Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, quinta-feira, 05 de janeiro de 2017. Atualizado às 09h42.

Jornal do Comércio

Geral

COMENTAR | CORRIGIR

ensino superior

Alterada em 05/01 às 10h42min

Provas do vestibular da Ufrgs começam neste domingo

Ao todo, 33.459 candidatos concorrem a uma das 4.017 vagas oferecidas pela universidade federal

Ao todo, 33.459 candidatos concorrem a uma das 4.017 vagas oferecidas pela universidade federal


gustavo diehl/ufrgs/JC
A partir de domingo (7) e até a próxima quarta-feira (11), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) aplica as provas do concurso vestibular 2017. Os candidatos terão 4h30min para fazer os testes, que serão aplicados em 55 locais de Porto Alegre, Bento Gonçalves, Imbé e Tramandaí.
No primeiro dia de prova, os candidatos realizam os testes de Física, Literatura de Língua Portuguesa e Língua Estrangeira Moderna. Na segunda-feira, ocorrem as provas de Língua Portuguesa e Redação. Biologia, Química e Geografia ficam para a terça-feira. História e Matemática encerram a maratona de provas do vestibular, na quarta-feira.
Para realizar o vestibular, os candidatos devem comparecer aos respectivos locais de provas às 8 horas, com o documento de identidade e caneta esferográfica azul ou preta. As provas terão início às 8h30min e não serão permitidos atrasos. Os candidatos somente poderão sair das salas após decorridas duas horas do início da prova.
Em Porto Alegre, as áreas que concentram o maior número de candidatos são Santa Tereza/Praia de Belas, onde 3.510 vestibulandos farão provas no Colégio Maria Imaculada e na Uniritter e Cristo Redentor/Vila Jardim, com 3.376 candidatos distribuídos nas escolas Rubem Berta, São Judas Tadeu, José Cesar de Mesquita.
Medicina é o curso mais procurado, com 74,26 candidatos por vaga. Na sequência, vêm os cursos de Psicologia Diurno (28,82), Fisioterapia (26,43), Psicologia Noturno (23,19) e Medicina Veterinária (18,43).

Perfil dos candidatos

Ao todo, 33.459 candidatos concorrem a uma das 4.017 vagas oferecidas pela universidade federal, em 91 cursos. O número de candidatos é inferior ao do ano passado, quando 38.424 se inscreveram às provas. As mulheres lideram entre os candidatos, com 19.682 inscritas. Os homens somam 13.777. 
Pelo menos 50% das vagas de cada curso são destinadas a egressos do Sistema Público de Ensino Médio, em atendimento à Lei de Cotas. As vagas reservadas são subdivididas atendendo a critérios de renda e autodeclaração étnico-racial.
  • Número de candidatos por acesso universal: 17.620 (1.989 vagas)
  • Número de candidatos egressos de Escola Pública, independentemente da renda familiar: 7.487 (466 vagas)
  • Número de candidatos egressos de Escola Pública, independentemente da renda familiar e autodeclarados preto, pardo ou indígena: 1700 (522 vagas)
  • Número de candidatos egressos de Escola Pública com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo nacional per capita: 4.996 (500 vagas)
  • Número de candidatos egressos de Escola Pública com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo nacional per capita autodeclarados preto, pardo ou indígena: 1.656 (540 vagas).
A divulgação dos gabaritos após as provas será disponibilizada no site da Ufrgs. A data de divulgação da lista de aprovados ainda será comunicada pela universidade.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia