Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 12 de Dezembro de 2016 às 18:23

Petróleo sobe apoiado por acordo de redução da oferta entre grandes produtores

Agência Estado
Os contratos futuros de petróleo fecharam com forte alta nesta segunda-feira (12), apoiados pelo acordo firmado entre grandes produtores da matéria-prima para limitar a produção a fim de equilibrar os preços.
Os contratos futuros de petróleo fecharam com forte alta nesta segunda-feira (12), apoiados pelo acordo firmado entre grandes produtores da matéria-prima para limitar a produção a fim de equilibrar os preços.
O petróleo WTI para janeiro negociado em Nova York, na New York Mercantile Exchange (Nymex) fechou em alta de 2,58%, a US$ 52,83 por barril. Já o barril do tipo Brent para fevereiro avançou 2,50%, a US$ 55,69.
Em reunião neste sábado em Viena, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep)conseguiu convencer 11 produtores não membros a cortarem sua produção em 558 mil barris por dia (bpd). A medida é uma forma de fazer frente aos preços extremamente baixos no mercado global.
O ministro de Energia do Catar e atual presidente da Opep, Mohammed bin Saleh al-Sada, confirmou a redução, que ficou abaixo dos 600 mil barris por dia que o cartel esperava.
A redução dos países de fora do grupo segue a decisão dos países membros, em 30 de novembro, de reduzir a produção em 1,2 milhão de barris por dia. O ministro do Petróleo da Arábia Saudita, Khalid Al-Falih, disse que o acordo de sábado foi histórico e que iria estabilizar o mercado no próximo ano, além de incentivar investimentos da indústria.
Os 11 países não membros e que aceitaram o acordo são: Azerbaijão, Bahrein, Brunei, Guiné Equatorial, Casaquistão, Malásia, México, Omã, Rússia, Sudão e Sudão do Sul.
Segundo fontes, a maior parte do corte, de 300 mil barris por dia, é prometida pela Rússia, que também produz mais petróleo que qualquer outro país. Além disso, mais cedo, fontes chegaram a afirmar que o corte alcançaria os 612 mil bpd.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO