Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017. Atualizado �s 22h19.

Jornal do Com�rcio

Viver

COMENTAR | CORRIGIR

cinema

Not�cia da edi��o impressa de 24/02/2017. Alterada em 23/02 �s 16h39min

Cerim�nia do Oscar 2017 acontece neste domingo

Entrega do Oscar acontece no domingo

Entrega do Oscar acontece no domingo


MLADEN ANTONOV/AFP/JC
A cerimônia do Oscar, neste domingo, em Los Angeles, pode ser duplamente histórica para a indústria cinematográfica norte-americana. Favorito a melhor filme, o musical La la land - cantando estações foi indicado 14 vezes - igualando o número dos fenômenos A malvada (1950) e Titanic (1997). Entretanto, nem só louvação ou discórdia sobre este longa marcam o evento. Com transmissão do TNT a partir das 21h, a noite de gala pode consolidar o primeiro passo para mudanças na Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. A entidade busca renovação desde o ano passado - quando sofreu duras críticas devido à hegemonia branca.
Em 2016, nenhum dos longas-metragens que concorreram ao principal destaque da noite tinham atores negros nos papéis principais. Na lista de 2017, três dos nove indicados não têm brancos como protagonistas: Um limite entre nós, Estrelas além do tempo e Moonlight - sobre a luz do luar. O último é o maior candidato a desbancar La la land - embora o favoritismo esteja mesmo com o filme do jovem cineasta Damien Chazelle: o musical já venceu os prêmios dos sindicatos dos diretores e dos produtores. Outra novidade é que, pela primeira vez, há negros disputando estatuetas em todas as categorias de atuação: o veterano Denzel Washington, por exemplo, está na sétima indicação e pode levar seu terceiro prêmio. Já Lion - uma jornada para casa, outro dos nove mais badalados, é protagonizado por um inglês de origem indiana. A indicação de Dev Patel como coadjuvante, entretanto, reforça outra característica dos últimos anos: coroar intérpretes com grandes papéis em uma categoria que - em tese - deveria contemplar artistas com participação menor. Confira, a seguir, outros destaques da cerimônia.

Disputa acirrada

Emma Stone concorre ao pr�mio de melhor atriz
Emma Stone concorre ao pr�mio de melhor atriz
PARIS FILMES/DIVULGA��O/JC
Meryl Streep recebeu sua 20ª indicação ao Oscar de atriz por Florence: quem é essa mulher?, mas não é apontada como principal candidata. Em sua frente estão Emma Stone (La la land), que vem ganhando prêmio atrás de prêmio, e a francesa Isabelle Huppert, do aclamado Elle. A disputa ainda conta com uma queridinha da indústria, Natalie Portman. Em Jackie, ela interpreta Jacqueline Kennedy - personagem também adorada pelos norte-americanos. A quinta concorrente é Ruth Negga, de Loving. Produção sobre os pioneiros do casamento inter-racial nos Estados Unidos, ainda não tem previsão de estreia no Brasil.

Favoritismo dividido

Denzel Washigton pode ganhar terceira estatueta
Denzel Washigton pode ganhar sua terceira estatueta como int�rprete
DAVID LEE/DIVULGA��O/JC
A disputa à láurea de melhor ator está entre Casey Affleck (Manchester à beira-mar) e Denzel Washington (Um limite entre nós). O primeiro era o favorito na virada do ano, mas a popularidade do artista caiu: com a indicação ao prêmio, ressurgiram antigas acusações de assédio físico e verbal a duas colegas. Já Denzel Washington venceu o prêmio do sindicato dos atores - um indicativo mais forte do que o Bafta e o Globo de Ouro, vencidos pelo concorrente. Os outros três na disputa são Andrew Garfield (Até o último homem), Ryan Gosling (La la land) e Viggo Mortensen (Capitão fantástico).

Indicados a melhor filme

  • A chegada
  • Até o último homem
  • A qualquer custo
  • Estrelas além do tempo
  • La la land: cantando estações
  • Lion: Uma jornada para casa
  • Manchester à beira-mar
  • Moonlight: sob a luz do luar
  • Um limite entre nós
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia