Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, domingo, 28 de agosto de 2016. Atualizado às 17h36.

Jornal do Comércio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
José A. V. da Cunha

Intervalo

Notícia da edição impressa de 29/08/2016. Alterada em 26/08 às 20h00min

Internet da hora

TV e internet têm maior influência na opinião pública, mas são os veículos impressos que asseguram maior credibilidade ao que apresentam. A conclusão é do Estudo Geral de Meios (EGM), da Ipsos, segundo o qual 77% dos entrevistados reconheceram o poder da TV, e 76%, o da internet. Seguem-se jornal, com 66%, e rádio, com 61%, com o meio revista na última opção, com 48%. Um dado interessante revelado pelo estudo é que a TV perde prevalência junto ao público jovem, que prefere a internet. Para chegar a estas conclusões, o Ipsos realizou 31.096 entrevistas presenciais com homens e mulheres acima de 18 anos em nove regiões metropolitanas, entre abril de 2015 e março deste ano.

Cozinheiros a postos

Está tudo bem encaminhado para a nova edição do Cozinheiros da Solidariedade, prevista para dezembro. Entre os mestres-cucas confirmados estão Airton Rocha, Luiz Coronel, Vera Bavaresco, Karim Miskulin, João Müller, Liana Bazanela e Samir Salimen. Todos atuarão sob o comando de José Antônio Pinheiro Machado, o Anonymus Gourmet, que atualmente apresenta com sucesso seu programa no SBT.

Já disse a que veio

Como sua primeira atividade prática, o recém-criado Clube de Criação promoveu semana passada um encontro com o arquiteto austríaco Markus Tomaselli, que veio falar sobre processo criativo e design urbano. Doutor em Arquitetura e diretor do Institute of Urban Design and Landscape Architecture, da Technical University Vienna, Tomaselli é especialista em espaços públicos, mobiliário urbano e sustentabilidade. Ao falar sobre design urbano, levou em consideração a história do lugar, os espaços públicos e os novos desafios da arquitetura em sintonia com a indústria criativa.

Agências

e21 criou a campanha nacional do Comitê de Agências da ABMR&A
e21 criou a campanha nacional do Comitê de Agências da ABMR&A
COLETIVA/DIVULGAÇÃO/JC
  • e21 criou a campanha nacional do Comitê de Agências da ABMR&A (Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio), que propõe que anunciantes do agronegócio trabalhem com agências especialistas. A ação tem o objetivo de destacar a expertise no agronegócio das agências associadas da entidade.
  • Matriz desenvolveu a última campanha da Farmácias Associadas. As peças têm como slogan "Gaúcho amigo por tradição" e estão também nas redes sociais e em materiais impressos nos PDVs.
  • Incomum criou campanha do novo posicionamento do Supermercado Guanabara, rede de lojas na região de Pelotas e Rio Grande. "É Bom de Comprar" foca no objetivo da marca: oferecer excelente experiência aos clientes.
  • Penso Ideias, em parceria com o Instituto Soleil de Pesquisas (Inspe), está pesquisando o perfil dos profissionais de Marketing do Rio Grande do Sul. Estudo servirá para identificar que representação a categoria tem diante do mercado.

Volta às origens

O prazo de fechamento editorial impediu que a coluna registrasse na semana passada um fato importante: a retomada do controle acionário da Escala por seus sócios Alfredo Fedrizzi, Fernando Picoral, Miguel de Luca, Paulo Melo e Reinaldo Lopes. O quinteto recomprou a parte vendida a Nizan Guanaes em 2014, quando haviam negociado 60% do controle com o Grupo ABC. Miguel disse ao Coletiva.net que a decisão fora tomada há seis meses. A agência passou por uma reformulação, promoveu seu diretor de Criação João Miragem a diretor-geral e projeta crescer 100% de seu tamanho atual até 2020.

Perfil

O perfil publicado nesta semana por Coletiva.net é do jornalista Antônio Bavaresco
O perfil publicado nesta semana por Coletiva.net é do jornalista Antônio Bavaresco
COLETIVA/DIVULGAÇÃO/JC
 

Tá ligado

  • Escola criativa referência em inovação, a sueca Hyper Island trará a Porto Alegre, nos dias 5, 6 e 7 de outubro, seu projeto Master Class. Ministrado em português, é distribuído em workshops interativos, conversas com palestrantes e reflexões para o aluno "poder questionar sua forma de trabalhar e pensar". Se interessar, o canal é renata.minicucci@hyperisland.com.
  • Alunos de Jornalismo da ESPM produzirão diariamente materiais sobre o Festival de Gramado de Cinema 2016, que se inicia nesta sexta-feira, 26, e vai até o dia 3. Farão entrevistas com palestrantes, convidados e artistas, que serão transmitidas em 24 salas do GNC Cinemas, em todos os horários. O objetivo é obter mais de mil exibições, e o material ficará no site do cinema e nas redes sociais.

Parceiros

Sócias Ana Leite e Doda Bedin, da Inventa Evento
Sócias Ana Leite e Doda Bedin, da Inventa Evento
COLETIVA/DIVULGAÇÃO/JC
INVENTA EVENTO prepara a realização, em setembro, da edição em Brasília do Ultimate Fighting Championship (UFC). Em maio, a produtora gaúcha já havia realizado o mesmo evento em Curitiba, que levou 45 mil pessoas à Arena do Atlético Paranaense. Com 10 anos no mercado, a Inventa é dirigida pelas sócias Doda Bedin e Ana Leite, e tem entre seus clientes a Abradi, CFL, Claro, GM, Grendene, Processor, Renner, Stihl e Tramontina.

By the way...

mesmo enxutas, as equipes de marketing dos candidatos a prefeito ajudam a reduzir a pressão do desemprego na área de Comunicação, que atinge publicitários e jornalistas.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia