Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 17 de Outubro de 2016 às 22:52

Chuva de lado


Jonathan Heckler/JC
Qualquer chuvarada como a de ontem e muitos pedestres já sabem que vão enfrentar um drama: como escapar dos banhos que os carros dão quando passam sobre trechos alagados. A cena é comum em canteiros no meio de avenidas e em corredores de ônibus. Na estica, o azarado da sequência de fotos até tentou se proteger com o guarda-chuva, mas não foi o suficiente para impedir o banho em plena avenida Ipiranga. O flagra é do fotógrafo Jonathan Heckler.
Qualquer chuvarada como a de ontem e muitos pedestres já sabem que vão enfrentar um drama: como escapar dos banhos que os carros dão quando passam sobre trechos alagados. A cena é comum em canteiros no meio de avenidas e em corredores de ônibus. Na estica, o azarado da sequência de fotos até tentou se proteger com o guarda-chuva, mas não foi o suficiente para impedir o banho em plena avenida Ipiranga. O flagra é do fotógrafo Jonathan Heckler.

À espera de revitalização

A Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura promove amanhã, no Instituto Ling, reunião-almoço que terá o futuro do 4º Distrito de Porto Alegre como tema, com palestra do professor da Ufrgs Benamy Turkienicz. O 4º Distrito já viveu tempos de glória, com um comércio forte e até vereador eleito pelo bairro, Aloísio Filho. Quem sabe o futuro prefeito encara a revitalização para valer de toda a área.

É pau, é pedra...

Uma das mudanças que a Justiça Eleitoral precisa fazer nas próximas eleições, especialmente nas municipais, é a redução do tempo da propaganda eleitoral no segundo turno. Os eleitores acham quatro semanas um despautério de lonjura e os candidatos não tem pautas. É um bolero, de Ravel. Resulta que na falta do que fazer, ficam atirando pedras uns nos outros. Às vezes, balas.

...é o fim do caminho

A desculpa corriqueira nestes casos é que cada um acusa o outro de ter começado a guerra, ou de ter ampliado uma mera estratégia de campanha. Os tempos modernos são de violência acordada. Antes, falávamos em violência adormecida, que não é mais o caso. O eleitor se pergunta como foi que chegamos a esse ponto, e certamente não será o ponto final.

Periclitante

Se quase todos os indicadores econômicos estão registrando pequenas melhoras, a realidade mostra que em um setor ainda falta crescimento que permita um ufa! Em voz baixa que seja: o comércio varejista. No fundo do poço, a situação estava nauseabunda, digamos assim; hoje, ainda está periclitante.

Confiança empresarial

O Índice de Confiança do Empresário do Setor Imobiliário de setembro registrou 100,4 pontos de um total de 200, o melhor resultado das cinco edições realizadas pelo Sistema Secovi/RS. Em setembro de 2015, o índice havia sido de apenas 74,3 pontos.

Tratamento ideológico

O Brasil tem mais uma chance. Não podemos deixar que seja a última. A afirmação foi feita na CIC Caxias pelo ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, general Sérgio Etchegoyen. Vivemos as crises estruturais (econômica, política e moral) e setoriais (saúde, segurança, educação e transportes). Entre outras causas, o militar citou o tratamento ideológico das questões nacionais. O palestrante creditou esse fenômeno à ideologia do politicamente correto, à troca do conceito de segurança pelo de defesa, ao cerco ao exercício da autoridade, à lassidão moral e à perda do projeto de nação, em que os interesses corporativos passaram a se sobrepor aos interesses coletivos e nacionais nos últimos anos.

Miúdas

  • TRIBUNAL Regional Federal da 4ª Região obteve o índice de 100% de eficiência entre os tribunais federais de segundo grau do País.
  • CHUVAS na primavera ficarão abaixo da média, eles disseram. Mas não que seria em um só dia.
  • QUEDA de sistemas, internet lenta, ferramentas digitais prejudicadas, o tempo não foi o senhor da razão.
  • SE mortos doaram dinheiro para campanhas eleitorais, está provado que existe vida após a morte.
  • DO tribuno Gaspar da Silveira Martins (1825-1901): "Quem está montado na razão não precisa de esporas".

Finais

  • ACI de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha completa 96 anos nesta terça-feira, representando os interesses de aproximadamente 1,2 mil empresas da região.
  • VEREADOR eleito em Porto Alegre e representante das ideias liberais, Ricardo Gomes (PP) foi escolhido como vice-presidente da Rede Liberal da América Latina.