Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 17 de Agosto de 2016 às 08:15

Bolsas asiáticas fecham mistas após reação contida à parceria Shenzhen-Hong Kong

Agência Estado
As bolsas asiáticas tiveram desempenho misto nesta quarta-feira (17), com as chinesas recebendo sem entusiasmo a confirmação de que os mercados de Shenzhen e Hong Kong terão uma parceria e a japonesa favorecida pela fraqueza moderada do iene ante o dólar nos negócios da madrugada.
As bolsas asiáticas tiveram desempenho misto nesta quarta-feira (17), com as chinesas recebendo sem entusiasmo a confirmação de que os mercados de Shenzhen e Hong Kong terão uma parceria e a japonesa favorecida pela fraqueza moderada do iene ante o dólar nos negócios da madrugada.
Na China, o índice Xangai Composto fechou estável, a 3.109,55 pontos, enquanto o Shenzhen Composto, que abrange empresas com menor valor de mercado, registrou alta de 0,3%, a 2.043,27 pontos.
Ontem, o governo chinês aprovou o lançamento de uma ligação operacional entre as bolsas de Shenzhen e Hong Kong, semelhante à associação criada há quase dois anos entre Xangai e Hong Kong, ampliando a possibilidade de investimentos por estrangeiros no país.
No entanto, a entrada de recursos diária nas bolsas de Shenzhen e Xangai será limitada a 13 bilhões de yuans (US$ 1,96 bilhão) e muitas empresas listadas em Shenzhen não serão facilmente acessíveis.
Diante disso, muitos analistas mostraram ceticismo quanto à atratividade da nova parceria para estrangeiros, que já aplicam seus recursos nos mercados chineses por meio de esquemas para investidores qualificados.
Em Tóquio, o Nikkei avançou 0,90%, a 16.745,64 pontos, favorecido pelo iene, que reverteu a tendência recente de valorização e caiu moderadamente ante o dólar durante a madrugada. Além disso, o avanço recente do petróleo e especulação sobre novas altas de juros nos EUA impulsionaram ações de petrolíferas e do setor financeiro na bolsa japonesa.
O vice-ministro de Finanças para Assuntos Internacionais do Japão, Masatsugu Asakawa, disse ontem à noite (pelo horário de Brasília) que o governo terá de agir "se houver movimentos excessivamente acentuados" no mercado de câmbio.
Em outras partes da região asiática, o Hang Seng caiu 0,48% em Hong Kong, a 22.799,78 pontos, enquanto o sul-coreano Kospi recuou 0,20% em Seul, a 2.043,75 pontos, e o filipino PSEi teve baixa de 0,47% em Manila, a 7.946,19 pontos, mas o Taiex mostrou alta marginal de 0,08% no mercado taiwanês, a 9.117,70 pontos.
O clima na Ásia também foi de cautela, à espera da ata da última reunião de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA). No documento, que será publicado às 15h (de Brasília), o Fed poderá dar indicações de quando pretende voltar a elevar juros.
Na Oceania, a bolsa australiana fechou com alta inferior a 0,1% no S&P/ASX 200, a 5.535,00 pontos, apagando perdas de mais de cedo no pregão.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO