaúchas. E, para este ano, estão programadas 18 atrações a partir de hoje e até o fim do mês na sua unidade Centro de Porto Alegre. Como também nos demais municípios que possuem unidades.
Mulher no mercado de TI
Mesmo carente de mão de obra, o mercado de TI ainda repele candidatas: só 20% dos profissionais que nele atuam são mulheres segundo o IBGE. Mas, para a diretora do Seprorgs, Marice Fronchetti, esta realidade tende a mudar. "As mulheres que buscam uma carreira na TI se surpreendem com sua rápida assimilação", diz.
Primeira loja da marca infantil Pinoti
A Pinoti Baby & Kids, uma das principais grifes de moda infantil do País, com sede em Caxias do Sul, inaugura na cidade dia 14 sua primeira loja física. A Pinoti Store, com 164 metros quadrados de área total, irá oferecer na rua Doutor Montaury, 2090, todo mix de produtos da sua coleção inverno 2017, peças exclusivas produzidas somente para a loja, como tricôs, calçados e linha básica, e outlet com valores especiais de todas as estações. "Estamos prontos para dar mais este passo importante na trajetória de 35 anos da marca que é estar em contato direto com o nosso consumidor final", comemora a estilista e diretora Alessandra Bulla. A Pinoti atende a mais de 1,5 mil lojistas em 20 estados brasileiros.
 
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia