Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 27 de Dezembro de 2016 às 22:21

Caça ao turista

Ônibus da Linha Turismo de Porto Alegre foi uma boa ideia, mas a cidade não está tão turística assim

Ônibus da Linha Turismo de Porto Alegre foi uma boa ideia, mas a cidade não está tão turística assim


FERNANDO ALBRECHT/ESPECIAL/JC
O ônibus da Linha Turismo de Porto Alegre foi uma boa sacada. Seria uma ótima exposição da Capital se a cidade não estivesse entregue ao comércio informal e fosse mais limpa. No Centro Histórico, o que se poderia mostrar para o turista? Sua degradação crescente? O monumento Júlio de Castilhos, que sempre foi um dos mais visitados, fica numa praça que, volta e meia, está ocupada por manifestantes.
O ônibus da Linha Turismo de Porto Alegre foi uma boa sacada. Seria uma ótima exposição da Capital se a cidade não estivesse entregue ao comércio informal e fosse mais limpa. No Centro Histórico, o que se poderia mostrar para o turista? Sua degradação crescente? O monumento Júlio de Castilhos, que sempre foi um dos mais visitados, fica numa praça que, volta e meia, está ocupada por manifestantes.

Boa notícia

A propósito da nota de ontem sobre o Dpvat, a Seguradora Líder-Dpvat informa que os bancos Banrisul, Sicredi, Caixa (Lotéricas), Bradesco e Santander já estão aptos a receber o seguro. Os demais bancos conveniados estão regularizando seus sistemas para receber o Seguro Dpvat o mais rápido possível. Muito bom. Uma preocupação a menos para o contribuinte.

Doação do MPT

O Ministério Público do Trabalho (MPT-RS) destinou multa de R$ 199.892,10 à Polícia Civil do Estado. O valor será utilizado na aquisição de dois sistemas Cellebrite, usados para extração e decodificação de dados de dispositivos móveis para análise forense, mais equipamentos de captação de vídeo, para uso em atividades de vigilância policial.

Terno de Reis

A respeito da nota publicada ontem, sobre Paixão Côrtes e as homenagens aos Ternos de Reis, ao invés das figuras "caricatas" do Natal, o secretário de Estado da Cultura, Victor Hugo, informa que sua primeira atividade cultural como secretário foi justamente participar de um evento de Terno de Reis em Santo Antônio da Patrulha.

Imóveis engessados I

Leitor que mora há décadas na rua Dario Pederneiras, bairro Petrópolis, relata seu drama e de outras dezenas de proprietários de casas da região. É uma rua absolutamente residencial, que já conta com vários edifícios, mas o imóvel foi incluído como Patrimônio Cultural. Então, ele e os outros não podem vender as casas para construtoras, enquanto o IPTU foi reajustado em dose mais salgada que bacalhau. Ora, isso é restrição à propriedade.

Imóveis engessados II

Acontece algo parecido com os imóveis tombados. O proprietário é obrigado a arcar com as despesas de manutenção, que não são poucas, porque os prédios são antigos e exigem cuidados constantes, e não pode vendê-los, a não ser para quem se dispuser a bancar essa despesa. Só não paga IPTU. É claro que a cidade precisa e deve preservar seus prédios históricos, mas deveria haver mecanismos de retribuição mais em conta para os proprietários.

A roupa nova do rei

Apenas 57% dos consumidores que irão comemorar o Réveillon pretendem comprar roupas novas, mostra o SPC Brasil. A média de gastos com roupas e comemorações deve ser de R$ 263,00, uma queda de 17% em relação a 2015.

José Mitchel

Mais uma baixa no jornalismo gaúcho. Faleceu ontem, de problemas decorrentes de diabetes, José Henrique de Medeiros Mitchel, 69 anos, que atuou nos áureos tempos na sucursal do Jornal do Brasil, o JB, em Porto Alegre. O enterro é hoje, às 11h30min, no Cemitério São Miguel e Almas.

Viaduto do perigo I

Mais um relato de assalto nas imediações do Viaduto Otávio Rocha. Mãe e filha foram assaltadas, por volta das 14h de segunda-feira, por dois meliantes, que ainda "passaram a mão" na filha de 17 anos. Em seguida, correram para baixo do viaduto. E lá permaneceram - elas moram em prédio próximo e viram a dupla pela janela.

Viaduto do perigo II

Menos de 24 horas depois, a mãe foi novamente assaltada por um dos marginais armado e visivelmente drogado, que, em seguida, correu para o viaduto. E novamente ela viu pela janela que ele permanecia no local esperando a próxima vítima. Quem precisa passar por ele usa o estreito e descontinuado canteiro central da Borges de Medeiros.

Criação de empregos

"Vou visitar pessoalmente os 513 deputados federais para explicar a proposta da modernização da legislação trabalhista." A frase é do ministro do Trabalho, o gaúcho Ronaldo Nogueira (PTB), em visita ao Jornal do Comércio. A prorrogação do contrato de trabalho temporário de 90 dias para 120 dias mais 120 pode gerar até 5 milhões de empregos, enfatizou. Matéria nesta edição.

Miúdas

EM alguns pontos da Capital, não precisa nem chover forte para alagar. Um bom sereno já faz o serviço.
FEIA a coisa. Nem o tradicional calendário da Caixa foi distribuído neste ano.
NUNCA uma chuva foi tão bem-vinda quanto a de ontem. Deu uma bela de uma refrescada nesse calor senegalesco.
PROJETO de incentivo à leitura "Livros de Mão em Mão", do Lide-RS, já apresenta seus primeiros e ótimos resultados.
NO meio de um inverno eu finalmente aprendi que havia dentro de mim um verão invencível. (Albert Camus)