Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, quarta-feira, 14 de setembro de 2016. Atualizado às 14h29.

Jornal do Comércio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Roberto Brenol Andrade

Palavra do Leitor

Notícia da edição impressa de 14/09/2016. Alterada em 13/09 às 21h45min

Tradição gaúcha

Todo o gaúcho tem o dever de saber que são considerados, oficialmente, símbolos do Rio Grande do Sul: a árvore é a erva-mate (Lei 7.439); a bebida é o chimarrão (Lei 11.929); a ave é o quero-quero (Lei 7.418); a flor é o brinco-de-princesa (Decreto 38.400); o animal é o cavalo crioulo (Lei 11.826); a planta medicinal é a marcela (Lei 11.858); a escultura é a Estátua do Laçador (Lei 12.992); a gaita é o instrumento-símbolo (Lei 13.513); as carreiras de cavalos em cancha reta o esporte equestre (Lei 14.525); e a pedra ametista é o mineral (Lei 14.728). O churrasco é considerado o prato típico (Lei 11.929). (Deputado federal Giovani Cherini, conselheiro honorário do Movimento Tradicionalista Gaúcho/MTG)
Desaposentação
Em relação à matéria Ações de desaposentação poderão ser suspensas (Jornal do Comércio, 12/09/2016), não acredito que esta novela nunca termine, isto é um direito adquirido do trabalhador. Muitos não conseguem comprar nem remédios devido à falta de dinheiro. Já pediram vista do processo por duas vezes, o que estão fazendo é totalmente desumano, pois é só verificar a carteira destes brasileiros que construíram a nação e verificarão a injustiça que todos estão cometendo. (Elci Cardoso)
Trânsito
Há dias, reclamei que os pedestres não respeitem o sinal verde para os veículos e atravessam as ruas, os cruzamentos, mesmo que em cima das faixas de segurança. A EPTC respondeu, nesta coluna Palavra do Leitor (Jornal do Comércio, 06/09/2016). Claro que não se pode atropelar ninguém, mas depois que começa a cruzar a faixa. O que citei foi que os carros estão passando, os pedestres saem das calçadas e começam a travessia, obrigando os veículos a parar, mesmo com o sinal vermelho para eles. Quando se mostra o sinal verde para os automóveis, eles indicam que estão na faixa de segurança. Mas, repito, começaram a passar depois que o sinal deles estava fechado. Isso está errado. (Luiz Arcadi, Porto Alegre)
Psicopata
Esse coronel reformado da PM do Rio de Janeiro é um psicopata, tem que ser trancafiado por anos em um instituto psiquiátrico forense qualquer. E não entendo o motivo pelo qual as rádios falam que ele estava com uma "menina de dois anos". Dois anos é criança, ora! É um louco tarado. (Maria Cândida Fontelle, Porto Alegre)
Futebol
Sou fiel torcedor do Inter, há mais de 70 anos, desde os tempos gloriosos dos Eucaliptos, quando os jogadores e dirigentes eram movidos pelo coração. Hoje, é deprimente a situação atual do nosso querido clube. Saci extraviou seu cachimbo. Torna-se necessário recuperá-lo com urgência. (Fernando Wunderlich, Rio Pardo/RS)
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Jorge 14/09/2016 13h42min
Adicional de 25%.nO INSS deveria também, estender este benefício aos aposentados por idade e ou tempo de contribuição que necessitam de cuidados permanentes, visto que grande parte não recebe mais do que um salário mínimo mensal.
Jorge 14/09/2016 13h37min
Desaposentação.nPior que ter o valor da aposentadoria reduzido pelo Fator Previdenciário após 38 anos de contribuição, é ter que continuar trabalhando e contribuindo para a previdência sem nada receber em contrapartida.