Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, terça-feira, 09 de agosto de 2016. Atualizado às 17h45.

Jornal do Comércio

Política

COMENTAR | CORRIGIR

Impeachment

09/08/2016 - 18h39min. Alterada em 09/08 às 18h39min

Olimpíada ofusca votação da pronúncia do impeachment nas redes sociais

Em dia de votação da pronúncia do impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff (PT) no Senado, os Jogos Olímpicos ocupam os assuntos mais comentados nas redes sociais e ofuscam a sessão no Congresso Nacional na internet, diferente das últimas votações em dias relevantes para o processo de afastamento de Dilma na Câmara e no Senado, que lideraram os comentários dos internautas no Brasil.
A sessão ficou bem ranqueada no Twitter apenas na abertura dos trabalhos, às 9h50, e mesmo assim não superou os Jogos entre os internautas. Às 11h, o assunto mais comentado na rede era a vitória da judoca Mariana Silva e sua classificação às oitavas de final nos Jogos Olímpicos. A derrota da dupla Pedro e Evandro no vôlei de praia também ocupava os assuntos do momento em sobreposição à sessão parlamentar comandada pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski.
Uma hora depois, entre os destaques que o Twitter trouxe para "o que está acontecendo", os eventos relacionados à Olimpíada estavam no topo da seleção feita pela rede social. A votação da pronúncia do impeachment ocupava apenas os destaques nas sessões exclusivas de política e governo.
No Facebook, no mesmo momento, o post que divulgava a sessão na página oficial do Senado tinha 802 reações de seguidores e 344 compartilhamentos, enquanto as fotos das competições do judô na página oficial do Comitê Olímpico Internacional (COI) superavam 1,5 mil interações.
No fim da manhã, o Twitter divulgou o resulto batizado como "a manhã em 12 tweets". A sessão plenária ocupava duas das posições, enquanto a lista era dominada pelo espírito olímpico com seis publicações referentes aos Jogos. O Twitter tematizou a rede para assuntos das Olimpíada, promovendo ainda mais os posts relacionados ao evento.
Entre 12h32 e 13h01, quando o relator do processo no Senado, Antonio Anastasia (PSDB-MG), leu seu parecer, as buscas e interações referentes à Olimpíada e outros assuntos, como celebridades, lideraram a rede. A vitória da atleta Mariana Silva, que a levou à semifinal do judô, foi comemorada entre os posts mais ranqueados nesse intervalo de tempo.
Durante a tarde, até as 16h, os pronunciamentos de senadores que já haviam falado na sessão não passou pelas publicações mais destacas. Por outro lado, a atuação do judoca Victor Penalber, da nadadora Joanna Maranhão, que foram eliminados da Olimpíada, e a vitória da seleção brasileira de basquetebol masculino contra a Espanha estavam entre os assuntos mais comentados. A essa hora, o mesmo post do Senado publicado pela manhã contabilizava 1,2 mil interações no Facebook, enquanto publicações do COI com atletas brasileiros superavam as 5,7 mil reações.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia