Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, terça-feira, 03 de janeiro de 2017. Atualizado às 21h39.

Jornal do Comércio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Fernando Albrecht

Começo de Conversa

Notícia da edição impressa de 04/01/2017. Alterada em 03/01 às 21h07min

O túnel francês

Semanário satírico francês Charlie Hebdo relembra dois anos do atentado na redação do jornal

Semanário satírico francês Charlie Hebdo relembra dois anos do atentado na redação do jornal


CHARLIE HEBDO/DIVULGAÇÃO/JC
O jornal satírico francês Charlie Hebdo, que circula hoje, lembra, dois anos depois, o ataque contra os escritórios e a redação do semanário, que deixou 11 mortos. Fazendo jus à sua linha editorial, a corajosa publicação mostra na capa a versão parisiense para o nosso "luz no fim do túnel".

Quem paga?

Os recentes e os antigos protestos na Praça da Matriz acabaram por danificar as pedras portuguesas das calçadas de áreas adjacentes, como as do entorno do Palácio da Justiça. E não será assim tão simples, porque, em se tratando do Centro Histórico, a recuperação demandará autorização do Iphan. E o baile segue neste 2017.
A praça era do povo, não é mais.

Ajuda ao Tio

O Ministério da Integração Nacional reconheceu ontem a situação de emergência em 11 municípios em diversos estados, incluindo o Rio Grande do Sul - as cidades de Ibirapuitã e Tio Hugo. A medida irá garantir o acesso de prefeituras às ações de apoio para socorro, assistência, restabelecimento de serviços essenciais e recuperação de áreas danificadas.

Lacre na lixeira

PG3
Morador ou moradores da Rua Ignácio Montanha resolveram por conta própria combater um possível foco do mosquito transmissor do chikungunya, zica-vírus, dengue.
Lacraram a lixeirinha.
PG3 Morador ou moradores da Rua Ignácio Montanha resolveram por conta própria combater um possível foco do mosquito transmissor do chikungunya, zica-vírus, dengue. Lacraram a lixeirinha.
Marcelo G. Ribeiro/Marcelo G. Ribeiro
Alguém radicalizou no combate ao mosquito do zika. Envolveu toda a lixeira de fibra com fita crepe e tapou a entrada com uma advertência. Não é por aí, embora esse seja um problema aparentemente sem solução. As lixeiras que não possuem drenagem acumulam água e nela o Aedes costuma veranear.

Os números do trem

Em 2016, a Trensurb transportou 56.161.503 usuários, o que equivale a uma média de 4.680.125 passageiros mensais. Em 2015, haviam sido transportados 57.554.522 passageiros. Ou seja, quase 1 milhão a mais que no ano passado. A média de usuários transportados por dia útil foi de 186.343.

Uma zona rural...

Tantas e tantas vezes esta página publicou fotos e notas sobre as "miniceasas" no Centro Histórico, e, mesmo com esse enorme pepino plantado a céu aberto, a falecida Smic nunca se dignou a responder - só respondia quando era "pro Fantástico", para usar um bordão do Casseta e Planeta.

...no Centro Histórico

Agora é um problema social. Quando os primeiros vendedores fincaram pé, não era um problema social. Era uma simples questão de desobediência civil, e como tal deveria ser tratada para evitar o contágio. Deixaram a porteira aberta, e o resultado está aí.

Juízes e prefeitos I

A posse dos prefeitos e vereadores mobilizou a Ajuris. O presidente da Associação dos Juízes, Gilberto Schäfer, morador de Guaíba, prestigiou a posse de José Sperotto (PTB). Na posse de Nelson Marchezan Júnior (PSDB), em Porto Alegre, a entidade foi representada pela juíza Tatiana Di Lorenzo, cujo marido, Wambert Di Lorenzo (Pros), assumiu como vereador.

Juízes e prefeitos II

Em Santo Cristo e Paraíso do Sul, respectivamente, assumiram como prefeitos os magistrados aposentados Adair Philippsen (PMDB) e Artur Arnildo Ludwig (PDT). Interessantes esses casos. Eles poderiam curtir o otium cum dignitate, mas resolveram deixar uma cômoda aposentadoria para botar a mão na massa de novo.

O massacre

Não precisa fazer pesquisa para avaliar o sentimento de largas camadas da população diante do massacre do presídio de Manaus (AM). O grosso dará de ombros, na melhor das hipóteses, quando não expressa satisfação pela quantidade de criminosos mortos. Negar esse sentimento é enfiar a cabeça na areia. O raciocínio elementar assenta-se no "antes eles que eu".

Miúdas

CASA da avenida João Pessoa que era a sede do PMDB Porto Alegre foi posta para alugar.
LABORATÓRIO Brainfarma tirou voluntariamente lotes de 124 medicamentos, entre eles o Biotônico Fontoura.
MILAGRE ou prudência? No feriado do Ano-Novo não houve mortes na freeway, apenas três feridos leves nos 30 acidentes.
EM compensação, 72% das 1,5 mil ocorrências registradas foram de algum tipo de pane. Sendo 242 de pneus furados.
DMLU começou bem. Respondeu imediatamente a uma demanda de leitor publicada na página de ontem.
SAMUARA Hotel, de Caxias do Sul, cresceu 9% em faturamento em 2016 e realizou um total de 370 eventos.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia