Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, domingo, 04 de dezembro de 2016. Atualizado às 18h20.

Jornal do Comércio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Ana Fritsch

De salto alto

Moda

Notícia da edição impressa de 05/12/2016. Alterada em 02/12 às 19h13min

Evento debate tendências e inclusão social

Gisele Franke é estilista e proprietária da marca Capim Lab

Gisele Franke é estilista e proprietária da marca Capim Lab


PEDRO BRAGA/JC
2016 é o ano da inclusão social na moda. Em Porto Alegre, o assunto estará em pauta no Natal por um Viés Consciente, que acontece neste sábado. Participam as criações locais sustentáveis que integram o Coletivo Viés - Moda Consciente, como Aurora Moda Gentil, Capim Lab, Clau, Contextura, Envido, Sueka e The Blue Crafters.
Para divulgar os projetos sociais ligados à moda também está agendado o bate-papo O Viés Social da Moda, que será mediado pela estilista e mestre em sociologia Gisele Franke. "A moda é social por essência, produzida, significada, utilizada e modificada coletivamente. No âmbito material, envolve uma cadeia de produção enorme. São muitas histórias de vida, uso de recursos e relações de trabalho que podem servir para desenvolver uma sociedade mais justa e saudável ou para ampliar formas de exploração e desigualdade", diz em entrevista exclusiva à coluna.
Um dos princípios da moda sustentável é justamente cuidar do aspecto social. "O evento vai unir partes desta cadeia gigantesca que é a moda, mostrando que ela é feita por todos", afirma a designer. No Espaço Design Solidário estarão itens entre R$ 10,00 e R$ 30,00, com renda revertida para iniciativas apoiadas pelas marcas participantes (veja no box).
Projetos apoiados
  • Desperta Moda para a Mudança - oficinas mensais de áreas criativas para jovens do bairro Rubem Berta
  • Escola Convexo, iniciativa na área de educação, promovida na periferia da zona sul de Porto Alegre
  • ONG Chicote Nunca Mais, entidade sem fins lucrativos que acolhe e recupera cavalos das ruas da região Metropolitana.
  • Natal por um Viés Consciente - Bazar de Moda Sustentável
Data: 10/12, das 15h às 20h
  • Local: Shopcontextura (rua Armando Barbedo, 1091, Tristeza)
  • Marcas presentes: Aurora Moda Gentil, Capim Lab, Clau, Contextura, Envido, SUEKA e The Blue Crafters.
Bate-papo O Viés do Social na Moda, às 17h
  • Mediação: Gisele Franke, estilista e mestre em sociologia, proprietária da marca Capim Lab
  • Participantes: Bruno Bittencourt, um dos idealizadores da Escola Convexo, doutorando em Administração da Ufrgs; Cariane Weydmann Camargo, uma das organizadoras do Desperta Moda para a Mudança, professora do curso de Bacharelado em Moda da Unisinos, também é doutoranda e pesquisadora do Núcleo de Moda Sustentável da Ufrgs; Fair Soares, fundadora e presidente da ONG Chicote Nunca Mais.

Espaço Criativitá abre showroom

Lisia abre as portas do seu ateliê e escola de joias
Lisia abre as portas do seu ateliê e escola de joias
DIVULGAÇÃO/JC
Lisia Barbieri abre as portas do seu ateliê e escola de joias para inaugurar o Espaço Criativitá, com showroom e exposição "Entropia" da confusão à perfeição. A inauguração acontece na quarta-feira, 7/12, das 19h às 22h, na Criativitá (alameda Sebastião de Brito, 90).
A exposição, que prossegue até 15/12, contará com a participação e exposição de peças exclusivas de 11 joalheiros gaúchos: Anelise Cancelli, Cristina Espinoza, Júlia Cabral, Manoel Diogenes, M. Inês T. Ludwig, Nadia da Cunha, Sandra Valandro, Thiago Mateus, Viviê Studio e Weiss.
Ainda, peças do artista e joalheiro Carlos Herrera, colombiano radicado em São Paulo, completam a exposição. O trabalho do designer vai além da criação de um objeto comercial ou de moda, cada peça é o resultado de uma ideia concebida por meio de diferentes caminhos. 

Maria Lorenza lança coleção de sapatos veganos

A Maria Lorenza, de Caxias do Sul, comemora sete anos com sua primeira coleção de sapatos veganos, confeccionados em materiais leves e solados baixos. "Desejamos que o mercado repense sua maneira de estar e consumir no mundo, optando por produtos que respeitem a natureza e todas as suas formas de vida", ressalta Fernanda Juliana, uma das proprietárias. São 16 modelos, produzidos com palmilhas, sola e couraças 100% sintéticas.

Agenda

Os 58 acadêmicos do curso de Moda da Universidade Feevale que se formam neste segundo semestre mostram suas criações em um desfile no dia 8/12, às 19h30min, no Teatro Feevale. O Projeta-me - Como nascem as estrelas, coordenado pela professora Ana Hoffmann, apresenta as coleções de vestuário desenvolvidas pelos estudantes da disciplina Trabalho de Conclusão - Projeto de Coleção II. Aberto à comunidade, solicitando-se a doação de 1 kg de alimento não perecível para retirada do ingresso na bilheteria do Teatro Feevale (Rua Coberta do Campus II, ERS-239, 2.755, Novo Hamburgo).
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia