Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 13 de Outubro de 2016 às 08:14

Bolsas asiáticas fecham majoritariamente em baixa, após dado chinês e ata do Fed

Agência Estado
As bolsas asiáticas fecharam majoritariamente em baixa nesta quinta-feira (13), após dados fracos da balança comercial da China e novas indicações de que os EUA se preparam para voltar a elevar juros ainda este ano.
As bolsas asiáticas fecharam majoritariamente em baixa nesta quinta-feira (13), após dados fracos da balança comercial da China e novas indicações de que os EUA se preparam para voltar a elevar juros ainda este ano.
Em setembro, as exportações chinesas sofreram um tombo anual de 10%, bem maior que o declínio de 3,2% previsto por analistas. Já as importações da segunda maior economia do mundo caíram 1,9% na mesma comparação, contrariando projeção de ganho de 1%.
Os mercados da China, no entanto, terminaram o dia em alta marginal. O índice Xangai Composto teve ganho de 0,09%, a 3.061,35 pontos, enquanto o menos abrangente Shenzhen Composto avançou 0,1%, a 2.049,31 pontos. De modo geral, indicadores fracos alimentam expectativas de que o governo chinês adote medidas de estímulo adicionais.
Já a ata da última reunião do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA), divulgada ontem, revelou que a maioria dos dirigentes da instituição acredita que o argumento a favor de uma nova alta de juros se fortaleceu. Com isso, continuam as apostas de que o Fed poderá aumentar seus juros básicos no último encontro do ano, em dezembro.
Em Tóquio, o índice Nikkei caiu 0,39%, a 16.774,24 pontos, pressionado por ações de siderúrgicas e petrolíferas, enquanto em Seul, o sul-coreano Kospi recuou 0,90%, a 2.015,44 pontos, apesar de a Samsung ter avançado 1,4%, apagando parte das perdas de 10% que acumulou em três sessões. Nesta semana, a Samsung decidiu suspender permanentemente a produção do smartphone Galaxy Note 7, após vários relatos de explosão do aparelho.
O Hang Seng, por sua vez, teve perda mais expressiva em Hong Kong, de 1,61%, terminando o dia a 23.031,30 pontos. Entre bolsas asiáticas menores, o filipino PSEi caiu 1,58% em Manila, a 7.312,18 pontos, enquanto o Taiex registrou baixa de 0,36%, a 9.219,17 pontos.
O fraco desempenho do mercado tailandês também pesou nos negócios da região, principalmente no Sudeste Asiático. Perto do fechamento, o índice SET recuava 3,5%, em meio a preocupações com a saúde do rei da Tailândia, Bhumibol Adulyadej, de 88 anos.
Na Oceania, a Bolsa de Sydney seguiu a tendência majoritária da Ásia e o índice australiano S&P/ASX 200 caiu 0,7%, a 5.435,50 pontos.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO