Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, segunda-feira, 19 de dezembro de 2016. Atualizado às 15h35.

Jornal do Comércio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Ana Fritsch

De salto alto

moda

Notícia da edição impressa de 19/12/2016. Alterada em 19/12 às 16h36min

Inspiração nas tramas

Rafaela Tomazzoni é proprietária da grife que leva seu nome, em Caxias do Sul

Rafaela Tomazzoni é proprietária da grife que leva seu nome, em Caxias do Sul


DANIELA XU/DIVULGAÇÃO/JC
A designer Rafaela Tomazzoni, proprietária da grife de Caxias do Sul que leva seu nome, nasceu praticamente dentro da malharia dos seus pais. Desde nova, acompanhava a rotina de transformação dos fios em tecidos. "Cresci no meio das rocas, do barulho das máquinas. Brincava com retalhos, bordava."
Aos 15 anos, começou a trabalhar na malharia. "Ainda jovem, em uma feira com meu pai, vi rocas multicoloridas. Pedi para ele comprá-las e criei peças incríveis. Sou muito de cores", diz. Nos anos 1990, a malharia começou a desenvolver coleções, e Rafaela começou uma linha jovem. Mas foi apenas em 2013 que ela fez seu voo solo. Nascia a Rafaela Tomazzoni, marca especializada em tricô atemporal. "Minha ideia foi ter uma moda autoral para que as pessoas se identificassem", explica.
Atualmente, são duas coleções por ano, além de coleções menores, em sua maioria, inspiradas em mulheres, como Josephine Baker, Twiggy, Brigite Bardot, Emilie Flöge e Virgínia Wolf. "Nunca tive dúvida sobre cursar moda", afirma a designer, mãe de Giulia, seis anos, e Giorgia, dois anos. Rafaela é formada em Moda pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), com MBA em Marketing pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

De influenciadora para curadora de moda

'Brinco com a moda, ela é para se divertir', diz Clau Bartelle
'Brinco com a moda, ela é para se divertir', diz Clau Bartelle
JC
O olhar de Claudia Bartelle sobre moda e tendências ultrapassa as redes sociais. A digital influencer acaba de criar a coleção Azaleia by Clau Bartelle e confirma quatro novas coleções anuais para a marca a partir de 2017. O projeto começou como uma ação especial e se transformou em uma linha de produtos. "Brinco com a moda, ela é para se divertir", diz. Os dois modelos de sapatos mesclam o clássico e o romântico. Um tênis branco com bordados de laço e borboleta, e um slipper de bico fino com pérolas. A coleção tem a tecnologia EvaCushy, que proporciona leveza. Clau também desenvolveu, em 2016, produtos para marcas Eduarda Galvani Atelier, Essere Joias, Dvoskin Kulkes e Olympikus.

Tendências de cabelos para o verão

As técnicas de cabelo mais pedidas para os meses quentes do ano trazem pontos de iluminação e naturalidade. "As técnicas smoky blond, light brow e flash brunette são loiros com raiz esfumadas e morenas com pontos de iluminação, dando naturalidade e liberdade, sem a necessidade de retoques mensais", explica o hair stylist da Estética Raffinata, Marciel Buratto.
Confira as imagens
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia