Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 15 de Dezembro de 2016 às 18:34

Olhar de soslaio


ELSON SEMPE PEDROSO/DIVULGAÇÃO/JC
Provável próximo presidente da colenda porto-alegrense, o vereador Elizandro Sabino (PTB) acompanha com atenção a fala do prefeito eleito Nelson Marchezan Júnior (PSDB). O clima na reunião de líderes da base e da oposição foi um pouco tenso, segundo testemunhas oculares da história. Marchezan vai ter que se virar nos 30 para conseguir apoio para o enxugamento que pretende fazer na máquina municipal.
Provável próximo presidente da colenda porto-alegrense, o vereador Elizandro Sabino (PTB) acompanha com atenção a fala do prefeito eleito Nelson Marchezan Júnior (PSDB). O clima na reunião de líderes da base e da oposição foi um pouco tenso, segundo testemunhas oculares da história. Marchezan vai ter que se virar nos 30 para conseguir apoio para o enxugamento que pretende fazer na máquina municipal.

Exposição cerebral


ELSON SEMPE PEDROSO/DIVULGAÇÃO/JC
Faltam cérebros no Brasil, repetem. Mas não para o Museum of Neuropathology de Santo Toribio de Mogrovejo, na Espanha. São 290 massas encefálicas que oferecem uma viagem incomum, revelando alguns dos segredos do órgão mais complexo do corpo humano. Assim como estes, há cérebros vivos por aí que são totalmente misteriosos, especialmente de políticos.

Segurança aérea

Coincidência ou não, com a tragédia com o avião da LaMia, a Comissão Europeia divulgou a lista das companhias aéreas proibidas de operar ou com restrições de operações dentro da União Europeia. A nominata abrange 190 empresas que não cumpriram com os padrões internacionais de segurança. A taça vai para o Cazaquistão: todas as suas empresas aéreas estão na lista.

Não esqueceram

A Federação Israelita do Rio Grande do Sul manifestou seu pesar pela morte do arcebispo emérito de São Paulo, Cardeal Dom Paulo Evaristo Arns. Em nota assinada pelo presidente Zalmir Chwartzmann, a entidade diz que a comunidade judaica "jamais esquecerá" o ofício inter-religioso pela alma de Vladimir Herzog, que ele liderou e celebrou na Catedral da Sé em 31 de outubro de 1975.

Uma no cravo...

Para o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, a decisão do seu colega Luiz Fux foi o "AI do Judiciário". Recorde-se que o Ato Institucional nº 5, de 13 de dezembro de 1968, foi um dramático divisor de águas da ditadura militar (1964-1985). Escancarou as portas para o Executivo fazer o que bem lhe desse na telha, atropelando a Constituição.

...outra na ferradura

Em compensação, o bloco Centrão, base aliada do governo, entrou com ação no mesmo STF para barrar a candidatura à reeleição do atual presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ). O Barão de Montesquieu, que desenvolveu o conceito grego da separação dos poderes, está dando duas centenas de voltas no túmulo: uma pelo caso Fux e outra pela decisão do Centrão.

Mau negócio

Foram tantos os muxoxos em relação à postergação do pagamento de 36 parcelas devidas pelos estados endividados e em situação de penúria à União que dá a ideia de que foi um péssimo negócio para o Rio Grande do Sul.

Nem ir, nem vir

O funcionalismo atingido pelo pacote do governo José Ivo Sartori (PMDB) é especialista em angariar a antipatia da população trancando o tráfego, como nesta quinta-feira à tarde. Quem vinha pela rua Duque de Caxias em direção ao viaduto não só tinha que fazer o contorno pela Assembleia Legislativa, como, logo em seguida, era parado pelos manifestantes por intermináveis minutos, antes de ter "licença" para prosseguir.

Miúdas

DANILO Ucha voltou a ser lembrado nesta quinta-feira, na coletiva de fim de ano da Federasul. Na véspera, a homenagem ao jornalista foi do Sesc.
FUSO horário do Congresso Nacional está alinhado ao Japão. Aprovam projetos às 2h ou 3h. Da madrugada.
PATRÍCIA Comunello, do Jornal do Comércio, é finalista do Prêmio ARI pelo especial 20 anos sem Caio Fernando Abreu.
FELIPE Strapasson Polidoro, 12 anos, da escola Oswaldo Aranha, de Esteio, ganhou Ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas.
PRESIDENTE do PDT, Carlos Lupi estará suicidando seu partido se expulsar os três senadores infiéis.

Finais

ÓPTICA Foernges fechou parceria de exclusividade de vendas com a marca de óculos de madeira Preza. CIEE-RS, em parceria com o Programa Todos Somos, promoveu oficinas de alfabetização em vilas. COOPERATIVA Santa Clara foi homenageada com o troféu Destaque Econômico em Getúlio Vargas. SINDICATO dos Corretores de Seguros promove encontro regional/agosto de 2016/Dall'Onder/Bento Gonçalves.