Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, quinta-feira, 05 de janeiro de 2017. Atualizado às 21h31.

Jornal do Comércio

Geral

COMENTAR | CORRIGIR

Ensino Superior

Notícia da edição impressa de 06/01/2017. Alterada em 05/01 às 21h16min

Vestibular da Ufrgs começa neste domingo

Este ano, 33,4 mil candidatos disputarão 4.017 vagas em 91 cursos

Este ano, 33,4 mil candidatos disputarão 4.017 vagas em 91 cursos


JC
Mais de 33 mil candidatos começam neste domingo a briga por uma vaga na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). As provas do Vestibular 2017 serão aplicadas em quatro dias, até o dia 11. Os vestibulandos devem estar atentos ao horário limite de ingresso nos locais de exame, pois não será permitida a entrada após o fechamento dos portões. A recomendação é de que os estudantes cheguem com pelo menos meia hora de antecedência, (a prova começa às 8h30min). Os candidatos terão 4h30min para responder às questões.
No domingo, os testes serão de Física, Literatura e Língua Estrangeira Moderna. Na segunda, os conhecimentos de Língua Portuguesa e de Redação serão testados. Na terça, é a vez da Biologia, da Química e da Geografia; e por último, na quarta, os alunos responderão a perguntas de História e de Matemática.
O vestibular será aplicado em Bento Gonçalves (2.760 candidatos), Imbé/Tramandaí (1.458) e Porto Alegre (29.241), totalizando 55 locais de prova. No total, 33.459 pessoas se inscreveram para o vestibular. Elas estarão disputando 4.017 vagas em 91 cursos - pelo menos 50% das vagas de cada curso são destinadas a egressos do sistema público de educação com atendimento à Lei de Cotas. As vagas reservadas são subdivididas atendendo a critérios de renda e de autodeclaração étnico-racial.
Os cursos mais procurados são Medicina (74,26 candidatos/vaga), Psicologia diurno (28,82), Fisioterapia (26,43), Psicologia noturno (23,19) e Medicina Veterinária (18,43). No ano passado, o vestibular recebeu 38.424 inscrições, 4.965 candidatos a mais do que neste ano. Aproximadamente 3,5 mil profissionais estarão envolvidos na realização das provas.
Para facilitar a chegada dos estudantes, a Empresa Pública de Transporte e Circulação reforçará as linhas de ônibus com horários extras. O reforço contempla o Campus do Vale da Ufrgs, na avenida Bento Gonçalves; a UniRitter, na rua Orfanotrófio; e a Faculdade Porto-Alegrense, na avenida Manoel Elias, pontos de maior concentração de estudantes em Porto Alegre.
 

Conselho aprova modificações no calendário acadêmico da universidade pós-ocupações

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) aprovou a alteração dos calendários acadêmicos referentes ao segundo semestre de 2016 e ao ano de 2017. As modificações têm o objetivo de repor as atividades de ensino interrompidas no segundo semestre do ano passado em virtude dos movimentos de ocupação de alguns prédios da universidade, possibilitando condições adequadas para completar totalmente a carga horária das disciplinas.
Retomadas no dia 2 de janeiro, as atividades referentes ao semestre passado serão finalizadas em 3 de março. Os dias 7 a 11 de janeiro serão considerados não letivos, devido à realização do vestibular. O período letivo deste ano começa em 27 de março e termina em 5 de agosto. Já o segundo semestre tem início no dia 28 de agosto e término em 27 de janeiro de 2018. Até segunda-feira, será divulgado o calendário específico para as matrículas do primeiro semestre de 2017.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia