Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, terça-feira, 31 de janeiro de 2017. Atualizado às 08h55.

Jornal do Comércio

Geral

COMENTAR | CORRIGIR

Televisão

31/01/2017 - 09h57min. Alterada em 31/01 às 09h58min

Sistema analógico da TVE deixa de funcionar em Porto Alegre e Região Metropolitana

A partir de fevereiro, a transmissão será feita somente no sinal digital

A partir de fevereiro, a transmissão será feita somente no sinal digital


CLAUDIO FACHEL/ARQUIVO/JC
A partir desta quarta-feira (1º), o sistema analógico da TVE deixará de funcionar em Porto Alegre e Região Metropolitana. A partir de fevereiro, a transmissão será feita somente no sinal digital. O desligamento não afetará quem já possui TV com esta recepção, conversores digitais externos e TV por assinatura.
A medida segue o calendário definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), cuja Portaria 3.493/2016 exige a conversão de sinal digital de emissoras de televisão da Capital e outras localidades do Estado até 2018. O desligamento analógico deve atingir menos de 5% de potenciais telespectadores em um raio de cerca de 60 quilômetros a partir de Porto Alegre. Nas demais regiões do Estado, as 38 retransmissoras seguirão com sinal analógico até 2023, conforme cronograma do MCTI.
De acordo com a Fundação Piratini, a medida resultará em economia para instituição e abrirá espaço para a locação na torre no Morro da Polícia. O presidente da Fundação Piratini, Orestes de Andrade Jr., diz que os pré-requisitos legais já foram atendidos. As famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único dos programas sociais do Governo Federal têm direito a receber um kit gratuito com antena e conversor digital.
Os municípios atingidos com o corte de sinal analógico são Porto Alegre, Canoas, Gravataí, Novo Hamburgo, Viamão, São Leopoldo, Alvorada, Sapucaia do Sul, Cachoeirinha, Guaíba, Esteio, Eldorado do Sul, Nova Santa Rita, Barra do Ribeiro, Estância Velha, Charqueadas, Portão, Taquari, Triunfo, São Jerônimo, São Sebastião do Caí, Butiá, General Câmara, Tabaí e arredores.
A TVE digital estará disponível no canal 7.1. Aqueles que possuem antena digital externa devem apontá-la para a região do Morro da Polícia.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia