Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, quinta-feira, 08 de setembro de 2016. Atualizado às 23h22.

Jornal do Comércio

Economia

COMENTAR | CORRIGIR

agronegócios

Notícia da edição impressa de 09/09/2016. Alterada em 08/09 às 20h30min

Trigo inicia enchimento dos grãos nas lavouras

No Rio Grande do Sul, 43% das plantações do cereal estão em floração

No Rio Grande do Sul, 43% das plantações do cereal estão em floração


KÁTIA MARCON/EMATER/DIVULGAÇÃO/JC
No Estado, 43% das lavouras de trigo estão entrando com mais intensidade na fase de floração. De acordo com o Informativo Conjuntural da Emater, o clima mais ameno e o solo com umidade em nível adequado favorecem o bom desenvolvimento da cultura, cujas lavouras apresentam coloração verde intensa e uniformidade na emissão das espigas e espiguetas. Com bom estado fitossanitário, o trigo inicia o enchimento de grãos e, se o clima contribuir nos próximos dias, poderá ser obtido um produto de boa qualidade, em contraponto com a última safra.
A cevada também apresenta bom stand de lavoura, avançando para o estádio de floração, com espigas bem desenvolvidas e grande número de espiguetas. Assim como com o trigo, os produtores de cevada estão preocupados com a possibilidade de ocorrer geada nos próximos dias, o que seria extremamente prejudicial à cultura.
No Norte do Estado, as lavouras de canola estão na fase de formação de síliquas, passando para a maturação, com boa sanidade e padrão de lavouras, com potencial produtivo para atingir boa produtividade, acima das expectativas iniciais. Se ocorrer geadas daqui para frente, haverá danos irreparáveis à lavoura da canola.
Durante a semana, houve um avanço significativo na implantação da cultura do milho. A umidade do solo adequada tem contribuído para o plantio da cultura. Estima-se que 30% da área projetada para esta safra já tenha sido semeada, apresentando uma diferença de dois pontos percentuais em relação à safra passada, nesta mesma época. Pontualmente, a região de Santa Rosa é a que apresenta o maior percentual, com 60% da área plantada, seguida de Ijuí, com 56%. O desenvolvimento inicial é muito bom, destacando-se a uniformidade das plantas, bom stand e folhas vigorosas.
Na maioria das propriedades no Noroeste do Estado, as áreas de feijão para autoconsumo já foram implantadas e se encontram em desenvolvimento vegetativo, enquanto que, nas demais, os produtores preparam as áreas para o plantio. Nas Missões, o plantio acontece a partir da próxima semana. Em Alecrim, os produtores beneficiários da Chamada da Agroecologia realizam trocas de sementes de feijão e se mobilizam em grupos para adquirir sementes.
 
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia