Trabalhadores metalúrgicos realizam protestos nesta quinta-feira (29), em dia de paralisação nacional da categoria. Na região metropolitana de Porto Alegre, eles bloquearam um trecho da BR-290 no início da manhã, em Gravataí, próximo ao acesso da General Motors.
Segundo a Triunfo Concepa, concessionária que administra o trecho, o trânsito no quilômetro 68 da Freeway foi bloqueado nos dois sentidos da pista.
A categoria protesta contra a retirada de direitos, a reforma previdenciária e terceirização. O ato é convocado por cinco centrais sindicais (CUT, Força Sindical, Conlutas, CTB e Intersindical). A expectativa dos organizadores é de que ao menos um milhão de trabalhadores do segmento suspendam as atividades pelo País.
Em todo o Rio Grande do Sul, os metalúrgicos paralisam as atividades em 19 fábricas, de 13 municípios: Rio Grande, Santa Rosa, Horizontina, Não-me-Toque, São Leopoldo, Canoas, Cachoeirinha, Venâncio Aires, Porto Alegre, Novo Hamburgo, Passo Fundo, São José do Norte e Guaíba). Segundo a Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos do Estado, são 17.745 trabalhadores que paralisaram as produções.