Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, terça-feira, 04 de outubro de 2016. Atualizado às 22h38.

Jornal do Comércio

Geral

COMENTAR | CORRIGIR

educação

Notícia da edição impressa de 05/10/2016. Alterada em 04/10 às 21h19min

Escola da UFSM é a melhor gaúcha classificada no Enem

Igor Natusch
O Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) é a única instituição gaúcha entre as 100 escolas com melhores médias no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015. Os dados foram divulgados ontem pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Em uma média determinada a partir dos índices nas cincos provas do exame (Linguagens, Matemática, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Redação), a escola gaúcha ocupa a 33ª posição nacional e é uma das únicas três instituições públicas figurando entre as 100 melhores notas do País.
O Politécnico é o segundo colocado nacional entre instituições públicas, considerando a média obtida em provas objetivas, sem levar em conta a Redação. Nesse indicador, o colégio atinge 690,26, ficando atrás apenas do Colégio de Aplicação da UFV - Coluni (Viçosa/MG), que chega a 690,52. Na Redação, a escola de Santa Maria também alcança um número significativo, já que é uma das quatro não privadas no País a alcançar mais de 800 pontos. Na prova, o índice do colégio é de 820,00, terceiro melhor entre as públicas.
Em termos nacionais, a maioria das escolas públicas de melhor desempenho no Enem são de âmbito federal. Também atingem destaque escolas militares e escolas técnicas estaduais. Levando em conta o ranking de objetivas, sem a presença de Redação, a primeira escola pública estadual a despontar entre as melhores médias nacionais é o Colégio Estadual Tiradentes, de Porto Alegre, em 147º lugar.
O Colégio Politécnico de Santa Maria faz uma seleção anual, através da qual ingressam 35 alunos por ano, metade deles por meio da política de cotas. No momento, a escola atende 107 alunos, em três turmas. Embora só ministrem aulas no colégio, os professores são incentivados a buscar cursos técnicos e doutorado, além de participarem de projetos pedagógicos dentro da UFSM.
Diretor da instituição, o professor Valmir Aita considera que o investimento no corpo docente e o acompanhamento direto dos alunos são diferenciais que explicam os bons índices. "Nada surge do dia para a noite. Não queremos apenas preparar os alunos para que tenham boas notas no Enem. É uma cultura que vem sendo desenvolvida no decorrer nos anos, que conversa e incentiva o aluno, de forma exigente. E os alunos têm respondido bem. Somos um grupo unido, que busca trabalhar a educação como um todo", enumera.
pageitem_04_10_16_21_18_43_pg_20.jpg
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia