Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 05 de Dezembro de 2016 às 19:54

Bolsas fecham em alta em Nova Iorque com redução de preocupação com Itália

Agência Estado
As ações de companhias financeiras garantiram os ganhos das bolsas de Nova Iorque nesta segunda-feira (5), já que as preocupações após os italianos terem rejeitado uma reforma da Constituição foram minimizadas. A alta do petróleo e indicadores positivos também contribuíram para a alta.
As ações de companhias financeiras garantiram os ganhos das bolsas de Nova Iorque nesta segunda-feira (5), já que as preocupações após os italianos terem rejeitado uma reforma da Constituição foram minimizadas. A alta do petróleo e indicadores positivos também contribuíram para a alta.
O Dow Jones fechou em alta de 0,24%, aos 19.216,24 pontos - novo recorde de fechamento; o Nasdaq ganhou 1,01%, aos 5.308,89 pontos; e o S&P 500 avançou 0,58%, aos 2.204,71 pontos. Entre as maiores altas do Nasdaq, as ações da Amazon.com subiram 2,57%, após a gigante do varejo eletrônico anunciar nesta segunda-feira que planeja abrir o Amazon Go, sua primeira mercearia de pequeno formato para o público no início do próximo ano em Seattle, sua cidade natal.
A relativa calma no pregão de hoje aconteceu, uma vez que os investidores haviam antecipado amplamente o resultado do referendo de domingo e a subsequente demissão do primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, vendendo ações italianas, títulos e euro nas semanas que antecederam a votação.
Quase 60% da população optou por não realizar uma reforma na Constituição da Itália. Com o referendo, Renzi, queria mudar as leis para que o poder executivo precisasse de aprovação apenas da Câmara baixa do parlamento para aprovar leis. Renzi acha que esta mudança seria essencial para impulsionar a economia sem brilho da Itália. Ele prometeu que caso perdesse, ele renunciaria logo em seguida, mas ele aceitou o pedido do presidente italiano de esperar até a aprovação da Lei Orçamentária, até o final de semana.
Os investidores estavam preocupados com a possibilidade de novas eleições na terceira maior economia do euro e com o impacto que a atual instabilidade política terá para o frágil sistema bancário. No entanto, Ewald Nowotny, integrante do conselho diretor do Banco Central Europeu (BCE), disse hoje que bancos específicos da Itália têm problemas, mas não o setor bancário do país como um todo, e que esses problemas são gerenciáveis. O comentário minimizou as preocupações do mercado. Com isso, os bancos americanos encontraram espaço para subir. O Goldman Sachs e o JP Morgan tiveram os maiores ganhos, fechando em alta de 2,37% e 2,03%, respectivamente.
Indicadores positivos da economia americana também contribuíram para o bom humor, além da alta do petróleo que, embora tenha reduzido os ganhos ao longo da tarde, acumulam alta de 15% em menos de uma semana. As ações da ExxonMobil, por exemplo, encerraram com avanço de 0,44%.
O índice de gerentes de compras (PMI) do setor de serviços dos EUA elaborado pelo Instituto para Gestão de Oferta (ISM, na sigla em inglês) subiu a 57,2 em novembro, de 54,8 em outubro. O avanço foi mais forte que o previsto pelos analistas consultados pelo The Wall Street Journal, que esperavam que o indicador subisse para 55,5. Já o índice de tendência de emprego dos Estados Unidos subiu 2,7% em novembro ante o mesmo mês do ano passado, para 129,96, informou o Conference Board.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO