Nesta sexta-feira (2), representantes de entidades empresariais criaram um Fórum Permanente sobre Segurança Pública. A primeira reunião aconteceu na sede do Sindilojas Porto Alegre, onde foram discutidos assuntos ligados a ineficiência da segurança pública no Rio Grande Sul. A proposta do fórum criado pelos empresários é debater o tema e contribuir com propostas a curto, médio e longo prazo de prevenção e combate da criminalidade.
Por meio de nota, o presidente do Sindilojas, Paulo Kruse, informou que objetivo é "construir medidas que priorizem a prevenção e combate à insegurança". Kruse disse ainda que o Fórum vai propor medidas práticas para o Governo do Estado, porque "a deficiência da segurança vai muito além da falta de efetivos da Brigada Militar e da Polícia Civil, se tratando de um ponto estrutural".
O encontro discutiu sobre a aproximação do grupo com a Assembleia Legislativa, o Governo do Estado e a Bancada Gaúcha em Brasília. A comissão também sugeriu a contribuição das entidades que representam a sociedade civil na apresentação de um plano com propostas para o governador José Ivo Sartori.
O Fórum Permanente sobre Segurança Pública é formado por representantes do Sindilojas Porto Alegre, Sindha, CDL POA, Setcergs, Fecomércio-RS, Sindióptica, Federasul, Agas, FCDL-RS, CRC-RS, OAB RS, Sinepe-RS, ACPA, Sindigêneros RS, Ajorsul, Sescon-RS, Porto Alegre Convention & Visitors Bureau, CRC-RS, Lide, Sinprofar RS, IEE, Sincodiv RS, Fenabrave, Sincopeças, Secovi-RS e Sindiatacadistas.