Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, segunda-feira, 30 de outubro de 2017.

Jornal do Comércio

Geral

COMENTAR | CORRIGIR

Separatismo

04/10/2016 - 14h34min. Alterada em 05/10 às 17h54min

'Sim' vence consulta para criar país com três estados do Sul do Brasil

Porto-alegrenses participaram da votação pelo separatismo do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná

Porto-alegrenses participaram da votação pelo separatismo do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná


JONATHAN HECKLER/JC
Patrícia Comunello
Atualizada em 5/10/2016 
O "sim" venceu com 95,74% a consulta promovida pelo movimento que prega a separação do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná para formar um novo país. A votação, que ocorreu no sábado (1 de outubro), chegou a 386 municípios e somou 616.917 participantes, segundo o movimento "O Sul é o Meu País". Foram 590.664 votos favoráveis à separação e 26.253 (4,26%) contrários. O Rio Grande do Sul teve a maior aceitação, com 97,21% dos votos pelo "sim".
A meta era chegar a 1.191 cidades, segundo o site do Plebisul, como vem sendo chamada a consulta. Foram 1.278 urnas de votação. O movimento marcou para 15 de outubro um encontro em Lages, Santa Catarina, que será aberto a quem quiser participar, segundo Douglas Aimoré, coordenador em Porto Alegre. 
A superintendente do movimento no Rio Grande do Sul, Anidria Rocha, explica que novas consultas devem ser realizadas até 2017, antes de dar encaminhamento à pauta. Uma das estratégias é enviar documento completo da consulta a governos (estaduais e federal) e organizações da sociedade civil. "Vamos dar conhecimento", diz Aimoré.
O movimento quer levar a proposta à Organização das Nações Unidas (ONU) após concluir a mobilização. No Rio Grande do Sul, cidades nas regiões do Vale do Caí, Taquari e Serra Gaúcha tiveram maior participação, segundo Anidria. Na Capital gaúcha, 10 mil pessoas votaram.
"O povo não aguenta mais ver esta teta chamada sul alimentando grandes oligarquias. Há 25 anos a gente tenta de vários meios chegar a um senso pacífico para transformar esta realidade", argumenta Moisés dos Reis, presidente da comissão do Plebisul em Porto Alegre.
"Votei pelo sim, penso que nós, aqui do Sul, temos condições de se sustentar e gerar riquezas, hoje geramos impostos e são exportados", alega o gestor de negócios José Bruno Maciel Gonçalves, que mora em Porto Alegre. "O dinheiro vai e não volta para nós. Não tem que separar?", provoca Vilmar Kray, metalúrgico de Novo Hamburgo.  
O movimento estabeleceu como meta chegar a 5% dos eleitores de cada estado. Em Santa Catarina, foram 272 mil votos e eram buscados 230 mil. No Rio Grande do Sul, alcançou-se 397 mil, e a meta era de 372 mil. Mas no Paraná foram 20 mil votos. "Não é o ponto fraco, faltou organização. A aceitação é enorme entre os paranaenses", garante Anidria. Foram 15 meses de preparação da consulta, com gasto de R$ 100 mil. Em Santa Catarina, chegou a haver ameaça da área de segurança de impedir a consulta, que muitos veem com afronta aleis brasileiras. 
O movimento, segundo Anidria, foi inspirado no livro A independência do Sul, de 1986, lançado pelo advogado Sergio Alves de Oliveira, em Montenegro. Em 1992, "O Sul é o Meu País" foi criado. A superintendente diz que os adeptos se socorrem em Resolução da 1.514, da ONU, de 1960, que trata da Concessão da Independência aos Países e Povos Coloniais. O processo deve ser encaminhado à União de Povos e Nações não Representadas (Unpo) em busca de reconhecimento. 
O promotor responsável pelo Gabinete de Assessoramento Eleitoral do Ministério Público no Rio Grande do Sul, Rodrigo Zilio, afirma que a votação, embora seja permitida, carece de legalidade jurídica e é inapropriada em relação à sua forma. Zilio diz que a consulta popular, prevista na Constituição Federal, não poderia ser convocada por um movimento nessas circunstâncias.

O resultado finais da votação:

Total de votantes: 616.917
  • Sim: 590.664 (95,74%) 
  • Não: 4,26%

Como foi em cada estado:

Rio Grande do Sul:
  • Sim: 97,21%
  • Não: 2,79%
Paraná:
  • Sim: 88,82%
  • Não: 11,18%
Santa Catarina:
  • Sim: 94,63%
  • Não: 5,37%
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Brasileiro 29/10/2017 23h45min
Anderson - Nao fala coisa que voce nao sabe, sou gaucho e moro em SP fazem 8 anos e posso afirmar que RS e SC sao as piores estradas por onde ando, se conhece-se realmente sp saberia que estas noticas de sao a maioria nao corretas existem pontos em sao paulo que sim, sempre alagam, mas agora sc e rs quando chove alaga e quando nao chove falta agua,sei porque vou periodicamente para estas regios. Se for falar algo fale verdade nao mentiras.
Anderson 30/09/2017 15h35min
Olha os paulistas ficam falando merda dizendo que sustentam o Brasil da licença vcs tem o pior transporte público ai quando cai uma chuvinha já ficam em baixo de água aqui ficamos em baixo dágua quando chove direto dias e nos do sul temos a melhor segurança melhor saúde por isso ficam mandando nordestinos pra cá e já fomos o maior produtor de alimentos do Brasil da licença "o sul é o meu pais
Rubens 29/08/2017 16h35min
Bastaria que todos os estados brasileiros declarassem que não mais reconhecem o governo federal corrupto e centralizador. Escolhessem um estado para a nova capital do país e tornassem a administração dos estados descentralizada: poderiam criar seus próprios códigos penais, leis tributárias e se tornassem independentes em todas as áreas.
leonardo 23/08/2017 13h04min
Inclui o Mato Grosso que toma conta da econômia do Brasil e fica tudo certo.
Maria Sidney 25/06/2017 17h17min
Os treis estados serao area menor,no caso mais facil de fechar fronteitas do contrabando trafico.tambem com leis proprias quem sabe voltariamos a sentir seguros e amparados pelo estado ja que pagamos todas as contas
Paula Natália Weiler 12/06/2017 19h06min
EU VOTO SIM, SE ESSA VOTAÇÃO CHEGAR EM MINHA CIDADE, POIS QUE SUSTENTA O BRASIL SOMOS NÓS DA REGIÃO SUL, AS PESSOAS NÃO PARARAM PARA PENSAR O PORQUE A ONU (ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS), NÃO QUER ESSA SEPARAÇÃO?? ACHO QUE NÃO NÉ. A ONU NÃO QUER PELO SIMPLES FATO DE O RIO GRANDE DO SUL SUSTENTAR, E O PIB NOSSO É BEM ALTO, A GENTE ENVIA MUITO DINHEIRO A BRASILIA E RETORNA MENOS QUE A METADE DA METADE. UMA DICA CUIDADO COM A WIKIPEDIA (FALA ERRADO)! :D
Daniel Santos 30/05/2017 03h22min
Bobagem, quem sustenta o Brasil não é a região sul, E sim a região sudeste! Estudem mais sobre o PIB do Brasil por favor...
rennovalle 03/05/2017 22h49min
Quanta bobagem!!! Quem sustenta o país é a região sudeste! Esta se emancipasse, tava todo mundo na merda, inclusive a região sul!!! Pesquisem mais sobre o pib de cada estado! Caiam na real e deixem de falar abobrinha!!! O Brasil é o meu país!!!
silvio 10/03/2017 14h05min
O Sul tinha q se seoarar mesmo chega de ficar mandando dinheiro pros vagabundos la de cima
André 21/12/2016 08h30min
Bom dia, quero muito fazer parte e se separar deste resto, porem o que me preocupa são os safados que roubaram e roubam estes 3 estados e não quero separar para que eles continuem roubando, então as leis contra corrupção ou qualquer tipo de vantagem politica tem que ser tão branda que nem se cogite querer participar da politica se tiver isso em mente, sonho com um pais de primeiro mundo e não com 2 Brasil corruptos e sujos. Temos que se espelhar em países de primeiro mundo e não tentar costurar.
Jõao Carlos 16/11/2016 20h41min
Pelo visto os que criticam devem ser os mesmos que o governo sustenta com nosso dinheiro.
Roberto 12/10/2016 13h08min
Sejam felizes!nAproveitam e incluem o estado do Acre, mantenham a Maria do Rosário, Gleisi Hoffamnn, Olivio Dutra, Tarso Genro, Luciana Genro e adotem Lula e família, Eduardo Suplicy,. Jean Willys, Erenice Guerra, Antony Garotinho e família, Benedita da Silva, Sergio Cabral, Pezão, sininho e sua turma dos black blocs e em adoção definitiva Rosinha Brizolla, Dilma.nSe precisarem de apresentadores na RBS podem levar o Faustão, Ricardo Boechat,, mas, mantenham-os no novo paísnBoa Sorte
Katia 08/10/2016 20h47min
Eu sou a favor e acho que São Paulo deveria seguir o mesmo caminho e se separar como país independente!
Sidinei rosa 08/10/2016 16h13min
Tchau. Vá nessa..
Edy 08/10/2016 16h03min
Não dá pra.juntar rio e sp tb não?? A gente não precisa do resto...
Irapuã Arrais 08/10/2016 15h22min
Quase 600 mil pessoas não são representativos de um universo de 27.386.891 habitantes. ( http://brasilescola.uol.com.br/brasil/a-regiao-sul.htm ) Isso só se concretiza se essa minoria separatista der um golpe no povo do sul do Brasil. Caso contrario não, a grande maioria esta indiferente ou tem muito mais o que fazer.
Gean 08/10/2016 11h02min
E o Nordeste que sempre teve suas riquezas exploradas? além do preconceito sofrido até hoje e nem assim queremos nos separar. Mimimi de quem só pensa no seu umbigo e não quer trabalhar junto para melhorar todo o país.
andressa 08/10/2016 09h37min
Isso é um absurdo, vão estudar primeiro antes de sair falando asneira....nNos somos brasileiros precisamos de muitas coisas do Brasil inteiro, e outro ponto quem vcs acham que vai comandar o sul do Brasil??? A Dilma? O Requião? O povo é trouxa e analfabeto só vota em porcaria!!!
cleverson 07/10/2016 23h44min
E se esta divisão não funcionar por bem, devemos começar uma guerra civil.
EDSON OLIVEIRA DA PALMA 07/10/2016 14h00min
Desde que o potencial da gente: sulistas - se por a prova -; gerar riqueza suficiente para proteger e, si proteger, pra mim tudo bem!
Marta 07/10/2016 07h46min
Já que existe no sul esse conceitonQue o nordeste é ruim, seco e ingratonJá que existe a separação de fatonÉ preciso torná-la de direitonnQuando um dia qualquer isso for feitonTodos dois vão lucrar imensamentenComeçando uma vida diferentenDe que a gente até hoje tem vividonImagina o Brasil ser divididonE o nordeste ficar independentennDividindo a partir de SalvadornO nordeste seria outro paísnVigoroso, leal, rico e feliznSem dever a ninguém no exteriornnJangadeiro seria o senadornO cassaco de roça era o suplentenCantador de viola, o presidentenO vaqueiro era o líder do partidonImagina o Brasil ser divididonE o nordeste ficar independentennEm Recife, o distrito industrialnO idioma ia ser nordestinensenA bandeira de renda cearensen"Asa Branca" era o hino nacionalnnO folheto era o símbolo oficialnA moeda, o tostão de antigamentenConselheiro seria o inconfidentenLampião, o herói inesquecidonImagina o Brasil ser divididonE o nordeste ficar independentennO Brasil ia ter de importarnDo nordeste algodão, cana, cajunCarnaúba, laranja, babaçunAbacaxi e o sal de cozinharnnO arroz, o agave do lugarnO petróleo, a cebola, o aguardentenO nordeste é auto-suficientenO seu lucro seria garantidonImagina o Brasil ser divididonE o nordeste ficar independentennSe isso aí se tornar realidadenE alguém do Brasil nos visitarnNesse nosso país vai encontrarnConfiança, respeito e amizadennTem o pão repartido na metadenTemo prato na mesa, a cama quentenBrasileiro será irmão da gentenVai pra lá que será bem recebidonImagina o Brasil ser divididonE o nordeste ficar independentennEu não quero, com isso, que vocêsnImaginem que eu tento ser grosseironPois se lembrem que o povo brasileironÉ amigo do povo portuguêsnnSe um dia a separação se feznTodos os dois se respeitam no presentenSe isso aí já deu certo antigamentenNesse exemplo concreto e conhecidonImagina o Brasil ser divididonE o nordeste ficar independentennPovo do meu BrasilnPolíticos brasileirosnNão pensem que vocês nos enganamnPorque nosso povo não é bestan
Pablo 06/10/2016 22h50min
Grande vitória para o movimento libertário! Mesmo que tal separação não ocorra, tal iniciativa só vem a fortalecer o liberalismo clássico, no Brasil. Finalmente o povo acordando... Estado grande não funciona. Cabe lembrar que esse tipo de movimento existe noutras partes do país. Espere mais gente lendo Von Mises e Rothbard...
Mauro 06/10/2016 22h45min
Impressionante como tem brasileiro com inveja de uma atitude destas.nSim, podemos nos separar mas não por causa de origens ou racismo e sim porque cansamos de ver nosso dinheiro suado sendo roubado pelo governo federal. Não temos problema com o resto do Brasil. Se houver a separação, vai ter muita gente querendo imigrar para cá e serão bem vindos. Esta é uma boa forma de pressão ao governo federal corrupto e péssimo gestor do dinheiro de todos os brasileiros. Façam o mesmo e a pressão será maior
Thiago José 06/10/2016 21h42min
Seria muito bom separar do Brasil o Brasil exporta muito mais barato, do que preço vendido para a população. maior exemplo é combustível, carros, seriais muitas outras coisas, o sul iria importar do Brasil. Hahaha o sul iria se beneficiar muito mais. Assim como todos os países importa do Brasil o sul também iria importar. Continuariamos a contribuir com o Brasil mas não sendo explorados como agora :( consertaza teria leis mais rígidas contra corrupção e teria a corja do PT. O Sul, é o meu País.
Rodrigo 06/10/2016 17h08min
Olha, vocês podem sim se separar do Brasil, mas levem a Dilma junto!!
Anna Drika Leverkusen Slaviero 06/10/2016 15h47min
E acham mesmo que o país vai abrir mão da Usina de Itaipu assim? Alem disso o sul não produz gasolina, teria que se virar com etanol, possuindo somente 7% das plantações de cana-de-açúcar brasileiras e teria importar gás natural da Argentina, e além de ampliar hidrelétricas do rio Uruguai o que gera custo. Sem produção local de petróleo, o preço dos combustíveis dobraria, então o custo de vida do sul seria praticamente dobrado, o que levaria a metade de sua população a falência.
Sandro Luchtenberg 06/10/2016 15h00min
Vocês mesmo estão sendo separatistas.nAo afirmar que: Aqui em São Paulo, ou aqui no Nordeste.nAgora há pouco alguém comentou:Aqui tá cheio de sulistas fazendo plantações de soja, se aí é tão bom pq 45% da minha cidade é povoada de gaúchos? Respondo: Porque o povo do Sul é trabalhador, não importa para onde vai, produz e não fica esperando frentes de trabalho do Governo, Bolsa Família ou outro tipo de Assistencialismo criado. Abraços
Flávio 06/10/2016 13h44min
Eu moro no Nordeste e aqui se produz algodão, cana, caju Carnaúba, laranja, babaçu, Abacaxi e o sal de cozinhar O arroz, o agave do lugar, o petróleo, a cebola, o aguardente, então o Nordeste é auto-suficiente, agora me diz o que o Sul produz? Aqui tá cheio de sulistas fazendo plantações de soja, se aí é tão bom pq 45% da minha cidade é povoada de gaúchos? Quem apoia esse tipo de votação devia estudar mais um povo, a esqueci que no Nordeste é que estão as melhores escolas e universidades, abçs
Jorge 06/10/2016 13h29min
Total de participantes do "plebiscito": 616.917 pessoasnTotal de habitantes da região Sul (censo 2014): 29.016.114 pessoasnTotal de participantes em percentagem: 2,13% da população da região.nn2,13%... NOSSA, que plebiscito expressivo...
Sandro Luchtenberg 06/10/2016 12h57min
cont. Estamos desarmados e acovardados. Outrora partiríamos para uma luta armada. Não esta luta degradante da Guerra Civil decretada mas não declarada que há muito acontece no Rio de Janeiro, onde o Poder Paralelo já tomou força e nem a União dá mais conta.nMas uma luta por honra, defendendo um território que clama por justiça e liberdade, que quer um basta da evasão de divisas, aqui produzidas, transformadas, comercializadas e que têm seus impostos enviados sem o devido respaldo nas aplicações.
Sandro Luchtenberg 06/10/2016 12h46min
Está faltando é coragem à população.nA violência, por exemplo, chegou às nossas portas porque assim permitimos; a sociedade se acovardou de maneira tal que hoje obriga-se a viver entre grades de sua própria casa, enquanto a marginalidade desfila impunemente em frente, na sua calçada.nMas espera aí? As grades e jaulas não foram feitas para aprisionar as bestas e feras? nAlgo, não, muito está errado.nAcabou a coragem? Desarmaram a população? Mas é claro que sim, está tudo previsto.... continua...
itor 06/10/2016 12h30min
fomos fazer um trabalho de saneamento no maranhão e não conseguimos contratar nem 15 pessoas por que o serviço era pra 2 meses e eles não queriam perder o beneficio bolsa familia e vale gás e bolsa escola tivemos que levar de curitiba trabalhadores para o maranhão nós carregamos esta gente nas costas todo o imposto do sul vai para o cofre federal que distribui para quem não quer trabalhar.
Marco Leite 06/10/2016 12h27min
O RS deve 55 bilhõesà União, tem um grupinho(Minúsculo) de políticos da pior espécie que pode existir e querrem de toda forma estar no poder ou implantar o que não conseguiram, e usam alguns que deixam se levar por eles para implantar essa idéia. Nada contra um a realização de um sonho, mas sinceramente, o RS em particular não está conseguindo sustentar nem a si próprio que precisa recorrer aos cofres do país que eles querem abandonar. Pana que muita gente de bem que deixa se levar por eles.
JOAO 06/10/2016 12h24min
Parabéns aos Sulistas pela iniciativa. Aí vocês formam um novo país e elege a Dilma como presidente. Ela tá desempregada! Virá calhar kkkkkk
Juarez Jason 06/10/2016 11h36min
Se fosse me dar ao trabalho dessa pantomima, também votaria SIM. Seria o meio mais fácil de nos livrarmos desses alemães infiltrados. Gostaria de saber de um desses que participaram da reportagem, quando ele mandou dinheiro ou qualquer coisa para mim, em Brasília, excetuando-se seus corruptos politicos. Tudo ajuda, pela separação: já têm um idioma próprio e ridiculo; não sei onde iriam viver, pois o solo é brasileiro; e esses quatro times vão sobreviver ao seu próprio Campeonato Nacional? Hehe.
tarcio 06/10/2016 11h30min
Como disse o.. Jose orizimbo.. se o sul se separar quem vai sustentar o nordeste. ..
Rosemberg Farias 06/10/2016 10h29min
O Sul é meu país? Desde quando? O Sul são nossos estados meu e da minha família e dos outros descendentes da nossa tribo, já não bastou na época do colonialismo roubar nossas riquezas naturais, se mudam de favor para nosso país, agora querem tomar para si território nacional, absurdo, não está satisfeito com o Brasil se muda volta pra Europa, ninguém vai sentir falta de vocês seus racistas, nunca vou me esquecer de quando fui ao RS com meu pai os olhares preconceituosos por sermos negros!
Osmar Rodrigues 06/10/2016 09h16min
Pode separar, vão com DEUS, mas ante paguem a divida com a União de 55 bilhões, e vão viver na miséria
Vicente Faria 06/10/2016 08h42min
É um favor que fazem. Não produzem nada e são extremamente chatos. Já vão tarde!
juliana 06/10/2016 07h39min
não sou a favor, mas a ideia de cada região ser sustentada por suas próprias riquezas acho uma boa ideia, assim como nos eua que cada estado tem uma certa independência, mas continuam unidos como pais
Roselei 06/10/2016 07h33min
Acho q se no Brasil dessem autonomia aos Estados como é nós EUA cada um poderia gerir suas próprias riquezas e dificuldades. Aí sim mostrariamos quem é quem é o pq q queremos nosso próprio país. O SUL É MEU PAÍS. com toda certeza.
João 06/10/2016 07h13min
Eu creio que eles estão corretos e devem se separam sim. O RS está quebrado, falido e só dará despesas ao Brasil. O Paraná está com sua área toda esgotada em plantios e não tem mais onde produzir. Santa Catarina nunca foi muita coisa e só tem Frigoríficos e laticínios de indústrias importantes e pesadas nacionalmente falando. Em compensação, o povo desse novo país será expulso do Brasil e terá de procurar outro local para trabalhar, plantar e produzir.
Diego 06/10/2016 06h59min
Eu não entendo a revolta pela separação por pessoas que nem daqui são. Eu daria o maior apoio se qualquer estado do norte declarasse vontade de saltar fora visando o bem do seu povo. Racista sim eh o povo o brasileiro q finge q não nos valoriza pra esconder um complexo de inferioridade junto com certo racismo por ser um estado com grande imigração europeia....Dae vem ficar revoltadinho quando queremos abandonar o barco furado e não queremos afundar juntos? vcf
Anderson Tückmantel 06/10/2016 06h01min
Eu li os comentários e não vi nenhum argumento dos favoráveis que seja plausivel. Vcs não provaram que conseguem ter autonimia por mto tempo. Essa pesquisa me pareceu um tanto tendenciosa e também desorganizada!nAinda bem que sou de São Paulo e não participarei desse ato incabivel, só lamento pq vejo que isso é uma tremenda perca de tempo. Há outras maneiras de mudar a situação dos estados do Sul do que tentar fazer algo inconstitucional.
Bruno Galant 06/10/2016 03h35min
Falácia. Sim, e da mais pura. Duvido que esse porcentual seja verdadeiro, ou no mínimo é tendencioso. Se o RS tá falindo, imagina se forem criadas barreiras alfandegárias entre o sul e o resto do Brasil. Pólo calçadista, pecuária, metalurgia, etc e etc. sucumbiriam rapidamente. nnE não esqueçam que BOA parte das receitas, municipal e estadual, sao repasses federais....
Bei 06/10/2016 03h29min
Falácia. Duvido que esse porcentual seja verdadeiro, ou no mínimo é tendencioso. Se o RS tá falindo, imagina se forem criadas barreiras alfandegárias entre o sul e o resto do Brasil. Pólo calçadista, pecuária etc. iriam sucumbir rápido. E não esqueçam que BOA parte das receitas, municipal e estadual, sao repasses federais.....
Pablo 06/10/2016 01h23min
Eu sou a favor de separar pq se estamos na atual situação é pq muito brasilia ja mamou. Quero um futuro melhor para meus filhos, mais digno. Em nenhum momento foi discutida questão de raca ou cultura, mas sim financeira. Como vcs podem ver, estamos falidos e Brasilia nos bate a porta na cara. Mas oq me deu mais vontad ainda d me separar foi a qntdad de comentários maldosos que li aqui de pessoas de fora se dirigindo a nós do sul. Nao queremos o mal de vcs. Mas qm sofre preconceito aqui somos nós
Tarciso 06/10/2016 01h18min
Sulistas: São Paulo sustenta há décadas este país é nem por isso cogitamos nos separar do resto do Brasil. São Paulo é o país.
Bernardo Linhares da Silva 06/10/2016 00h18min
"Sulistas são descendentes de europeus que vieram pra cá refugiados e agora estão cuspindo no prato em que comeram."nClaro, fui morar na casa de um amigo meu pra recomecar a vida, deu dois meses ele comecou a roubar 90% do meu salário, mas eu vou continuar a ser roubado quieto pq ele me ofereceu abrigo. Para né. Não somos cachorros pra aceitarmos migalhas só pq temos um teto. E um teto bem lixo, diga-se de passagem.
MARCIUS CARVALHO 06/10/2016 00h05min
Ridículo. E olha que o meu estado é muito mais rico e promissor do que estes três. Povo sem noção.
Jose 05/10/2016 23h59min
Quando vcs vierem passar as férias aqui nas praias do Nordeste, ou pedirem ajuda nas enchentes, vamos pedir o passaporte de vcs kkkkk
RAFAELA BOHLER LOPES 05/10/2016 23h39min
Sul é meu país....nEngraçado falam falam... Li um comentário... Teremos que comprar luz da Itaipu pq é do Brasil... Povo mau informado... O sul NÃO usa a luz que a itaupu produz... Usamos de pequenas hidroelétricas... A luz da Itaipu vai pra são Paulo, minas, MT, MG etc....nnA produção de carnes, frutas, verduras, soja, café, cana, etc.... É produzida no sul e enviada pra todo território Nacional... O PIB do sul corresponde a 13 % do PIB nacional... Só perde pra grande são Paulo...n
Capital 05/10/2016 23h13min
Aqui em São Paulo nos sustentamos sozinhos sem juntar com nenhum Estado vizinho e quem sabe não vai uma graninha nossa aí pro sul também.
Jhonatan 05/10/2016 23h04min
Boa noite galera olha sou de curitiba e votei sim.pra começar nao estamos falando do passado (brasil colonia)e sim do presente.o sul e com certeza e o que mais ajuda com arrecadação no Brasil e e o que menos recebe de volta.isso e justo? A separação seria para que o sul tivesse melhor desenvolvimento numa região tao esquecida pelo governo
Gilberto Germano 05/10/2016 22h39min
O Brasil nós deve muito, não posso usar o sobrenome de minha mãe,dizem que nós alemães, italianos perdemos a guerra,quanto já estavam estavam aqui quando chegamos, os portugueses devem isto para templários que fugiram para cá em 1113,e deram dinheiro e tecnologia pra eles navegarem pelo mundo no século 16,energia o Paraguai tem de sobra para vender,viva o sul, viva nossa cultura.
Francisco José Alves Pinto 05/10/2016 22h38min
Só quero saber como vão resolver a questão da Clausula Pétrea da Constituição Federal..
ale pagnoncelli 05/10/2016 22h26min
Parabéns pela iniciativa,espero que esse projeto avance e de certo.Nao tive oportunidade de votar ,mas votaria mil vezes sim.Contribuimos tanto e temos tão pouco retorno.O SUL é o meu país com muito orgulho .Eu sou do sul é so olhar e ver que eu sou do sul....
Tatiani 05/10/2016 21h38min
Quanta besteira que a gente tem que ler kkkkk nO Sul é meu País, votei sim é não tenho medo das consequências se vcs pensassem igual nós não tenho dúvidas teria comentários mais evolutivo e sem baixo escalão, povo sem cultura e acima de tudo sem educação...nSim
Gustavo Bitencourt 05/10/2016 21h10min
Lógico, porque quem saiu de casa pra votar nessa bobagem ridícula foram os separatistas. Mas a quantidade de votantes foi ínfima. Manchete mau caráter.
Daniel 05/10/2016 21h06min
Primeiramente que vocês estão precipitados em começar um plebiscito como esse, sem ao menos saberem a consequência do que é formar uma nova nação, isso seria como entrar em um avião camicase...
Ronaldo Santos 05/10/2016 21h02min
Seria ótimo pensar que isto resolveria todos os problemas, mas a realidade é que o RS não consegue nem sustento próprio, quem pensa em separação deveria ter ciência que isto não é a perfeição, se o RS fosse tão auto sustentável como muitos afirmam, então não teriam os mesmos problemas de quaisquer outros estados brasileiros, se incomodam tanto com este assunto sem realmente pensar nos menos afortunados que lá também existe, num estado onde existe tantas dificuldades principalmente de ordem finan
Saulo 05/10/2016 20h47min
Sou favor, mas logo será um país quebrado tanto quanto o Brasil. Só o RS tem divida de 55 bi, e ta quase falido. Imagina o resto!
Paulo Sergio Teixeira 05/10/2016 19h58min
Estão cansados??? bem vindos ao clube!! trabalhamos há séculos, milênios, mas não cansamos. Agora, fora estas convicções, homenzinhos, tenham a humildade e a dignidade de reconhecer a grandeza de nossa Mãe beijando este solo antes de qualquer coisa, e agradecendo muito pelo chão que pisas; e também pelas águas que nos abençoam e que permitem não morrermos secos. Tudo isso pode acabar. CUIDADO! vossa ideia territorialista é pueril. A Natureza tem sua própria lógica e está acima de vosso egoísmo
Victor Soares 05/10/2016 19h43min
eu acho q existem vantagens e desvantagens em dividir o brasil por suas regiões, norte, nordeste, centro, sudeste e sul. nna verdade é que quem mais iria sofrer seria o sudeste que retira sua matéria prima do norte, nordeste e centro, eles é que teriam o maior problema. nneu honestamente, apesar de saber que existiriam alguns problemas logísticos, sou a favor de dividir o país por suas regiões, eu acho q a longo prazo seria melhor para cada região.
Paulo Sergio Teixeira 05/10/2016 19h42min
"Aimoré???" - devia sentir vergonha de se chamar assim e defender uma proposta desta............ Tenho é pena, caras-pálidas.......... Traíras.......
JOÃO 05/10/2016 19h36min
Sabe isso podia realmente acontecer, mas não largar o mato grosso e o mato grosso do sul pra sustenta os vagabundo eles se separa junto e forma um pais de 5 estados, ia ser um país Rico em pouco tempo, vendendo as coisa lá pra parte de cima n
Giane 05/10/2016 19h32min
Hahahaha. Gente, achei que era matéria do sensacionalista.nVocês tão doentes? nQu Rio Grande do Sul vocês acham que vivem? Quem vocês acham que sustentam. Ora, faça-me o favor. Querem separar? Olha, até vá lá, pq tem sempre louco pra tudo. Mas burrice tem limite né? Estado quebrado, atrasado, endividado. Mano, na boa, separem mesmo. Eu me mudo pro Nordeste fácil.nVoces envergonham os gaúchos.
Leandro 05/10/2016 19h28min
Meu voto é sim pelo fato do sul gerar tantos compostos ser auto sustentável, e tenho certeza se separarmos dos outros estados teremos sucesso, e não somos racistas ou algo do tipo apenas não qremos mais alimentar um país corrupto com pessoas acomodadas
Gesiel Oliveifa 05/10/2016 19h00min
Isso é crime contra a soberania e está passível de uma intervenção federal. O artigo 1° da nossa Constituição Federal estabelece uma união INDISSOLÚVEL entre os Estados, os Municípios e o DF, enquanto que o art. 60, par. 4° estabelece que nem por Emenda Constitucional se pode tender a abolir a forma federativa do Estado - forma federativa que traz como característica a união entre entes autônomos - e não soberanos - que não têm direito de secessão (separação da federação p/se tornarem estados)
Yuri Teixeira 05/10/2016 18h21min
bom... 95%... de quem participou do plebiscito. Menos de 5% do eleitorado da região sul.nSugestão de manchete apropriada seria: Em plebiscito informal, 95% do eleitorado não levam a questão a sério e nem se incomodaram em prestigiá-la.
Nina 05/10/2016 18h21min
Sou do sul e acho que separar é uma atitude extremista e exagerada. Impostos não serem revertidos para a população não acontece somente no sul, olhem o nordeste por exemplo, ou mesmo as crianças sem merenda em São Paulo. Temos um modelo de distribuição que precisa ser revisto e tornar os estados independentes em questões micro seria o melhor para que a administração pudesse funcionar da maneira correta, claro que somado a políticos de boa índole. Outros caminhos precisam ser considerados.
Humberto 05/10/2016 18h08min
Sul cultura européia? ESSE É UM MITO QUE CRIARAM e os próprios sulino acreditam.nAnde os ônibus, nos trens, nos estádos de futebol e vrás que o povo é igualzinho ao povo de qualquer cidade brasileira de cultura européia portuguesa.nImigração pontual italiana e alemã é uma cidadezinha de 3.000 habitantes perdida na serra, uma aqui outra acolá, e todos se acham alemães e italianos. Mito!
Adilson Tales Ribeiro 05/10/2016 18h04min
Se o Sul por acaso se separa-se do resto do Brasil onde eles venderiam os seus vinhos, móveis, pois haverá bareiras eles não poderiam competir com os outros países, como vinho do Chile. O governo militar argentino que é bem poderoso logo iria reivindicar as terras das missões e arredores. O Sul iria aguentar? Acordem para a realidade!
luiz claudio pereira 05/10/2016 18h04min
Ignorância constitucional. O Brasil é um País indivisível . Era o que nos faltava..
joelson 05/10/2016 18h01min
todo mundo junto já uma merda. imagina só dividir a merda. Juntos venceremos. A uniao faz a força. O poder emana do povo. Precisamos é tê forças e capacidade intelectual para dá um jeito de acabar com esse câncer da corrupção política que a cada dia deteriora o nosso "potente e lindo Brasil".
Mauricio 05/10/2016 17h35min
O item 6 da resolução de 1.514 da ONU, deixa bem claro que, esta reivindicação não ira para frente, de forma alguma. Vejam só o que diz o Item 6 : `` Toda tentativa visando destruir total ou parcialmente a unidade nacional e a integridade territorial de um país é incompatível com as finalidades e os princípios da Carta das Nações Unidas. nOu seja a ONU, nunca ira concordar com isso. Aposto que, quem esta fazendo todo este alarde, nem se quer deu o trabalho de ler toda a resolução. FORATEMER
Felipe 05/10/2016 17h22min
O que vejo aqui é muito xororô de gente que nem morar no sul mora, e um bando de xenófobos racistas com europeus e castelhanos. Deixem que os sulistas decidam seu destino e não se intrometam em assunto alheio, vão cuidar dos assuntos internos de vocês, e quem mora aqui e não estiver contente, que se mude para cima. Isso é democracia, a decisão tomada é pela maioria dos votos. "Povo que não tem virtude, acaba por ser escravo". Orgulho de ser sulista!
Elton 05/10/2016 17h05min
Pessoal quem não é a favor, tranquilo fique quieto. Deixem o nosso projeto em paz, se vamos nos ferrar futuramente é problema nosso, intervenção federal? tudo bem, mas saibam que se for para lutar, não exitaremos, com certeza terá quem lucre com uma guerra, sempre tem, então povo superior do resto do pais, nos deixem quietos. Não conhecem nossa cultura por que a mídia faz questão em mostrar o frevo, o samba, o axé. isso é cultura?
MARCOS JOSE DA CUNHA 05/10/2016 16h46min
"O amor é o meu país." O Brasil é o meu país!!! Que língua oficial será adotada nessa nova nação? O alemão? O italiano? Talvez o polonês? Comeram - e bem - no prato que o Brasil ofereceu aos seus antepassados e agora querem cuspir nele? São um neofascistas, isto sim! Por que os mentores desse movimento - a maioria deles com sobrenomes alemães - não tentam emigrar para a Alemanha, e o resto vai para a Itália, a Polônia e outros países europeus de maioria caucasiana? Caiam fora, seus traidores!!!
Joao carlos 05/10/2016 16h33min
Votei siiimm!! O sul é meu país!!
valeria 05/10/2016 16h10min
Ai quando acontecer os perrengues, chuvas, enchentes e etc... Vão pedir ajuda pra quem?!
Carol 05/10/2016 16h03min
Deixe ver se entendi.... Imigrantes europeus vieram para o Brasil fugindo da guerra e da fome; receberam terrenos, sementes e outras tantas regalias e agora querem uma espécie de Usucapião, levando embora consigo uma boa parte de nosso território? Aquela q faz fronteira com os vizinhos do Mercosul, aquela de uma bacia hidrográfica de enorme importância? E ainda querem levar isso até a ONU se equiparando a país ou colônia? Por cima da Constituição e de suas cláusulas pétreas?
Gerson lofhagen 05/10/2016 15h59min
Eu votei sim! apoio esse movimento.O Sul e o meu Pais com muito orgulho!
LUIS FERNANDO 05/10/2016 15h50min
Este movimento é uma tremenda besteira, falam de 95% de pessoas que votaram a favor do sim. No Paraná, especificamente em Curitiba, o movimento não teve toda está aprovação e nem participação.nTemos imensos problemas, somos o 5º maior país do mundo, continuaremos a ser o 5º maior país do mundo. Os europeus que estão no sul e não estão satisfeitos com o país, por favor, a porta da casa é sua serventia. VOLTEM PARA A EUROPA!!!nSou paranaense e sulista, mas, o BRASIL É MEU PAÍS!!
JOSÉ LUIZ TELEGINSKI 05/10/2016 15h36min
O SUL É MEU PAÍS e ponto final. Assim, como está, nunca teremos força para fazer valer nossas necessidades e impor nossa razão, em face do desequilíbrio social, político e de desevolvimento economico desta atual nação brasileira. a representatividade do Sul é prejudicada pela ganância dos Políticos que impõe e mantem o desequilíbrio representativo. este é o principal motivo da necessidade de separar o SUL, cujo país será DEMOCRÁTIVO e DESENVOLVIDO em pouco Tempo.
Carlos c 05/10/2016 15h25min
Porque esse povinho do sul é tão arrogante assim?? Kkkkkkkk esse movimento ridículo é uma piada!! Pra começar vcs além de preconceituosos e racistas são um povo sem cultura própria pois tudo que vcs possuem é copiado da europa.kkkkkkkk façam algo próprio.voces não passam de filhos bastardos da europa
Dinho 05/10/2016 15h23min
Esse tipo de atitude é importante para mostrar que o nosso modelo de federalismo não está dando certo. Muita concentração de poder nas mãos da União e pouco nas dos Estados. O sul não precisa se separar, aliás, nenhum Estado precisa... o que precisa é que cada Estado seja fortalecido, que seus tributos sejam revertidos em benefício da população e que brasília deixe se comandar tudo.
austin assis andrade 05/10/2016 15h13min
Aham!!!! Nós do sul somos uma etnia diferente. Quanta besteira, que vergonha dos meus conterrâneos. Idiotices como essa mostra bem nossas deficiências escolares. Vão estudar história povo!!!
Lucas Benjamim Barros de Moura 05/10/2016 15h05min
Isso. Saiam do Brasil povo tosco. kkkkk
Marcel 05/10/2016 15h00min
Não apoio as separações, mas poderiamos adotar um novo modelo onde cada Estado deveria cuidar do seu dinheiro tendo mais legitimidade para com as suas leis, assim como é os EUA. E todos seriam geridos pelo governo federal somente em questões macro-economicas. AS micro seriam de responsabilidade de cada Estado.
Nilson 05/10/2016 14h46min
Sobre os comentários de que pessoas não votaram e que o percentual não era o suficiente,só digo uma coisa,quem se cala consente com o sim. e para os comentarios que somos racistas e machistas,ninguém aqui dos sulistas julgou alguma raça ou cor,só queremos que nossos filhos tenham uma vida melhor que a nossa ,que pagamos imposto sem retorno,quem não gostar que arrume argumentos para que não aconteça o inevitável....O SUL É O MEU PAÍS!!
Marcos Gabriel Monteiro Anger 05/10/2016 14h41min
Apoio a separação...nchega de sustentar parasitas.
Dionisio 05/10/2016 14h32min
Melhor seria para nós nordestinos. Se todos os produtos consumidos no nordeste fossem produzidos por nós estaríamos muito melhores.
Juninho 05/10/2016 14h17min
Será um novo Paraguai. O Paraguai do Leste rs.
Geraldo José Bohessef 05/10/2016 14h15min
Se continuarem com isso, vão terminar sofrendo uma intervenção federal. O artigo 1° da nossa Constituição Federal estabelece uma união INDISSOLÚVEL entre os Estados, os Municípios e o DF, enquanto que o art. 60, par. 4° estabelece que nem por Emenda Constitucional se pode tender a abolir a forma federativa do Estado - forma federativa que traz como característica a união entre entes autônomos - e não soberanos - que não têm direito de secessão (separação da federação para se tornarem estados soberanos, independentes).nHavendo realmente a tentativa de SECESSÃO por parte desses Estados do Sul é cabível intervenção federal nos Estados (art. 34, I, CF/88).
Estêvão Chiappetta 05/10/2016 14h09min
Contem com meu apoio para lançarmos: Dilma para presidente da República Federativa dos Pampas e organizacão do PTP (Partido dos Trabalhadores dos Pampas)! Trilegal! Vai ser barbaridade!
John 05/10/2016 14h06min
Vão ter que comprar energia nossa (lembrando que ITAIPU pertence ao Brasil e não ao sul) e produtos industrializados. Façam esse favor e se separem, São Paulo não aguenta mais pagar as contas negativas do Rio Grande do Sul e do resto.
Josiel Souza de Oliveira 05/10/2016 13h56min
Traz a tona um assunto serio e que deve ser mudado de forma radical, que são os impostos!....Agora, ir por um caminho de desprezo pelo resto do pais sem duvida é uma péssima ideia ! e não venha com esse papo q já tentou de tudo?!...se ainda não tentou unir o Brasil ! unir o Brasil contra toda esse sistema cruel e desumano estatal que ai esta!...acho a argumentação inteligente mas não acho a pratica disto prudente de forma alguma.
JOSÉ HENRIQUE FERNANDES 05/10/2016 13h48min
Constituição essa que acabaram de rasgar quando preservaram os direitos da Dilma... Tem que separar mesmo!!! O Sul é meu país!!!
JOSÉ HENRIQUE FERNANDES 05/10/2016 13h40min
Tomara que quem falou acima sobre a incapacidade do Sul de gerir seus problemas, tenha capacidade de pagar o 1,5 trilhão de reais em ações judiciais que os EUA formularam contra a Petrobrás. VIVA O SUL!!!
Geraldo José Bohessef 05/10/2016 13h09min
Esse povo que quer a separação, é o mesmo que os antepassados chegaram aqui fugindo das guerras e da fome. Quando chegaram aqui o Brasil já tinha dono, os brasileiros. Se eles não gostam do Brasil o certo seria voltar para os seus países de origem, ou será que não tem capacidade nem pra isso. O Brasil é dos brasileiros que amam o país e não de estrangeiros que chegaram aqui, comeram a comida daqui pra não morrer de fome, e agora cospem no prato que comeram. Voltem para seus países de origem .
Michelle 05/10/2016 12h53min
è uma pena ver nossa luta pela separação e ter que ler comentários de um povo que se diz patriota desejando só miséria e maldade...se os outros estados vivem bem então porque se incomodam tanto com esse projeto...o Sul está unido, talvez se a união fosse no Brasil inteiro não estaríamos com tantos problemas nacionais
Carmen Lúcia 05/10/2016 12h50min
São paulo não se separa pq está isolado!!!Caso contrário já teria feito.
Carmen Lúcia 05/10/2016 12h40min
Vamos fazer o seguinte, como em uma conta no banco: Paga-se o saldo devedor e encerra-se a conta. Passa a régua. Mas gosto da ideia, fico no sul.
Anderson 05/10/2016 12h34min
Eu estive no rio Grande do Sul passando férias e concordo com vcs do Sul, essa separação pode fazer muito bem aos 3 estados, percebei que há de fato muita diferença entre o Sudeste e o Sul, pois entendo também que pagam muitos impostos ao Brasil e o retorno é pouco. Tem o meu SIM !!!
Bruno Heineck 05/10/2016 12h25min
Olha, até dá pra tu separar e tal, mas ai quando a coisa apertar e precisar de reforços, de ajuda do Brasil se no caso já tiver separado como novo país, ai quero ver se o Brasil vai colaborar. E tipo, até quando vai esse sustento?? Tem que parar pra pensar nisso. Eu sou a favor, mas será que não é um tiro no escuro?? É praticamente um caminho sem volta né? Bah, complicado isso aí.
Marco Silva 05/10/2016 12h11min
Acredito que em vez de criticar, todos deveriam fazer a sua análise. Acredito sim, que nossa região Sul pode sim ser auto-sustentável. Quem não gostar fique na sua. Ao invés de criticar, faça valer tua opinião de sim ou não é ponto final.
Bruna 05/10/2016 11h56min
O povo fala que o sul acaba sem SP pra sustentar? Viveríamos muito bem se impostos arrecadados aqui voltassem em forma de investimento, estados que mais arrecadam impostos estão no sul e os que menos recebem de volta tbm. E quem me garante que o Brasil não perdoa a divida do Sul se separar? perdoaram cuba, venezuela... Lembrem-se que o Brasil Exporta produtos muito mais barato do que vende dentro do próprio território, a unica desvantagem é que querem manter as mesmas leis para roubarem...
fabio 05/10/2016 11h51min
Quando o projeto chegar a ONU o sul sim poderá emprestar dinheiro ao Brasil sobrara muito para investir em segurança e educação,já pagamos a divida nacional duas vezes e ainda nos mantem reféns levando 90 por cento do nosso PIestadual, o sul é meu pais e os conformados podem assistir a decadência de seus estados por q chegara o dia! Eu apoio!!
Valdir 05/10/2016 11h48min
Pelo visto os que criticam devem ser os mesmos que o governo sustenta com nosso dinheiro.
Daniel 05/10/2016 11h23min
1º É só Brasília parar de roubar o dinheiro do Sul que assim conseguimos investir em combate ao crime. nn2° Se a maioria do povo deseja separação qual o problema? agora somos obrigados a morrer de trabalhar e ver 90% de nossa riqueza distribuída para um povo que odeia o trabalho e adora regalias do governo ?nn
Carmen Lúcia 05/10/2016 11h22min
Faça-se como uma conta num banco.nPague saldo devedor e passa a régua. Fico no sul
Wesley 05/10/2016 11h14min
PIADA!!! Garanto q a maioria dos paranaenses não concordam com essa palhaçada, se quiser separar, separe, mas apenas o rio grande do sul que são um bando de "pseudo europeus/argentinos".
Luiz Antonio Camargo Sandoval 05/10/2016 11h01min
Pelo que estou lendo os comentários de muitas pessoas sobre o assunto da separação de um Estado do resto do País, umas criticando a iniciativa outras fazendo piadas.nEstas pessoas que criticam e fazem piadas sobre o assunto, são pessoas que nunca lutaram ou fizeram nada de concreto para mudar as regras e leis do nosso País, são alienadas e não gostam de sair das suas zonas de conforto, mas eu digo este pensamento é um embrião de uma realidade, que poderá vir a se concluir, se nosso País não tiver pessoas com honras e compromisso com a nação.n
Leo Silva 05/10/2016 10h54min
Então manda o pessoal de Porto Alegre parar de pedir a Força Nacional de segurança, já que dá conta de seus próprios problemas.
MARLENE EMERICH 05/10/2016 10h45min
Benito Graciano.nComo SP ira sustentar os três estados pagando de imposto R$ 285.787.514.789,33 e recebendo de volta R$ 23.619.534.746,10, com esses R$ 23,6 milhões é possível sustentar SP, PR, SC e RS, faça me rir colega!
Delton Campos 05/10/2016 10h43min
Ressarcindo bilhões de reais-aos demais Estados em concordo ,
antonio mota de souza 05/10/2016 10h43min
uma das leis da guerra mais importante é dividir e conquistar separar o brazil é como fazer o que fizeram na união sovietica separaram o pais e dominaram , se é isso que querem pro brazil parabens estão no caminho certo !!!!!n
Gilmar 05/10/2016 10h41min
para quem acusa os Gaúchos de criarem petistas, segue um excerto sobre os motivos da prisão do Palocci " A medida provisória, de fato, atendeu aos interesses da Caoa ao prorrogar as vantagens tributárias para montadoras instaladas nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste. O grupo comanda uma fábrica da Hyundai em Anápolis (GO). Por contratar consultorias similares, a Caoa se tornou alvo das operações Zelotes e Acrônimo. Em uma delas, há suspeitas de que teria pago R$ 10 milhões a Fernando Pi
Thiago Luz 05/10/2016 10h38min
Acho que a sepaeaçao não é o melhor caminho, se nós temos tempo pra fazer plebiscito, manifestações etc. Pq nao fazemos um para que os estados brasileiros sejam idepententes com suas próprias leis como é nos Eua? Pq nao exigimos uma reforma da constituição? Pelo que eu sei Leis podem ser refeitas, quem ta no poder nao tem poder, pois estão la para nos representar, quem manda nesse Pais somos nós, so que temos que deixar de ser BESTA tbm né, a gente aceita coisas de mais sem questionar.
C 05/10/2016 10h36min
Vai trabaia galera, ao invés de arrumar sarna pra se coçar... se não fosse por causa de SP, vcs ja estariam passando fome.
Adriano 05/10/2016 10h35min
Duas coisas: 1- Ao se separarem, a dívida q os 3 estados tem com a união, vão se transformar em Dívida Externa... e não vai ser pequena. 2- E se o norte do PR resolve se unir a SP?
Rodrigo 05/10/2016 10h33min
Patético! É um tipo de sub europeu! O povo esquece o porquê dos seus antepassados terem vindo para o Brasil....! Guerra...pobreza...miséria....! O RS por exemplo...não aguenta nem pagar salários(divide os salários no estilo casas Bahia...de 15 vezes)....suplica ajuda do governo federal....e ainda quer se separar? Me ajuda ai né....
Mariana 05/10/2016 10h33min
Ótimo, separa mesmo! Uma coisa já sei: será o país mais chato, machista, racista, preconceituoso e fascista da América Latina. É bom que o Brasil avança nesse aspecto.
Rudi 05/10/2016 10h22min
Não aceitam a separação ? Simples, mostrem bons argumentos. Quanto mais ofendem, mais animam os sulistas, que sabem o que é melhor e querem cuidar bem do que é seu.
Pensador 05/10/2016 10h12min
Perguntinha? A presidenta sera a Dilma? Ou a Luciana Genro? O tarso sera o ministro da fazenda? E o Stedile sera o ministro das relacoes bolivarianas? Tao esquecidos dessas brilhantes contribuicoes que vcs deram ao Brasil nos ultimos tempos?
Letícia 05/10/2016 10h06min
Favor incluir São Paulo também!
Zelina 05/10/2016 10h05min
95% dos que votaram. Em proporção a população do Sul quanto eles significam? Fato é que o sul não votou. Até mesmo por ser ilegal. Somando os separatistas teriamos uma cidadezinha de interior. Eles não representam o sul. Sugiro vendam suas terras aos Brasileiros do sul e vão mais ao sul. O cabo Horn é minha sugestão para os filhos de imigrantes que chegaram a essa terra morrendo de fome e sem nada após ter destruido a Europa por querer se apropriar do todo.
Manoel 05/10/2016 09h57min
Só acho que isso é um ata de querer ser superior, São Paulo e um grande polo industrial, coma a maior população entre os Estados estados e nem por isso querem separar do nosso país.nPara vocês só cabem ser extraditado.
Newton 05/10/2016 09h56min
Tem que se separar mesmo. É mesmo encargos para o Brasil carregar. Quanto menor o país mais fácil do governo administrar. Agora quando tiverem prejuízos não peça ajuda ao Brasil.
Norberto 05/10/2016 09h56min
o comentário da Yara é muito bem elaborado.nNão se resolve uma situação(até concordo com essa insatisfação), dessa forma.nParece ato impensado, os 3 estados conseguem tocar a boaida para frente sem haver problemas lá na frente? é preciso pensar com calma, e outra, chega de pensarem que vivem e 3 países europeus, somos todos Brasil, acordem.
Vitor 05/10/2016 09h56min
kkkkkk Com gremio, inter, atlético-pr, coritiba, avaí e criciuma jamais disputariam uma copa do mundo.
Mano 05/10/2016 09h53min
Vejo tanta amargura de alguns comentáros, se vcs quiserem se mudar pra cá e aproveitar pra quando nós nos separarmos vcs entrarem no mesmo barco beleza, mas se não quiserem, deixem o povo aqui do Sul resolver sobre isso, acho que não tem ninguém melhor que nós para decidirmos o que é melhor pra nós, e seria da mesma forma se os estados do nordeste ou outras regiões quisessem se separar, quem resolveria seriam vcs, e garanto que não gostariam que outros falassem pra vcs o que é bom e o que é ruim
Evelen Pereira 05/10/2016 09h46min
Eu sou a favor da separaçao tenho orgulho de ser gaucha mas vergonha desse nosso paísnE medíocre é quem pensa q o Brasil ainda tem soluçaonSe nos nao mandassemos tanto recurso pra fora do sul nossa dívida nao seria tao grandenO povo aqui do sul nao tem preguiça nos arregaçamos as mangas e vamos ao trabalhonNao ficamos esperando migalhasnSim pra osulemeupaís
Francisco Fabiano 05/10/2016 09h33min
Marte é a chance. Boa sorte a todxs separatistas.
Emanuel Lima de Vascocenlos 05/10/2016 09h33min
Eu apoio, faz a menor falta, além do mais, se quiser se unir ao Paraguai ou Argentina é ainda melhor. Fora Separatistas
Ana Silva 05/10/2016 09h25min
Quem não é a favor da separação não se deu ao trabalho de sair pra votar. Portanto, estes 95% a favor para mim são inexpressivos. Da população total do sul, qual a % de pessoas que votaram? Resultado totalmente questionável!
Augusto Edson Evangelista 05/10/2016 09h20min
Na separação eu quero ficar com São Paulo. Meu município é na divisa de estado.
Fábio Gallo Pacheco 05/10/2016 09h15min
Vários comentários contrários à separação. O que o restante do Brasil teme com a separação? Se não dependem do Sul, porque a contrariedade? Dizia Shakespeare: "deixe partir. Se voltar, é porque é seu, senão, é porque jamais seria".nOutro ponto que li bastante nos comentários: a constituição. Para mim, a constituição é só um pedaço de papel com palavras escritas, que podem ser mudadas a qualquer momento, basta força de vontade e apoio, e não uma lei da natureza imutável. Quantas o Brasil já teve?
Fabio 05/10/2016 09h12min
Por favor, podemos incluir São Paulo junto?
Mestiço da Silva 05/10/2016 09h10min
Plebiscito nada. Separar só na base da Guerra dos farrapos. Já levaram um pau nessa história lembram?
job 05/10/2016 08h57min
viva o sul!
Benito Graciano 05/10/2016 08h54min
São tão auto suficientes que há pouco mais de um mês Porto Alegre teve que recorrer a Força Nacional de Segurança, por conta da debandada da violência.nEsse movimento é uma piada, encabeçado por um povo que se acha Europeu, racista. Sinceramente, tomara que dê certo, serão menos três que são bancados pela CAPITAL FINANCEIRA DO PAÍS, São Paulo. E que assim possamos direcionar recursos a quem realmente precisa, os Estados do Norte e Nordeste, menos privilegiados...
Regina 05/10/2016 08h54min
Totalmente a favor. Ganhou o meu voto SIM !!! É um caminho sem volta embora vá demorar para se concretizar !!!
Eduardo Sazanoff 05/10/2016 08h26min
No sábado em Curitiba, fui votar junto com a minha esposa no Jardim Botânico as 16:00hrs, não havia mais ninguém com urnas para votar, falei com um policial municipal do local, onde estava o pessoal para votação do sul é o meus pais, após ele me informar cheguei ao local não havia mais nada. Mas fica para outra oportunidade.
Luiz 05/10/2016 08h17min
Faça bom proveito com o seu pais espero que tenha grande sucesso. Ja vai tarden
Leo 05/10/2016 08h08min
Se houver separação, tem que haver uma guerra Civil kkn
Yara Steinfatt 05/10/2016 07h16min
Parece que eles nao notaram que a comissao da ONU protege Países e povos coloniais. O sul do Brasil nao é uma coisa, nem outra. A outra pergunta que a ONU talvez fizesse seria: O sul do Brasil está disposto a pagar todas as regalias que tiveram quando foi povoado? Sabemos aqui na Alemanha que, quando os Alemas foram para o Brasil, receberam terras, sementes, dinheiro e muitas outras vantagens que o resto do Brasil nao teve. Voces querem pagar tudo isso de volta?
Esther 05/10/2016 07h10min
O Rio Grande do Sul vive quase uma falência. Uma dívida gigantesca com a união , por gestões desastrosas. E quem escolheu foi vocês. Quando não tiver o dinheiro dos outros Estados, pra socorrer vocês, vão pedir dinheiro onde? No FMI???????
José Orozimbo 05/10/2016 06h44min
Oxente, se o sul ficar independente, quem vai sustentar o meu Nordeste?
ROBERTA 05/10/2016 02h19min
Vale lembrar que em quase de totalidade quem votou são os que são a favor da separação! obrasiléomeupaís
Akex 05/10/2016 02h01min
Separa logo esses insuportáveis!
Otavio 05/10/2016 00h55min
No Paraná faltou organização realmente. Eu mesmo não tinha ideia. Só me pergunto o que acontecerá com as universidades federais do sul.
Breno Marlen 05/10/2016 00h02min
Essa turma sabe que em um plebiscito de verdade, milhões de sulistas levariam em consideração três simples fatos:nnO sul independente não teria livre acesso ao mercado consumidor brasileiro;nno sul independente não teria livre acesso às matérias-primas vindas do Brasil, que teriam de ser pagas em dólares;nno sul independente seria mais fraco militarmente, exposto aos possíveis ataques de três vizinhos de língua espanhola: Uruguai, Paraguai e a poderosa Argentina.nn
Helder 04/10/2016 23h41min
Isso para mim é preconceito com todos o restante do Brasil. Será que sobreviverão sem verbas do governo federal? Não precisaram recentemente ajuda do governo federal. Isso é ridículo.
Renato 04/10/2016 23h28min
É mas assinaram a constituição de 88 que proíbe desmembramento do país lamento....
VINICIUS CORREIA BOLNALDO 04/10/2016 23h25min
Até São Paulo tudo tem que se tornar país.
Vania 04/10/2016 23h17min
Patético!nMuito me admira que um estado com pessoas tão lindas e esclarecidas, digo isso pois conheço várias, tenha tamanha arrogância e mediocridade promovendo um movimento como esse.nE me envergonho de saber que tantas pessoas são a favor.nQuero só ver é mudar a Constituição pra dar veracidade a essa palhaçada! nMedíocres, egocêntricos e ridículos é o que são todos os idealizadores e apoiadores dessa idiotice.nO Brasil realmente não precisa de pessoas com esse pensamento e atitude.
Alex 04/10/2016 22h54min
Kkkkkkk! Gente... Já ouviram falar de um livro chamado Constituição?
Anderson 04/10/2016 22h41min
O nome mais cotado: Estados unidos do sul.
marco mainardes 04/10/2016 22h19min
Apoio o movimento separatista. Não acredito na integridade do Brasil por muito tempo. Chega de bancar as armações emanadas do planalto central.
Claudio 04/10/2016 22h07min
O Sul acha que é tão rico assim? kkkk quero ver se sustentar sem SP.... o Brasil deveria temer a saída de SP agora do Sul...tanto faz... leite e carne podemos importar kkkkkkk
VITOR SANTOS 04/10/2016 21h59min
ESTE É O MELHOR CAMINHO PARA QUE NOSSA REGIÃO TENHA O DESENVOLVIMENTO QUE ELA MERECE. PROVEMOS DE TODOS OS MEIOS PARA GERAR O CRESCIMENTO SOCIAL E ECONÔMICO PARA NOSSO POVO.nSOU GAÚCHO E ME BASTA.
WILLIAM W SCHNEIDER 04/10/2016 20h48min
Não achamos urnas para votar em Santa Maria! Fomos a 3 lugares indicados no site e não encontramos nada a respeito, é uma pena, pois muitos não conseguiram se expressar a favor da separação! Mas Parabéns pela iniciativa! Abraço
Luiz Grimaldi 04/10/2016 20h45min
Se querem separar que separem, eu apoio.
maria aparecida tiski de oliveira tiski 04/10/2016 20h31min
gostaria muito de ter participado tanto dos debates, quanto da votaçao. Lamento muito nao ter tido informaçao a respeito e principalmente que haveria votaçao e nem que seria no sabado dia 1. Quero fazer parte. Porque é tao pouco divulgado?
Luciana 04/10/2016 20h19min
A ONU???? Sabem com quem que a ONU deve se preocupar? Com os curdos, com os palestinos, com os catalães. POVOS, com língua, cultura, costumes próprios, sem qualquer identificação com o país ao qual pertencem. Esses sim são motivos para que um país se forme. "Eu não quero que meu dinheiro salve uma família vítima da seca no Nordeste porque não é problema meu" não é motivo pra se inventar um país do nada. Parem de pagar micão.
Bruno 04/10/2016 19h58min
Melhor assim, não vou com a cara dos ra-cistas do sul mesmo.
Renata Demetrio 04/10/2016 19h52min
Bravo!!!!nIncluam São Paulo também e formem um País forte econômicamente!
Eloir Brasil Voss 04/10/2016 19h40min
Consulta popular sem nenhuma legitimidade, sem controle dos votantes, sem necessidade de identificação, apenas uma cédula (sim ou não), onde evidentemente os adeptos ao movimento foram dar seu voto, existindo a possibilidade de manipulação nas células e obviamente nos resultados, onde uma pessoa poderia votar em mais de uma urna (local). Não acredito na separação, é inconstitucional, e isto está bem claro, o povo brasileiro não vai permitir o fatiamento de seu território, nunca.
Thiago Luiz 04/10/2016 19h39min
É só o começo de um processo sem volta, a partir de agora a tendência é se aprimorar e crescer. O movimento que diziam ser de "meia dúzia de gatos pingados" mostra que veio pra ficar. Viva a liberdade ao povo do sul!
Rafa SP 04/10/2016 19h29min
QUe povo ridiculo e egoísta PQP, acham q a solução é segregar os mais pobres. Nós de SP tb sustentamos vcs e não reclamamos. Pena q isso nunca vai acontecer , pq se rolar , em no maximo 3 meses estarão implorando pra voltar a ser Brasil
Marco 04/10/2016 16h08min
O Sul ainda vai se separar. É um começo de um futuro brilhante. Não há vitorias sem lutas. O Sul é meu pais.