Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Geral

- Publicada em 13 de Outubro de 2016 às 01:46

Morre aos 90 anos em Porto Alegre a ecologista gaúcha Magda Renner

 Magda foi pioneira da ecologia no Estado

Magda foi pioneira da ecologia no Estado


VILMAR DA ROSA/ARQUIVO/JC
Guilherme Kolling
A ecologista Magda Renner morreu aos 90 anos na madrugada de terça-feira em Porto Alegre. A informação foi divulgada ontem no site da Assembleia Permanente de Entidades em Defesa do Meio Ambiente no Rio Grande do Sul (Apedema-RS).
A ecologista Magda Renner morreu aos 90 anos na madrugada de terça-feira em Porto Alegre. A informação foi divulgada ontem no site da Assembleia Permanente de Entidades em Defesa do Meio Ambiente no Rio Grande do Sul (Apedema-RS).
Pioneira da ecologia no Estado, Magda ingressou no movimento ambientalista em 1972 após ter assistido a uma palestra de José Lutzenberger, que no ano anterior havia fundado a Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan).
Magda atuava em outra frente pela Ação Democrática Feminina Gaúcha (ADFG), entidade que liderou ao lado de outra ambientalista de destaque, Giselda Castro. Em plena ditadura militar, comandaram várias ações, inclusive protestos de rua contra a poluição industrial.
"Éramos algumas mulheres que saíamos em passeata e isso mobilizava um aparato imenso de policiais. Íamos caminhando e eles atrás, além de um monte de fotógrafos e jornalistas", lembra a artista plástica Zoravia Bettiol, que integrou a ADFG e hoje é da Agapan.
Magda ainda participou de diversas campanhas e ajudou a difundir a reciclagem do lixo em Porto Alegre, promovendo ações para incentivar a separação de resíduos que podem ser reaproveitados.
Paralelamente, a ativista ainda se tornou uma liderança conhecida no exterior. A ADFG se filiou à rede internacional de organizações não governamentais Amigos da Terra - e anos depois se tornou o Núcleo Amigos da Terra Brasil. Magda participou ativamente de congressos e encontros internacionais.
Parte de sua trajetória está registrada em depoimentos no livro-reportagem Pioneiros da Ecologia (JÁ Editores), dos jornalistas Elmar Bones e Geraldo Hasse. Em sua homenagem - além de Giselda Castro e Hilda Zimmermann - a Assembleia Legislativa criou o Prêmio Pioneiras da Ecologia, que reconhece ações em defesa do meio ambiente.
"A Magda era uma luz na história da construção da luta ambiental que agora se apaga, no momento em que sofremos perdas de direitos e conquistas no País obtidas exatamente com o trabalho de gente como Magda Renner", lamentou o presidente da Agapan, Leonardo Melgarejo.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO