Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, quinta-feira, 30 de março de 2017. Atualizado às 00h39.

Jornal do Comércio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Fernando Albrecht

Começo de Conversa

Notícia da edição impressa de 30/03/2017. Alterada em 29/03 às 21h51min

A casa das sete mulheres

ITAMAR AGUIAR/DIVULGAÇÃO/JC
O Tá na Mesa da Federasul de ontem homenageou um grupo de mulheres audaciosas e competentes. Cada uma contou suas experiências e vivências. No sentido horário estão a empresária e cientista política Karim Miskulin; a médica e chefe do setor de pesquisa do Hospital de Clínicas, Patrícia Prolla; a empresária rural Beth Cirne Lima; a chef churrasqueira Clarice Chwartzmann; a jornalista Kelly Mattos; e a vereadora e ex-comandante da Brigada Militar Nádia Gerhard (PMDB). A sétima mulher? Ora, está no centro da foto, a presidente da Federasul, Simone Leite.

O imposto mais falado

O tema IPTU rende mais que um quilo de café, que dá 70 cafezinhos. Entre várias manifestações está a do professor de Direito Tributário Olemar Teixeira, que tece considerações sobre o tema. "É um absurdo Porto Alegre passar 26 anos sem atualização", comenta. No Brasil, 700 municípios não cobram IPTU. Na maioria, porque não prestam nenhum serviço que o justifique.
 

Movido a cavaco

pg3 turbina a vapor que queima resíduos de madeira - Agência Estadual de Notícias do Paraná
Rodrigo Duarte e Silvio Dalmolin, sócios da Solidda Energia, fabricante de microturbinas. Financiados pela Fomento Paraná, para desenvolver a Microturbina de teste..Pinhais, 15-03-17..Foto: Arnaldo Alves / ANPr.

ARNALDO ALVES/AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS DO PARANÁ/DIVULGAÇÃO/JC
A Solidda Energia, de Curitiba, desenvolveu turbinas a vapor em tamanho reduzido para a geração de energia elétrica, usando biomassa como combustível - na foto, os sócios Silvio Dalmolin e Rodrigo Duarte. A nossa Celulose Riograndense faz processo similar que a torna autossuficiente em energia elétrica. No passado, a empresa Mernak, de Cachoeira, fabricava locomóveis que acionavam implementos agrícolas. E queimava casca de arroz, inclusive.
 

Se a moda pega...

O vereador Renan Sartori (PMDB) abriu mão de ter um celular funcional da Câmara Municipal de Gramado. Nem ele, nem seu assessor terão aparelho. Cumpre o que prometeu na campanha, inclusive de não trocar o número particular para que seus eleitores o localizem. Se a moda pega? Não tem perigo. Não pega.

A operação

A Regional Três Passos da Polícia Civil desencadeou uma operação que teve a participação de outras sete regionais. O saldo foi bom entre presos e armas, mas o nome da ação é singular: Operação Novo Cangaço.

Balanços 2016

A Triunfo Concepa publicou o seu balanço anual de 2016 e, por ele, se verifica que, se o fluxo de caixa é bom, o lucro líquido nem de longe é o que se espera, dada a dimensão da concessionária. Foi de R$ 15,6 milhões, contra R$ 24 milhões em 2015. Lucro por ação de apenas 0,136.

Bolsas salva-vidas

A primeira edição de 2017 da campanha Trote Solidário, iniciativa do Núcleo Acadêmico do Simers, acontece amanhã e sábado, em Porto Alegre. As atividades envolvem doação de sangue e arrecadação de alimentos. Em 2016, o projeto contabilizou 832 bolsas, que beneficiou nada menos que 3,3 mil pessoas.

Ainda o lixo

A nota da coluna sobre o lixo seco jogado no entorno de contêiner para resíduos orgânicos no Centro Histórico de Porto Alegre continua repercutindo. Leitor observa que não são apenas resíduos domésticos tradicionais que são colocados nesses locais: muita gente aproveita para depositar toda ordem de material a ser descartado. Assim, não é raro ver uma porta, pedaço de guarda-roupa, restos de obra, azulejo e diversos tipos de móveis.

Prejuízo na rodovia

Leitor conta que teve o para-brisa do carro quebrado pela ação de pedriscos decorrentes do recapeamento em trecho da BR-116, na altura de Tapes. Esse tipo de prejuízo é relativamente comum em estradas de chão, quando dois veículos se cruzam. Os argentinos colocavam telas de proteção no vidro e, no nosso Interior, motorista e carona colocam a mão espalmada no para-brisa, o que teoricamente evita a quebra.

Miúdas

FACEBOOK promove amanhã/9h30min transmissão ao vivo pela plataforma discussão sobre empreendedorismo feminino em Porto Alegre.
NO Brasil, estima-se que 79% das mulheres empreendedoras têm Ensino Superior e idade média de 39 anos.
FEIRA pet do Iguatemi Porto Alegre possibilitou a adoção de 23 cães e nove gatos.
SE a prefeitura da Capital fez ação para a retirara dos informais na Rua da Praia, nem chegou perto das calçadas da avenida Borges de Medeiros.

Finais

PRESIDENTE nacional da OAB, Claudio Lamachia recebe hoje do STM a insígnia da Ordem do Mérito Judiciário Militar. MARIANITA Linck, 93 anos, lança dia 19/19h/Galeria Tita Zappoli livro autobiográfico em que narra sete décadas dedicadas à cerâmica. PROFESSOR e industrial Roberto Zamberlan assumiu a presidência da Acic - Associação Comercial e Industrial de Caçapava do Sul.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia