Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, quarta-feira, 04 de janeiro de 2017. Atualizado às 22h30.

Jornal do Comércio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Fernando Albrecht

Começo de Conversa

Notícia da edição impressa de 05/01/2017. Alterada em 04/01 às 22h37min

O de sempre, turbinado

Alagamento na avenida Voluntários da Pátria dificultou o trânsito na região

Alagamento na avenida Voluntários da Pátria dificultou o trânsito na região


DIVULGAÇÃO/JC
Alguns alagamentos na cidade podem ser marcados no calendário. E até pioram a cada chuvarada. Um deles é na rua Voluntários da Pátria. O esgoto pluvial foi todo restaurado e, desde as obras de duplicação inacabadas, a situação só faz piorar no trecho próximo à Rodoviária. É fácil imaginar como ficou complicada a circulação de pessoas (e carros) que demandavam o terminal.

Sem resposta

A propósito da nota sobre as bancas de verduras e camelôs na Rua da Praia e Borges de Medeiros, em que se comentou a falta de resposta da antiga Smic, administrador de prédio da região diz que ele enviou várias solicitações e nunca obteve resposta. Deduz-se disso que a pasta era cega, surda e muda. Eis aí um grande desafio para a administração de Nelson Marchezan Júnior (PSDB), colocar o Centro da Capital em ordem.

Tudo a ver

Nelson Marchezan Jr e procurador do município Bruno Miragem
Nelson Marchezan Jr e procurador do município Bruno Miragem
LUCIANO LANES/LUCIANO LANES
Conhecedor de leis, o prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior, que advogou durante oito anos, ganhou ontem um livro que certamente deixará sempre por perto em seu gabinete. Autor de "Comentários à Constituição do Estado do Rio Grande do Sul", o procurador-geral do município, Bruno Miragem, presenteou Marchezan com um exemplar da publicação. O prefeito vai precisar dessas informações.

ERS-118

Uma obra fundamental para a Região Metropolitana de Porto Alegre, a duplicação da ERS-118 deve levar mais dois anos. Deve. O repórter Jefferson Klein foi investigar o assunto e viu que especialistas da área têm dúvidas se, no ritmo atual, o trabalho termina em 2018. A reportagem está no caderno Logística, encartado nesta edição.

Os esqueletos vivem I

O estado que primeiro mostrou que precisava encolher foi o Rio de Janeiro, nos anos 1980. Além do banco estadual, o Banerj, havia um banco de investimentos, o BD Rio. Quando César Maia assumiu a presidência, nos anos 1980, extinguiu a vasta estrutura e o anexou como departamento do Banerj com apenas 16 funcionários.

Os esqueletos vivem II

Mas em se tratando de extinguir algo público sempre tem um porém. Esqueletos, assim como os fantasmas, não morrem. Em liquidação, até hoje os ossos do BD Rio chacoalham em um armário dos vastos corredores do arranha-céu da burocracia. Em janeiro de 2016, publicou o balanço referente a 2015, mostrando um passivo de R$ 9,2 milhões.

O futuro do Brasil

Uma professora da Ufrgs fez um impressionante relato do que ela e outras colegas passaram durante a recente invasão da universidade. A humilhação chegou ao ponto que os estudantes, alguns de outras universidades e até recrutados do Ensino Médio, eram obrigados a se identificar para entrar nos respectivos prédios. E agora que a borrasca passou, ela chama os alunos para as aulas presenciais. Boa parte diz que não pode.

Miúdas

DIFERENTEMENTE de 2016, as vendas de ar-condicionado não devem crescer nos próximos três meses, segundo a Asbrav. 
SÍLVIO Santos comemora. SBT registra melhor média anual dos últimos 10 anos e é a segunda mais vista no Brasil. 
CESTOS coletores de lixo são limpos três vezes por semana e têm furos para escoar a água, informa o DMLU.
LAVA Jato tem acordos de cooperação com 157 países. Ainda existe muito país para esconder dinheiro. 
PASSAGEIROS de empresas aéreas já podem registrar queixas e elogios no site da Anac: http://zip.net/bktBJC/.
CORREÇÃO: a aquaviária das antigas barcas para Guaíba ficava na Vila Assunção.

Finais

TEMA Central da 11ª Bienal do Mercosul "O Triângulo do Atlântico" será apresentado pelo curador-geral, Alfons Hug, dia 9/17h30min/Margs. INSTITUTO da Criança com Diabetes RS foi aceito como membro da International Diabetes Federation (IDF). JÁ está no ar o novo site de negócios da Auxiliadora Predial: www.auxiliadorapredial.com.br.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia