Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, sexta-feira, 06 de janeiro de 2017. Atualizado às 21h16.

Jornal do Comércio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Fernando Albrecht

Começo de Conversa

Notícia da edição impressa de 06/01/2017. Alterada em 05/01 às 21h32min

A cárie

Edifício abandonado no centro de Porto Alegre, em frente à Praça XV

Edifício abandonado no centro de Porto Alegre, em frente à Praça XV


JONATHAN HECKLER/JC
De qualquer ângulo que se olhe o esqueletão do Centro Histórico de Porto Alegre, ele sempre surpreende pela feiura. É como uma enorme cárie, afugenta qualquer pretendente. É um embrulho jurídico que vem de décadas que ninguém consegue resolver. O ex-prefeito José Fortunati (PDT) até que tentou, mas deu com os burros n'água. Originalmente, eram cerca de 120 condôminos, mas parte já morreu e outra está em lugar incerto e não sabido. Dá para encarar, prefeito Nelson Marchezan Júnior (PSDB)?

Pit stop de meliante

Meliantes roubaram as quatro rodas de carro que estava sob avaliação de colunista do JC
Meliantes roubaram as quatro rodas de carro que estava sob avaliação de colunista do JC
VINICIUS FERLAUTO/VINICIUS FERLAUTO
Bairro Jardim Floresta, Zona Norte de Porto Alegre. Assim ficou o Nissan Versa que estava sendo avaliado pelo jornalista Vinicius Ferlauto, colega do Jornal do Comércio, editor de Automotor. Ele jantava na casa de amigos quando, por volta da 1h30min, foram alertados por um vizinho de que as quatro rodas do carro haviam sido furtadas por meliantes, que, pela rapidez e habilidade, devem ter feito treinamento de pit stop em alguma equipe da Fórmula 1.

As voltas que o mundo dá

Com a eleição de Nelson Marchezan Júnior para a prefeitura da Capital, a ex-governadora e suplente Yeda Crusius (PSDB) assumiu ontem a vaga na Câmara dos Deputados. Como até os leões de mármore da prefeitura sabem, o ninho tucano era pequeno para os dois.

Faltou dizer

A cada começo de ano se faz um balanço meteorológico do ano que passou. Desta vez, veio a informação de que 2016 foi o ano mais quente da história. Em nome da precisão, seria conveniente que se acrescentasse "desde 1880, início da medição global da temperatura". Ano quente mesmo se deu há 65 milhões de anos, quando a Terra pegou fogo e extinguiu os dinossauros.

As aparências enganam I

O ano de 2016 foi um dos mais seguros na aviação civil, informa, para o Brasil Post, a empresa sediada na Alemanha Jet Airliner Crash Data Evaluation Center (JACDEC), especialista em desastres aéreos. No ano passado, foram registrados 632 acidentes com 321 fatalidades.

As aparências enganam II

Em 2015, foi menor que no ano passado, com 521 mortes. Os voos são cada vez mais seguros graças à tecnologia. Para fazer a estatística, ano passado, as empresas aéreas carregaram 3,7 bilhões de pessoas, 12 vezes mais que na década de 1970. É mais seguro que andar de bicicleta na rua.

Fechamento temporário

O Master Hotel da rua Senhor dos Passos, na Capital, está fechado para reformas desde o dia 20 de dezembro, o que sempre é área fértil para especulações. Não é o caso. Os administradores ainda estão decidindo se ele volta como hotel ou residencial com um quarto. A demanda por este tipo de imóvel é alta no Centro Histórico.

Por falar em demanda...

...mercado imobiliário para condomínios residenciais e sítios se abrirá quando aproveitarmos a Lagoa dos Patos para transporte de passageiros entre Pelotas e Rio Grande, via barcos rápidos e ferry boats, e criar condições para morar em condomínios na orla lacustre e trabalhar em Porto Alegre. A lagoa e seu potencial são tão grandes que não a enxergamos.

Miúdas

AGORA virou moda a chuva do final da tarde. Com os transtornos e alagamentos de costume.
LA Niña no Estado é sinônimo de seca gaúcha, eles nos disseram. Agora, quem causa as chuvas é ela, eles nos dizem.
MAS tem que ver o lado positivo. Pelo menos, economizamos na lavagem do carro.
BANCA 40 do Mercado Público, a dos sorvetes e salada de frutas, registra grandes filas. E não tem sobreloja...
CEEE alerta: nenhuma pessoa ou empresa tem autorização para receber pagamento em dinheiro ou via depósito bancário em seu nome.

Finais

AFISVEC - Associação dos Auditores-Fiscais da Receita Estadual do Rio Grande do Sul comemora 65 anos de fundação dia 10/18h/rua Uruguai, 115/1010. EVENTO gastronômico Cálice de Estrelas ocorre dia 14/19h/Casa do Filó Vale dos Vinhedos Bento Gonçalves. ENCONTRO de Motos da Serra Gaúcha será dias 13, 14 e 15 em Nova Petrópolis.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Renato Russowsky 06/01/2017 18h08min
A idéia de utilizar as margens da lagoa para condominios proximos e o uso da via lacustre ate Pelotas e Rio Grande é brilhante. PORÉM.....quando esbarrar nos idiotologos da SMAM, biólogos teóricos e completamente burros, vai parar.. e acho que pra ser aprovada vai demorar uns 200 anos...Esperemos pra ver....hehehehe.