Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, quinta-feira, 01 de setembro de 2016. Atualizado às 00h08.

Jornal do Comércio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Fernando Albrecht

Começo de Conversa

Notícia da edição impressa de 01/09/2016. Alterada em 31/08 às 21h48min

Uma nova Olimpíada

Time paralímpico brasileiro chega ao Rio de Janeiro

Time paralímpico brasileiro chega ao Rio de Janeiro


YASUYOSHI CHIBA/AFP/JC
Durante a Olimpíada, a cobertura jornalística tinha que se dividir entre os Jogos no Rio de Janeiro e a fase decisiva do impeachment, que depois reinou soberano. Agora vem a Paraolimpíada - a foto mostra a equipe brasileira entrando na Vila Olímpica. Mas os jogos também vão ter que dividir espaço com os primeiros movimentos do governo Michel Temer (PMDB).

Tudo emendado

O Brasil tem 206,08 milhões de habitantes. No ano passado, éramos 204,45 milhões. Na inesquecível Copa do Mundo de 1970, que consagrou Pelé, o jingle oficial falava em "90 milhões em ação". Ia-se de carro do Centro Histórico até Ipanema em minutos, cruzando não mais que quatro sinaleiras. Porto Alegre tem 1,48 milhão de habitantes, mas, grosso modo, ela se espicha até Canoas, Viamão e Alvorada.

Medalha do Imigrante

Arquiteta Jaqueline Crocoli e Prefeito de Caxias do Sul, Alceu Barbosa Velho
Arquiteta Jaqueline Crocoli e Prefeito de Caxias do Sul, Alceu Barbosa Velho
GILMAR GOMES/DIVULGAÇÃO/JC
O prefeito de Caxias do Sul, Alceu Barbosa Velho (PDT), entregou a Medalha Monumento Nacional ao Imigrante à presidente da Associação Sala de Arquitetos, Jaqueline Crocoli, pelo reconhecimento do trabalho realizado na comunidade caxiense.

Sob novo maquinista

Mudanças na Trensurb. O Conselho de Administração tem três novos membros: Luciano Oliva Patrício, Adriano de Aquino Oliveira e Silva e Marco Aurelio de Queiroz Campos, que também assume a presidência do conselho.

Teatro de rua

Começa dia 10 de outubro o Inclusão em Cena, uma iniciativa da Braskem - também uma das patrocinadoras do Porto Alegre Em Cena. Levará 14 espetáculos de teatro de rua para 17 regiões descentralizadas da cidade, como os bairros Restinga, Bom Jesus e Humaitá.

Foi no 27 de novembro

Agora que começam os festejos farroupilhas, cabe lembrar um decreto do presidente Getulio Vargas em 1937, em plena ditadura do Estado Novo, que proibia a execução dos hinos estaduais e o uso de bandeiras estaduais. No dia 27 de novembro daquele ano, houve cerimônia de queima de bandeiras dos estados no Campo do Russel, Rio de Janeiro. Caducou anos depois.

As voltas que o mundo dá

Impressionante como os políticos são, para usar uma expressão bíblica, caniços ao vento. Dos dois lados. Quem não lembra de Fernando Collor furibundo e dedo em riste defendendo Dilma Rousseff (PT) com a faca entre os dentes? E quem não lembra Kátia Abreu (PMDB), líder da bancada ruralista nos tempos do PFL atacando o governo petista na Farsul?

A hora do lobo I

A interrupção do reinado do PT e a sempre propalada "reinvenção" do partido bate de frente na histórica resistência da esquerda em fazer autocrítica. Especialista em transferência de culpa, sempre são os outros os responsáveis não só pelos erros passados, como também os futuros.

A hora do lobo II

Lembra a fábula do lobo que culpava o cordeiro por sujar a água do riacho quando ele, lobo, bebia riacho acima. A teoria é perfeita, a realidade é que está errada, isso vem desde os tempos do marxismo, que tinha explicação para tudo, inclusive para unha encravada se fosse o caso.

Miúdas

  • BOVESPA confirmou a velha máxima bursátil: sobe no boato e cai no fato. Ontem caiu 1,15%.
  • SITUAÇÃO foi prudente na estimativa dos votos pró-cassação. Mesmo assim, acima da margem de erro.
  • CONCEDER aumento aos ministros do STF logo após o impeachment é não ter noção. Dos dois lados.
  • EM alguns bairros da Capital, houve um ensaio de foguetório assim que terminou a votação.
  • BRASIL mix: Temer é de origem libanesa; Dilma Rousseff tem ascendência búlgara.

Finais

  • COMEÇA hoje o 27º Loucura Total. Todas as promoções estão no site
  • FEIRA do Livro de Arroio do Meio começa nesta segunda-feira.
  • SINDIFISCO-RS - Sindicato dos  Servidores Públicos da Administração Tributária - comemora seis anos de fundação amanhã/19h/avenida Guaíba, 4.431.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia