Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, domingo, 27 de novembro de 2016. Atualizado às 21h08.

Jornal do Comércio

Panorama

COMENTAR | CORRIGIR

MÚSICA

Notícia da edição impressa de 28/11/2016. Alterada em 25/11 às 17h21min

Black Sabbath faz show da turnê de despedida em Porto Alegre

Com Ozzy Osbourne, Black Sabbath faz show da turnê de despedida em Porto Alegre

Com Ozzy Osbourne, Black Sabbath faz show da turnê de despedida em Porto Alegre


FREDY VIEIRA/JC
Um repertório de clássicos; um dos mais célebres vocalistas da história do rock, acompanhado de dois asseclas que pavimentaram o conceito de heavy metal; e o agridoce gosto de uma apresentação que marca tanto um reencontro com o público quanto uma despedida. Apontado como um dos grandes shows em Porto Alegre no ano de 2013, o Black Sabbath retorna à capital gaúcha em parte da turnê The End.
O espetáculo acontece no mesmo palco que recebeu os britânicos há três, o Estacionamento da FIERGS (Assis Brasil, 8.787). O compromisso está marcado para às 21h, mas é bom ficar atento: na apresentação anterior de Ozzy Osbourne, Tony Iommi e Geezer Butler, a banda surpreendeu e começou a tocar cerca de quinze minutos antes do previsto. Até o fechamento desta edição, restavam ingressos tanto para pista quanto para pista premium. Os valores para as entradas ficam entre R$ 320,00 e R$ 560,00 - disponíveis pelo site www.ticketsforfun.com.br. A bilheteria oficial, sem taxa de conveniência é na Multisom da Andradas (1.001).
Em 2013, a vinda devia-se à divulgação do álbum 13 - o primeiro gravado com participação dos três desde Reunion, em 1998. Dessa vez, entretanto, os músicos devem se reter aos clássicos. E como não são poucos, o jogo já está ganho - antes mesmo de começar. Cerca de metade do setlist que o grupo vem executando foi registrado nos primeiros anos da banda, fundada em Birmingham, na Inglaterra, em 1968. Do disco batizado simplesmente Black Sabbath (1970), por exemplo, aparecem Behind the wall of sleep e N.I.B. Com uma produção maior do que a turnê anterior, o espetáculo ainda reserva tempo para outros discos frequentemente apontados entre os melhores do Sabbath - casos de Master of Reality (1971) e Vol. 4 (1972).
O mesmo vale para Paranoid, o segundo álbum que os britânicos colocaram no mercado (também em 1970). Maior sucesso comercial do grupo, o compacto é também considerado um dos mais influentes álbuns de heavy metal da história - senão o mais importante. Com riffs de guitarra contagiantes, Iron Man, War pigs e a própria faixa-título são figuras constantes no repertório do trio. E, ao vivo, provam que os fãs do gênero se importam tanto (ou mais) com as melodias instrumentais do que com as vocais.
Porto Alegre é a primeira cidade brasileira a receber o show da turnê. Após a passagem por aqui, Ozzy Osbourne (voz), Tony Iommi (guitarra) e Geezer Butler (baixo), seguem para Curitiba (30 de novembro), Rio de Janeiro (2 de dezembro) e São Paulo (4 de dezembro). A estreia da gira aconteceu nos Estados Unidos, em janeiro, e também já passou por Europa e Austrália antes de chegar à América do Sul. O derradeiro show está marcado na cidade onde tudo começou: Birmingham, no dia 4 de fevereiro. Isso, claro, se os veteranos não resolverem lembrar os dias de glória com algumas reuniões pontuais, como Iommi já chegou a cogitar.
O show na capital gaúcha ainda tem participação de outras duas atrações. A abertura fica por conta dos veteranos da Krisiun, expoente do cenário death metal. Formada em 1990, a banda gaúcha lançou em 2015 o registro Forged in fury - que rendeu elogios da crítica especializada. O trio sobe ao palco às 19h30min. Em seguida, às 20h, é a vez do grupo californiano Rival Sons, banda convidada a acompanhar o Black Sabbath na turnê. Os americanos se dedicam a um rock clássico e estão em atividade desde 2009.

Setlist

  • Black Sabbath
  • Fairies wear boots
  • After forever
  • Into the void
  • Snowblind
  • War pigs
  • Behind the wall of sleep
  • N.I.B.
  • Hand of doom
  • Rat salad
  • Iron man
  • Dirty women
  • Children of the grave
  • Paranoid
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia