Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, terça-feira, 27 de dezembro de 2016. Atualizado às 17h54.

Jornal do Comércio

Geral

COMENTAR | CORRIGIR

Mobilidade

27/12/2016 - 18h45min. Alterada em 27/12 às 18h58min

Porto Alegre ganha dois novos corredores de ônibus nesta quinta-feira

Corredores receberam pintura especial e irão funcionar apenas em alguns horários

Corredores receberam pintura especial e irão funcionar apenas em alguns horários


PMPA/Divulgação/JC
Quem circular pelas avenidas Assis Brasil e Icaraí durante essa quinta-feira (29) irá notar mudanças no trânsito. Isso porque entram em funcionamento os novos corredores de ônibus da Assis Brasil, entre Triângulo e Fiergs, e no eixo Icaraí-Chuí, entre a Diário de Notícias e Ibicuí.
A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) é responsável pelo projeto e a implantação das faixas prioritárias, que tem o objetivo de beneficiar mais de 113 mil passageiros do transporte coletivo da cidade. A pintura e a instalação de placas indicativas foram reforçadas nas vias. O espaço também deverá ser utilizado pelas linhas de lotação.
Por meio de nota, o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, afirmou que em outros pontos da cidade, essas mudanças proporcionaram ganho de 15 minutos nas viagens dos passageiros. “Temos 1 milhão de usuários nos ônibus da cidade. Acredito que focar na melhoria do transporte coletivo é uma maneira de priorizar quem mais precisa. Os novos corredores serão aos moldes dos que já existem na Cavalhada e av. Brasil. Nesses locais, tivemos um ganho de 15 minutos nas viagens” explicou Cappellari.
Na Assis Brasil, o horário de operação será das 6h às 9h e das 16h às 20h, de segunda a sexta-feira. Nesse ponto, o corredor terá 4,2 quilômetros de extensão e funcionará nos dois sentidos da via. Já na Icaraí-Chuí, o horário será das 6h às 9h, também de segunda a sexta-feira. O trecho será de dois quilômetros, com fluxo somente no sentido bairro-Centro.
Carros, táxis e outros veículos motorizados devem trafegar fora do novo corredor de ônibus, rodando somente nas faixas do centro e à esquerda. Podem acessar o corredor prioritário sempre que forem realizar uma conversão à direita, bem como se o destino for acessar algum estabelecimento comercial ou particular, localizado próximo à nova faixa prioritária. Carros e táxis não podem, em hipótese alguma, permanecerem parados ou estacionados no corredor.
Até 31 de janeiro a EPTC fará a orientação dos motoristas para se adequarem as mudanças. Depois desse período, quem andar no local prioritário aos ônibus será autuado com uma infração gravíssima, levando sete pontos na carteira e multa de R$ 293,47.
Veja os trechos contemplados com os novos corredores:
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia