Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, terça-feira, 31 de janeiro de 2017. Atualizado às 07h30.

Jornal do Comércio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Fernando Albrecht

Começo de Conversa

Notícia da edição impressa de 31/01/2017. Alterada em 30/01 às 21h13min

O milharal

Plantação de milho na Praça da Matriz em Porto Alegre

Plantação de milho na Praça da Matriz em Porto Alegre


CLAITON DORNELLES/JC
Há tempos a página reclamou do abandono da Praça da Matriz, um logradouro que deveria ser um brinco pela vizinhança dos Três Poderes, mais o Forte Apache do Ministério Público. Agora, tem até um pequeno milharal, plantado por um representante comercial em protesto pelo abandono. Quem chamou atenção foi o site Sul21. Ele até já colheu rabanetes e couves na primeira plantação. Deveria fazer parte do projeto Caminhos Rurais de Porto Alegre.

E a abertura da colheita...

O governador José Ivo Sartori (PMDB) não precisa mais ir ao Interior para a abertura da próxima safra de milho. Em vez de ir a São Nicolau, como fez no sábado, pode apenas sair do Palácio Piratini e atravessar a praça, rumo à lavoura. E sem custo.

Movido a muque

Um avião da empresa Rio Branco Aerotáxi, que partia da capital do Acre com destino a Taracuá (AC) atolou na pista e todos os passageiros tiveram que descer para empurrá-lo. A informação é do site AC24Horas. Digam uma coisa: não estão levando essa redução de tarifas da classe econômica longe demais?

Esquenta Canela

No Parque da Ferradura, em Canela, quando a temperatura sobe, os preços caem
No Parque da Ferradura, em Canela, quando a temperatura sobe, os preços caem
DIVULGAÇÃO/JC
Além de maravilhas naturais como o Parque da Ferradura (foto), na Serra é assim: quando a temperatura sobe, os preços caem. Tudo que queremos é recuperar o bolso, poderia ser o mantra da Campanha Verão em Canela, que vai até o dia 31 de março. Além da promessa de preços baixos, com descontos, vantagens e mimos ofertados por mais de 40 estabelecimentos, a cidade terá ainda uma variada programação cultural.

Análise eterna

Leitor da Capital conta que protocolou, em setembro do ano passado, pedido de providências para que o DEP desentupisse o esgoto pluvial da rua Inácio Montanha, bairro Santana. É uma via curta, que mal tem duas quadras. Até hoje, cinco meses depois, ainda "está em análise".

Terreno desconhecido

Aversão a perdas, falta de disciplina, baixo grau de informação explicam porque 58% dos poupadores desconheçam quais são as aplicações mais rentáveis e se joguem no pior investimento da praça, a caderneta de poupança. A pesquisa do SPC Brasil/CNDL está na página 5.

Por falar em poupança...

...a antiga Caixa Econômica Estadual do Rio Grande do Sul tinha um bordão atual até hoje: mão que economiza é mão que não pede. Os encalacrados com cartão de crédito que o digam.

Capacitação mundial

O Instituto Empresarial de Incubação e Inovação Tecnológica, mantido pelo Sindicato das Indústrias Metalmecânicas e Eletroeletrônicas de Canoas e Nova Santa Rita, vai orientar empresários para os benefícios do InovAtiva Brasil, programa que oferece capacitação de nível mundial em empreendedorismo. Informações pelo 2118-0900.

Xixi de cachorro...

Pouco a pouco, foi se generalizando uma prática entre donos de cachorros em Porto Alegre. Ao levar seus animais de estimação para passear, carregam junto uma sacolinha plástica para recolher o cocô. Isso era inimaginável há bem poucos anos. Hoje, é uma saudável atitude que se vê diariamente. A questão, agora, é o xixi de cachorro.

...e os bons modos

Sem nenhum pudor, os mesmos donos permitem que seus cachorros disparem jatos generosos de xixi em frente a portas de condomínios ou casas. Isso sem falar nos casos em que a urina cai sobre grades, enferrujando-as. Menos mal que, alguns iluminados, já estão levando junto uma garrafinha com água e a esguicham sobre o xixi feito pelos pets. Já é alguma coisa.

Miúdas

COBERTURA televisiva do comboio levando Eike Batista para Bangu. Parecia a visita do Papa.
FRASE antiamericana das décadas 1950/60 era "Yankes, go home". Hoje, quem a diz é Donald Trump.
ANTES de demandar o Litoral, os argentinos costumam fazer um rancho no Mercado Público. Compreensivelmente.
TRINCHEIRA da rua Cristóvão Colombo também está com obras paradas. Recomeçam quando, dona prefeitura?
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Gianfranco Baraccani 31/01/2017 07h13min
Falando em DEP, fiz uma denúncia no 156 SMOV em 13/01/2017, sobre uma empresa que está depositando areia e brita ao lado de uma boca de lobo no bairro Anchieta, fora que mantém uma grande quantidade de postes na calçada e até agora nada. Continua em análise.