Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, quinta-feira, 25 de agosto de 2016. Atualizado às 22h50.

Jornal do Comércio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Fernando Albrecht

Começo de Conversa

Notícia da edição impressa de 26/08/2016. Alterada em 25/08 às 21h40min

Adote um ninho

Pesquisadora Neiva Guedes com um exemplar de Arara Azul

Pesquisadora Neiva Guedes com um exemplar de Arara Azul


CEZAR CORRÊA/DIVULGAÇÃO/JC
Na onda de adoções, por que não adotar ninhos para as belas araras-azuis? Como no Mato Grosso do Sul elas só constroem ninhos na cada vez mais escassa árvore Manduvi, então tem que ser um ninho artificial. E aí entra o Instituto Arara Azul e a abnegada pesquisadora Neiva Guedes (foto), cujo trabalho é reconhecido internacionalmente. Para apadrinhar um ninho: contato@institutoararaazul.org.br.

Overdose de senhas

Pesquisadores e empresários norte-americanos colocam no futuro próximo o fim de documentos de identidade como a carteira de motorista na sua forma física, que seriam acessáveis nos smartphones. Tudo muito bonito, mas eles estão cada vez mais carregados de funções e aplicativos. E haja cabeça para guardar as senhas. Hoje, cada pessoa precisa guardar pelo menos 23 senhas entre acessos, cartões, contas bancárias etc.

Nunca é tarde

Celestino Costella, 90 anos, formando em Pedagogia
Celestino Costella, 90 anos, formando em Pedagogia
OPTIMUS PRODUÇÕES/DIVULGAÇÃO/JC
Aos 90 anos, Celestino Costella vai se formar em Pedagogia amanhã pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). O aposentado é morador de Veranópolis, conhecida como a Terra da Longevidade. A festa vai reunir a esposa Maria (84 anos), os 11 filhos, 15 netos, além de bisnetos, noras e genros para celebrar a conquista após mais de sete décadas longe da sala de aula. Vai firme, gurizão, a plateia te aplaude.

O futuro dos ovinos

O Salão do Empreendedor Rural na Expointer, iniciativa da Farsul, Senar-RS e Sebrae/RS, proporcionará capacitações e troca de informações para os visitantes. Dentre as atrações está o painel "Oportunidades de negócios e o futuro da ovinocultura", nesta segunda-feira, 9h30min, no Pavilhão Internacional.

Químicos na vitrina

Começa segunda-feira a exposição de produtos da indústria química gaúcha na Assembleia Legislativa. A mostra faz parte das comemorações dos 75 anos de fundação do sindicato do setor, o Sindiquim-RS. O setor conta com 700 empresas e gera 22 mil empregos no Estado.

O caudilho maldito

O jornalista e escritor Euclides Torres está lançando o livro Bento Manoel Ribeiro - o Caudilho Maldito (Edigal), com ilustrações do artista Enio Squeff. De soldado raso, chegou a Marechal do Exército Imperial. O controverso Bento mudou de lado quatro vezes durante a Revolução Farroupilha.

Mistérios odoríferos...

Há cerca de 10 dias, a página abrigou reclamações sobre o cheiro de mofo e outros piores sentido nas imediações da ponte do Guaíba, na antiga avenida Castelo Branco, bem como nas imediações da avenida Ceará. Nesta, passa um conduto que traz água do Guaíba. O Dmae não deu resposta.

...e a maldição da ponte

Leitora que passa diariamente nos locais concorda que o odor na esquina da Pereira Franco com a Ceará é quase inexistente; mas, na altura da ponte do Guaíba, o cheiro ainda é terrível, e "o nariz se contorce", segundo sua definição, pior depois do fechamento da Cetralliq.

A falência, logo ali

Ser contra o ajuste fiscal é como um chefe de família reunir mulher e filhos e comunicar o seguinte: vamos gastar mais que ganhamos. E maná só caiu do céu uma vez, e há mais de 2 mil anos.

Pesquisa na freeway I

A Segmento Pesquisas de Marketing fez um levantamento sobre a satisfação de 900 usuários das rodovias administradas pela Triunfo Concepa, freeway incluída. No trabalho foram incluídas questões a respeito do futuro da concessão, já que o contrato se encerra em julho de 2017.

Pesquisa na freeway II

A pesquisa mostrou que 96% dos pesquisados aceitariam a renovação da concessão; 89% se declararam satisfeitos com as condições gerais da estrada; 94,5%, com a infraestrutura oferecida; e 95% se declararam satisfeitos com os serviços oferecidos.

Miúdas

  • BRDE divulga seu balanço semestral na segunda-feira, 15h30min, na casa da instituição na Expointer.
  • EM função das Olimpíadas, dois importantes eventos ocorrem simultaneamente: a Expointer e o Festival de Cinema de Gramado.
  • SETE entre 10 drogas mais caras reembolsadas pelo sistema Medicare dos EUA são oncológicas.
  • ESTA e outras informações estão no livro Valor em Oncologia, do médico Stephen Stefani, do Mãe de Deus.

Finais

  • JOSÉ Américo da Silva (Instituto de Educação do Agronegócio) fará a mediação da palestra do ministro da Agricultura, Blairo Maggi, sábado/16h/Expointer.
  • ANTÔNIO Carlos Côrtes assumiu a presidência do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia