Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 12 de Janeiro de 2017 às 10:33

Volume de serviços prestados sobe 0,1% em novembro ante outubro, afirma IBGE

Pauta com  passageiros, que serão entrevistados sobre a apreciação deles sobre a qualidade do serviço e o preço dos ônibus 

na foto: terminal de onibus do Mercado Público

Pauta com passageiros, que serão entrevistados sobre a apreciação deles sobre a qualidade do serviço e o preço dos ônibus na foto: terminal de onibus do Mercado Público


MARCELO G. RIBEIRO/JC
Agência Estado
O volume de serviços prestados teve ligeiro aumento de 0,1% em novembro ante outubro, na série com ajuste sazonal, informou na manhã desta quinta-feira (12), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A taxa de outubro ante setembro foi revisada de -2,4% para -2,3%.
O volume de serviços prestados teve ligeiro aumento de 0,1% em novembro ante outubro, na série com ajuste sazonal, informou na manhã desta quinta-feira (12), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A taxa de outubro ante setembro foi revisada de -2,4% para -2,3%.
Na comparação com novembro do ano anterior, houve redução de 4,6%, já descontado o efeito da inflação, de acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços, iniciada em 2012. Em outubro de 2016 ante outubro de 2015, a queda havia sido de 7,6%.
A taxa acumulada pelo volume de serviços prestados no ano ficou negativa em 5%. Nos últimos 12 meses, o recuo também foi de 5%.
Desde outubro de 2015, o órgão divulga índices de volume no âmbito da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS). Antes disso, o IBGE anunciava apenas os dados da receita bruta nominal, sem tirar a influência dos preços sobre o resultado. Por esse indicador, que continua a ser divulgado, a receita nominal subiu 0,1% em novembro ante igual mês de 2015.

Ajuste sazonal diferenciado explica estabilidade de serviços na média

Todas as atividades de serviços registraram aumento no volume prestado na passagem de outubro para novembro.
Houve expansão no setor de Outros Serviços (3,3%); Transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio (2,1%); Serviços de informação e comunicação (1,0%); Serviços profissionais, administrativos e complementares (0,8%); e Serviços prestados às famílias (0,2%). O agregado especial das Atividades turísticas apresentou crescimento de 0,5% em novembro ante outubro.
Todos os segmentos registraram variação superior à média nacional dos serviços, que ficou próxima à estabilidade com ligeiro avanço de 0,1%.
Segundo Roberto Saldanha, analista da Coordenação de Serviços e Comércio do IBGE, a metodologia de cálculo prevê um ajuste sazonal diferenciado entre as diferentes atividades e o total do País, o que explica a estabilidade dos serviços na média nacional apesar das taxas positivas entre os segmentos investigados.
"É a metodologia, é um pacote de ajuste sazonal que tira todos os efeitos que podem afetar uma atividade", justificou o pesquisador.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO