Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, terça-feira, 20 de dezembro de 2016. Atualizado às 16h55.

Jornal do Comércio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Fernando Albrecht

Começo de Conversa

Notícia da edição impressa de 20/12/2016. Alterada em 19/12 às 21h38min

Osmar Terra...

Terra falou sobre o programa Primeira Infância em entrevista aos associados do Clube de Opinião

Terra falou sobre o programa Primeira Infância em entrevista aos associados do Clube de Opinião


JEFFERSON BERNARDES/AGÊNCIA PREVIEW/JC
Em entrevista aos associados do Clube de Opinião, o ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra (PMDB), falou muito sobre o programa Primeira Infância. Apresentou dados que mostram o quanto a falta de estrutura familiar prejudica os filhos. Os seis primeiros meses são fundamentais para formação do vocabulário. Se for deficiente, a criança tem prejuízo sem volta, idem com problemas de saúde não corrigidos logo.

...de A a Z

As perguntas foram em leque, sobre drogas ("falta rigor como tolerância zero dos EUA"), os problemas do governo Michel Temer (PMDB) - "é um governo de transição, temos que levar até 2018, Temer não vai concorrer" -, candidatos do PMDB à presidência ("Paulo Hartung, governador do Espírito Santo, é excelente quadro"). De Osmar Terra, diga-se que é muito hábil.

Os bons e os maus

A cada ano, repete-se uma grande injustiça para com os contribuintes que pagam seus impostos em dia. Parte das prefeituras está perdoando multas, remissão de juros e correção de até 100% aos contribuintes inadimplentes do IPTU, incluindo créditos não tributários em alguns casos. E ainda parcelam o pagamento. O certinho, aquele que paga em dia, só ganha uma merreca de desconto se pagar antecipadamente.

Na mosca

Faleceu a atriz Zsa Zsa Gabor, 99 anos, caçadora de maridos ricos assumida. Húngara de nascimento, belíssima, fazia a alegria das colunistas sociais por causa das suas frases. Algumas: "Sou uma ótima dona de casa: sempre que me divorcio, fico com a casa"; "Não existe homem rico feio."; "Não sei nada sobre sexo, porque eu sempre estou casada". Fulminante.

Praça dividida

Protestos em frente à Assembleia Legislativa marcaram início da votação do pacote de medidas do governo gaúcho
Protestos em frente à Assembleia Legislativa marcaram início da votação do pacote de medidas do governo gaúcho
JC
Não tem como escapar da maldição do "grenalismo" neste Estado, tradição antiga, anterior até à Revolução Farroupilha. A Praça da Matriz ficou dividida ontem, dia do início da votação do pacote do governo José Ivo Sartori (PMDB). O clima estava tenso, com sindicalistas e servidores de um lado e Brigada Militar de outro. Ou seja, nenhuma novidade...

Mudanças na Junta

A Assembleia Legislativa aprovou a alteração do nome da Junta Comercial do Estado do Rio Grande do Sul (Jucergs) para Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul - Jucis-RS.

Prêmio ARI

A jornalista Patrícia Comunello, do Jornal do Comércio, ganhou menção honrosa no Prêmio ARI de Jornalismo com o trabalho Intenso Caio - 20 anos sem Caio Fernando Abreu, na categoria webjornalismo. A cerimônia foi marcada por protestos contra a extinção da TVE, que também teve profissionais premiados. Confira a lista completa dos vencedores.

Tiro ao poste

Que toró que nada. Uma das maiores causas da falta de energia na área de concessão da RGE Sul são as colisões de veículos com postes. Somente na Região Metropolitana, foram 1.311 casos neste ano, prejuízo anual em torno de R$ 6 milhões. Canoas ponteia, com 228 casos, seguindo-se Novo Hamburgo, com 167. A menor é São Vendelino, com dois casos.

Não tem milagre

A dor ensina a gemer, diz o antigo brocardo. As free shops estão caprichando para atrair consumidores nestes anos de vacas magras. Um exemplo é o shopping da Siñeriz, em Rivera. Nos carrinhos da loja principal da rede, na avenida Sarandi, há espaço para levar o pet e leitor de barras que transforma dólares em reais. Mas o movimento segue flaquito.

Previsão de assalto

O sistema de inteligência do Itaú é tão elaborado que o banco sabe o percentual de risco, a hora e o dia da semana em que as agências - todas elas - correm o risco de sofrer assaltos. O sistema acumula dados históricos e projeta eventos futuros com base nesse histórico.

Por falar em assalto...

...nos últimos dias, os assaltantes turbinaram suas ações. Não passa dia sem que algum familiar, amigo ou vizinho não dispare a frase recorrente "hoje eu entrei nas estatísticas".

Miúdas

  • CERCA de 17 mil detentores de mandatos de cargos eletivos recebiam o benefício da Bolsa Família.
  • VOTAÇÃO do pacote Sartori será non stop, sem previsão de término. Candidato ao Guiness de Recordes.
  • BALÕES atrasaram o pouso de três aviões em Viracopos (SP). Soltar balões devia ser crime hediondo.
  • POR causa deles, aeroportos como do Galeão estão no índex das associações de pilotos estrangeiros.

Finais

  • SECRETÁRIO de Saúde da Capital, Fernando Ritter recebeu o título de Cidadão de Porto Alegre, proposição do vereador Mario Manfro (PTB).
  • UNIMED Porto Alegre conquistou o Selo Ouro de Governança e Sustentabilidade da Unimed do Brasil.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Jurânio 20/12/2016 17h12min
Estranha ver um contingente de brigadianos tão grande para impedir do acesso a tal "casa do povo", enquanto os portoalegrenses sofrem com assaltos em plena luz do dia, nas barbas da brigada e a desculpa do Estado é justamente a falta de pessoal para cuidar da segurança....nTudo muito estranho no RS.
Sami El Jundi 20/12/2016 11h45min
Enquanto o pacote de austeridade corta fundo na carne dos servidores, a emenda 1 ao PL250/16 do Dep Sergio Peres cria "trenzinho da alegria", alçando servidores de ensino médio a cargos de nível superior sem concurso. Cria passivo de 30 milhões/ano aos cofres públicos, com potencial de retroatividade. Bomba relógio!!!