Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, domingo, 02 de outubro de 2016. Atualizado às 19h48.

Jornal do Comércio

Empresas & Negócios

COMENTAR | CORRIGIR

Responsabilidade Social

Notícia da edição impressa de 03/10/2016. Alterada em 30/09 às 18h42min

Brasil é o quarto país com maior número de casamentos infantis

Cerca de 15 milhões de meninas no mundo perderam a infância porque foram forçadas a casar

Cerca de 15 milhões de meninas no mundo perderam a infância porque foram forçadas a casar


ANTONIO PAZ/JC
Mais de 1,3 milhão de crianças e adolescentes brasileiras foram submetidas ao matrimônio antes de completar 18 anos, número que coloca o País em quarto lugar no ranking mundial de casamento infantil, atrás apenas de Índia, Bangladesh e Nigéria. É o que revela a pesquisa "Ela vai no meu barco: casamento na infância e adolescência no Brasil", realizada pelo Instituto Promundo em parceria com a Plan International Brasil e a Universidade Federal do Pará. O estudo analisa as atitudes e práticas em torno do casamento na infância e adolescência nos dois estados brasileiros com maior prevalência desta prática, de acordo com o censo de 2010: Pará e Maranhão. A pesquisa foi realizada de 2013 a 2015 pelo Promundo em parceria com equipes da Universidade Federal do Pará e da Plan Internacional Brasil e contou com apoio da Fundação Ford.
De acordo coma uma estimativa, o Brasil ocupa o quarto lugar no mundo em números absolutos de mulheres casadas até a idade de 15 anos, com 877 mil mulheres com idades entre 20 e 24 anos que se casaram até os 15 anos (11%). O Brasil é também o quarto país em números absolutos de meninas casadas com idade inferior a 18: cerca de 3 milhões de mulheres com idades entre 20 e 24 anos casaram antes de 18 anos (36% do total de mulheres casadas nessa mesma faixa etária)¹ . Em outros países da América Latina e Caribe, os níveis de ocorrência são maiores apenas na República Dominicana e Nicarágua . De acordo com dados coletados no Censo de 20105 , pouco mais de 88 mil meninas e meninos (idades entre 10 e 14 anos) estão em uniões consensuais, civis e/ou religiosas, no Brasil.
CONTINUE LENDO ESTA NOTÍCIA EM NOSSA EDIÇÃO PARA FOLHEAR
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia